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Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 05 ago 2016, 16:10
por BrunoAlves
1372km na Suécia, 12 CRs. Hajam estações de carga rápida funcionais e quem diz que os VE não têm autonomia?
https://www.youtube.com/watch?v=CMxxg07yEk4
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 05 ago 2016, 17:20
por Fil
Muito giro!
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 05 ago 2016, 21:32
por mjr
E não teve problemas com as cargas rápidas, apesar de alguns dizerem que usa uma bateria "primitiva".
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 05 ago 2016, 23:15
por RJSC
mjr Escreveu:E não teve problemas com as cargas rápidas, apesar de alguns dizerem que usa uma bateria "primitiva".
Também não vamos pintar o cenário tão cor de rosa, a Suécia é um país nórdico... Aqui em Portugal já é bem chato fazer 2 cargas rápidas seguidas com 40ºC nesta altura.
Não é que o carro não aguente, mas nos MK1 dá uma bela facada na vida da bateria.
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 06 ago 2016, 01:07
por BrunoAlves
Nós podemos tentar.
Alguns colegas deste fórum com certeza irão tentar.
Eu, se conseguir resolver a falta de carga em Monte Gordo, muito provavelmente vou tentar. Se o fizer, devo ultrapassar aqueles 1372kms entre ida, volta e voltas.
Tu podes conjecturar

Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 06 ago 2016, 11:30
por mjr
Esta ano já daria para fazer num de 30kW.h. Para o ano espero que dê num de 24kW.h. A 120km/h só nós com 12 barras de capacidade, no meu era impossível com PCRs a 80-100km entre si, e é estupido parar a cada 40-50km pois demora mais tempo que ir a 100km/h e parar a cada 80-100km.
Se fosse hoje seria de facto complicado, com mais de 40C em grande parte do caminho. Mas também gostava de ver outros carros (i3, Zoe, iMiev, etc) a fazer esse trajeto a 120km/h num dia como hoje sem limitações nas cargas rápidas (ok, o R240 não é bem uma carga rapida...).
Mesmos nos Teslas gostava de ver gráficos da temperatura do pack durante os SC. Já o disse muitas vezes e volto a repetir, a grande vantagem dos Teslas não é o sistema de arrefecimento do pack mas sim a enorme capacidade do pack. Uma bateria como a do Leaf com 85kW.h só sentiria cócegas num SC a bem menos que 2C (equivalente a uma CR de 36kW num de 24kW.h, é só nos primeiros minutos...).
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 06 ago 2016, 16:20
por mjr
Podes ter a certeza que carregava bem mais depressa que o Model S, tal como o de 30kW.h enche a bateria muito mais depressa que o Model S (Chademo vs CS). Nem sei qual é a dúvida, sinceramente.
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 07 ago 2016, 01:38
por BrunoAlves
rdias Escreveu:mjr Escreveu:Mas os packs da nissan são tão bons que a própria Nissan os vai abandonar.
Errrr... Evolução natural? Ou a Tesla ainda usa os mesmos packs do Roadster?
E já agora (ainda que off-topic): fonte?
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 07 ago 2016, 07:56
por mjr
rdias Escreveu:mjr Escreveu:Podes ter a certeza que carregava bem mais depressa que o Model S, tal como o de 30kW.h enche a bateria muito mais depressa que o Model S (Chademo vs CS). Nem sei qual é a dúvida, sinceramente.
Por acaso tenho muitas duvidas. Tinhas de demonstrar isso na pratica.
Provar porque é que um pack 3 vezes maior (com as mesmas células) carrega ao triplo da potência? Simples, pegas em 3 LEAFs e ligas cada um a um carregador Chademo e inicias a carga ao mesmo tempo. Os 3 packs vão carregar a 150kW no total. Se não percebes porque é que isto é equivalente a um pack inicial de 72kW.h com as células em paralelo, tens de rever as leis básicas dos circuitos, algo que não vou fazer aqui pois é demasiado básico.
Só há uma diferença, que é a menor área de dissipação de energia de um pack maior, mas como o pack do Leaf tem uma dissipação muito má atualmente isso nem faria grande diferença. Cada carga rápida faz subir a temperatura do pack uns 6 a
8 graus Celsius, e isso não iria mudar, apenas demoraria mais tempo a arrefecer. Um pack 3 vezes maior a 120km/h iria aquecer 3 vezes menos (1/3 da RI, mais uma vez leis básicas dos circuitos), pelo que iria arrefecer na diatancia 3 vezes maior até ao próximo carregamento.
Re: Viagens longas de Leaf no Youtube
Enviado: 07 ago 2016, 08:38
por tuela
mjr Escreveu:rdias Escreveu:mjr Escreveu:Podes ter a certeza que carregava bem mais depressa que o Model S, tal como o de 30kW.h enche a bateria muito mais depressa que o Model S (Chademo vs CS). Nem sei qual é a dúvida, sinceramente.
Por acaso tenho muitas duvidas. Tinhas de demonstrar isso na pratica.
Provar porque é que um pack 3 vezes maior (com as mesmas células) carrega ao triplo da potência? Simples, pegas em 3 LEAFs e ligas cada um a um carregador Chademo e inicias a carga ao mesmo tempo. Os 3 packs vão carregar a 150kW no total. Se não percebes porque é que isto é equivalente a um pack inicial de 72kW.h com as células em paralelo, tens de rever as leis básicas dos circuitos, algo que não vou fazer aqui pois é demasiado básico.
Só há uma diferença, que é a menor área de dissipação de energia de um pack maior, mas como o pack do Leaf tem uma dissipação muito má atualmente isso nem faria grande diferença. Cada carga rápida faz subir a temperatura do pack uns 6 a
8 graus Celsius, e isso não iria mudar, apenas demoraria mais tempo a arrefecer. Um pack 3 vezes maior a 120km/h iria aquecer 3 vezes menos (1/3 da RI, mais uma vez leis básicas dos circuitos), pelo que iria arrefecer na diatancia 3 vezes maior até ao próximo carregamento.
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