Página 1 de 1

o perigo de ciberataques a automóveis é real

Enviado: 18 mar 2016, 14:55
por Vmax69
A par do aviso, emitido em conjunto com a Administração Nacional da Segurança do Tráfego das Autoestradas dos EUA (NHTSA), são deixados alguns conselhos sobre como manter os veículos mais tecnológicos seguros e feitas algumas recomendações para as situações em que se considere que o carro foi atacado.

O alerta toma como exemplos os ataques remotos a veículos motorizados mais recentes não revelando qualquer sinal de que as agências conheçam (ou queiram partilhar) alguma situação além das que são do domínio público.

As entidades descrevem a intenção do ataque como a tentativa de alguém não autorizado entrar no sistema do veículo para aceder aos dados do condutor ou para manipular as funcionalidades do veículo.

A lista de conselhos alerta para a necessidade de ter sempre o software do sistema atualizado, para o risco de fazer alterações ao software, para o cuidado a ter quando se ligam outros dispositivos ao carro, fazendo também uma chamada de atenção para as pessoas que têm acesso físico ao automóvel.

Uma das últimas situações que ilustrou o risco de hacking a veículos motorizados mais tecnológicos aconteceu em agosto do ano passado, com ataque de white hackers que permitiu o controlo remoto de um Model S da Tesla Motors, nomeadamente desligar o carro em andamento.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/computadore ... 79asd.html

Re: o perigo de ciberataques a automóveis é real

Enviado: 18 mar 2016, 22:40
por RS232CSerialUser
http://m.ocregister.com/articles/securi ... icles.html
"In July, a pair of well-intentioned hackers took control of the Jeep as a Wired magazine reporter drove the vehicle 70 mph, 10 miles away. The hackers ran the vehicle’s air conditioning, radio, windshield wipers, brakes and steering – all via laptop, by infiltrating the vehicle’s Internet-connected infotainment system."
Este foi wireless, do jeep.

http://time.com/3987689/hackers-tesla-model-s/
"Hackers have found a way to take over a Tesla Model S and turn the car off while it was driving.

Luckily, these were “white hat” hackers who were testing Tesla’s system for vulnerabilities, Financial Times reports. Once the two experts—Kevin Mahaffey, chief technology officer of Lookout, and Marc Rogers, principal security researcher at Cloudflare—physically connected to the car via an ethernet cable, they were able to take control of its screen."
Estes foi com ligação física, bem mais complicada de obter.

"Hackers have found a way" não é a mesma coisa q "permitiu o controlo remoto de um Model S daTesla Motors". Porque é que os jornalistas só copiam parte do texto, o sumo q interessa obviamente.
Uma ligação física com cabo, sendo tecnicamente controlo remoto não é exatamente o q se tem em mente, WiFi ou outro. No caso do jeep foi MESMO remoto bem à distância. Na Tesla há tb a diferença de que um patch é feito OTA over the air, nos outros é uma chatice complicada.

Re: o perigo de ciberataques a automóveis é real

Enviado: 20 mar 2016, 12:58
por mjr
Num Tesla e em qualquer outro carro os sistemas estão distribuídos em vários ECU. Mas nos Tesla a possibilidade de programar OTA todos os sistemas é uma vulnerabilidade que tem de ser muito bem protegida.

Re: o perigo de ciberataques a automóveis é real

Enviado: 12 abr 2016, 01:53
por Filipe

Re: o perigo de ciberataques a automóveis é real

Enviado: 15 abr 2016, 22:56
por alexmol
mjr Escreveu:Num Tesla e em qualquer outro carro os sistemas estão distribuídos em vários ECU. Mas nos Tesla a possibilidade de programar OTA todos os sistemas é uma vulnerabilidade que tem de ser muito bem protegida.
Conhecem o Tesla Hall of Fame?
https://www.teslamotors.com/about/legal ... ll-of-fame

Acho piada estar lá um nome tão português!