Página 1 de 1

Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 25 abr 2017, 19:42
por mjr
Uma proposta interessante:

http://observador.pt/2017/04/25/bruxela ... -emissoes/
A Comissão Europeia pretende que as portagens cobradas a nível europeu passem a levar em linha de conta as emissões dos veículos, sejam de passageiros ou comerciais, ligeiros ou pesados.

Re: Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 25 abr 2017, 20:58
por TigasMCF
Isto não é o fb...
Gosto.

Re: Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 25 abr 2017, 23:17
por LuisG
Subscrevo :clap:

Re: Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 26 abr 2017, 00:53
por RNM
Não sou grande fã desta ideia, confesso.

Já há muitos anos que defendo que as portagens deveriam ser proporcionais ao peso dos veículos, porque é isto que danifica as estradas.
Assim sendo, preferia uma alteração definitiva e racional, com base no peso do veículo, do que uma transitória (transitória pq todos os veículos serão eléctricos dentro de pouco tempo)

Querem poluidores-pagadores? Aumentem o ISP

Re: Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 26 abr 2017, 01:37
por BrunoAlves
Concordo com o RNM. Infelizmente as nossas auto estradas não são gratuitas e, nesse ponto de vista, o utilizador pagador tem sempre de existir. Uma bonificação em função das emissões parece um incentivo interessante, mas ser o único factor de diferenciação do custo, não...

Re: Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 26 abr 2017, 08:17
por mjr
Na verdade, do ponto de vista da degradação das estradas os ligeiros praticamente não deviam pagar portagens. Se bem me lembro, a degradação é proporcional à quarta potência ou seja um veículo que pese o dobro degrada 16 vezes mais a estrada que o outro.

Politicamente pode não ser possível aumentar o ISP até ao ponto de cobrir os verdadeiros custos ambientais, pelo que vejo com bons olhos a introdução de uma componente ambiental nas portagens, que no caso dos VEs deveria ser negativa de modo a baixar um pouco as portagens para estes.

Re: Proposta para as portagens dependerem das emissões

Enviado: 26 abr 2017, 12:13
por Batotinha
Tomando como ponto de partida a realidade, uma espécie de ditado diz:

O fácil já está feito
O difícil faz-se já
Milagres não se fazem


(é mais ou menos assim que costuma dizer-se)
RNM Escreveu:Assim sendo, preferia uma alteração definitiva e racional, com base no peso do veículo, do que uma transitória (transitória pq todos os veículos serão eléctricos dentro de pouco tempo)

Querem poluidores-pagadores? Aumentem o ISP
Provavelmente vamos precisar de ambas as partes (?) :?:

O que está feito, ou seja, investigação e produção de VE, não foi nem é propriamente fácil, mas já existe.

O difícil é fazer a "massificação" do produto. E em boa verdade acho que as Sete Irmãs ainda dominam o espectro da mobilidade e não vão colaborar tão cedo. :evil: Por isso é que não estou ainda crente de que se faça em tempo útil. A espécie humana atirou (uma enormidade) de trampa para dentro da questão. :hand: Do meu ponto de vista as Sete Irmãs, decidiram serem elas próprias a comandar garantindo que vai ao ritmo que lhes interessa. Até aqui, "atiravam" o "modos faciend" para os políticos. Agora não. E se a massificação acontecer, será na medida em que dominem ou beneficiem maioritariamente de toda a evolução perspectivada. Elas sabem que para dominarem "no ganho", tem que haver um número de "suficientemente saudáveis" dominados. E por isso aceitarão, :violin: ajustando-se a um novo consumo. Mas vai demorar.
O milagre será, a massificação no curto prazo...

Para ajudar na realização do "milagre" todos os incentivos devem ser equacionados. Portanto, concordo com a descriminação positiva favorável aos eléctricos nas portagens. E se não existir, não vejo como evitar "os calos" de esperar sentado!