Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Seal
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Mensagem por Seal » 24 mar 2011, 23:38

O futuro reserva-nos muita coisa. :mrgreen:

Quicker than gas? New battery technology could allow electric vehicles to recharge in two minutes

Imagem

Tesla's Elon Musk may think the future of electric vehicles will one day lie with ultra capacitors, but battery breakthroughs happen nearly every day, so there's reason to hold your bets for now.

Case in point, a new article in the Nature Nanotechnology journal details a new nanostructure-based cathode technology developed in Illinois University professor Paul Braun's lab.

This new cathode allows extremely fast charging and discharging to the tune of 400C for lithium-ion and 1,000C for NiMH batteries. :shock:

For those of you who never got into an electric-powered hobby, the "C" simply means the charge (or discharge) rate where 1C equals a charge in one hour. 400C means a full charge in 1/400 of an hour (9 seconds!). Braun figures this translates to practical lithium-ion batteries that could be recharged to 90 percent in two minutes.

With modern lithium-ion batteries on the market today, the ability to charge and discharge rapidly often results in reduced capacity, meaning less range in an EV. This new cathode, however, supposedly does not affect the total capacity, leaving the battery with, as Paul Braun puts, "capacitor-like power with battery-like energy".

It's worth taking a step back at this point and realizing that even if batteries like this were available right now, there is little to no infrastructure in place to allow for recharging at these high power levels. However, having a huge increase in discharge power-density would immediately allow hybrids and plug-ins to have a ton of power available from even a very small pack. This could give new meaning and life to the 'sport hybrid' segment, which we'd be all for.

em: http://green.autoblog.com/2011/03/23/ne ... e-minutes/
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Mensagem por mikexilva » 25 mar 2011, 03:24

Quer dizer que vamos poder carregar os telemóveis em casa com 1kw em 2 minutos? :P

Seal

Mensagem por Seal » 25 mar 2011, 14:42

:lol:

O problema para as baterias automóveis é o que eles falam é necessário infraestruturas que tenham a carga para carregar nos 2 minutos... :roll:

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 25 mar 2011, 15:20

Estações de carga públicas podiam ter um super-condensador do tamanho de um camião (se for viável em termos de custo) e irem acumulando energia a um ritmo mais lento para despejar quando chega um VE.
Digo super-condensadores porque as baterias sofrem desgaste e numa estação que carregasse e descarregasse dezenas de vezes por dia não iriam durar muito.

Seal

Mensagem por Seal » 25 mar 2011, 15:49

Se usassem estas baterias não haveria esse problema. Outras das vantagens.

Do texto acima:
With modern lithium-ion batteries on the market today, the ability to charge and discharge rapidly often results in reduced capacity, meaning less range in an EV. This new cathode, however, supposedly does not affect the total capacity, leaving the battery with, as Paul Braun puts, "capacitor-like power with battery-like energy".

batalha
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por batalha » 25 mar 2011, 16:04

mikexilva Escreveu:Quer dizer que vamos poder carregar os telemóveis em casa com 1kw em 2 minutos? :P
1kW :?: :?:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 mar 2011, 16:37

batalha Escreveu:
mikexilva Escreveu:Quer dizer que vamos poder carregar os telemóveis em casa com 1kw em 2 minutos? :P
1 kW daria para uma carga em cerca de 30 segundos para a bateria típica de 3.7V 2Ah.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

batalha

Mensagem por batalha » 25 mar 2011, 19:52

mjr Escreveu:
batalha Escreveu:
1 kW daria para uma carga em cerca de 30 segundos para a bateria típica de 3.7V 2Ah.
Eu não me referia ao tempo de carga, mas á capacidade da bateria! 1kW=1000W :shock: que telemóvel tens?
:mrgreen: com 24 baterias dessas, alimentavas o Leaf :roll:

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 25 mar 2011, 22:46

mjr Escreveu:
batalha Escreveu:
batalha Escreveu: Eu não me referia ao tempo de carga, mas á capacidade da bateria! 1kW=1000W :shock: que telemóvel tens?
:mrgreen: com 24 baterias dessas, alimentavas o Leaf :roll:
Eu não fiz as contas, falava em 1Kw de potencia consumida durante a carga rápida, mas o mjr já calculou os 30 segundos, que ainda é melhor que 2 minutos (se as bterias aguentarem) mas a ideia era mesmo aumentar brutalmente a corrente de carga de forma a reduzir de horas para segundos a duração da carga ;)

Quem é que não se importava de esperar 30 segundos ao pé de uma tomada em qualquer altura do dia sabendo que já não tinha bateria suficiente para chegar ao fim do dia?.. ;)

Os smartphones hoje em dia são todos muito exigentes com as baterias, o meu Nexus One tem uma bateria de 1.4Ah 3.7V mas não me importava de ter um dos 48 modulos do LEAF suficientemente reduzido para caber no telemovel, e claro com a mesma capacidade ;)

BTW os videos usavam um condensador de 1F (Um Farad) de 5V se não estou enganado, para manter o relogio e as programações no caso de falha de energia... (não sei se ainda usam, mas agora já nem videos se usam:)

batalha

Mensagem por batalha » 26 mar 2011, 00:57

Agora fiquei triste :(
Nos meus, idos, tempos de electrónica/electricidade aprendi que 1Farad era a capacidade do planeta Terra, por isso as medidas dos condensadores eram todas em micro, nano, e pico Farad.
Antes de opinar, fui pesquisar, e realmente vendem-se condensadores de 1F :shock: ou me mentiram ou tou mesmo velho ou ambas (as duas) :evil:
Mas também encontrei um trabalho interessante que volta a estar na moda por causa dos VEs ;)

Tesla http://www.scribd.com/doc/45217604/TESL ... ay-Maxuell

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”