
De uma vez por todas...
De uma vez por todas...
Antes de mais, cumprimentos a todos de um utilizador recém-inscrito no fórum.
Posto isto, decidi contribuir pela primeira vez para revelar a minha ignorância e suplicar respostas claras e definitivas a dúvidas que não vi ainda, em lado algum, esclarecidas:
1 - É possível ligar e pôr a carregar o Leaf numa tomada doméstica normal?
2 - Se sim, qual a diferença real (e não propagandística) entre essa solução e um EVSE (doméstico e da Mobi-e)?
3 - Mais uma vez, se sim, qual a potência mínima (aquela que se contrata com a EDP) necessária para ligar e carregar o Leaf?
4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
5 - Quais os níveis máximo e mínimo de carga recomendáveis? Quem os recomenda? O que acontece ao Leaf quando são desrespeitados?
6 - Há alguma possibilidade de os cartões da Mobi-e serem distribuídos apenas depois da chegada do Leaf?
7 - Se tal acontecer, está prevista alguma solução alternativa para abastecimento público?
8 - A estações de serviço das autoestradas estão ou vão estar (e quando?) equipadas com EVSE?
9 - Finalmente: nos carros a CI, a velocidade de 80km/h é considerada, geralmente, o limiar do consumo óptimo de combustível, por causa (penso eu) da resistência aerodinâmica. Será esse também o condicionante principal da condução do Leaf e outros elétricos ou há outros factores a considerar?
Obrigado desde já a quem responder.
Posto isto, decidi contribuir pela primeira vez para revelar a minha ignorância e suplicar respostas claras e definitivas a dúvidas que não vi ainda, em lado algum, esclarecidas:
1 - É possível ligar e pôr a carregar o Leaf numa tomada doméstica normal?
2 - Se sim, qual a diferença real (e não propagandística) entre essa solução e um EVSE (doméstico e da Mobi-e)?
3 - Mais uma vez, se sim, qual a potência mínima (aquela que se contrata com a EDP) necessária para ligar e carregar o Leaf?
4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
5 - Quais os níveis máximo e mínimo de carga recomendáveis? Quem os recomenda? O que acontece ao Leaf quando são desrespeitados?
6 - Há alguma possibilidade de os cartões da Mobi-e serem distribuídos apenas depois da chegada do Leaf?
7 - Se tal acontecer, está prevista alguma solução alternativa para abastecimento público?
8 - A estações de serviço das autoestradas estão ou vão estar (e quando?) equipadas com EVSE?
9 - Finalmente: nos carros a CI, a velocidade de 80km/h é considerada, geralmente, o limiar do consumo óptimo de combustível, por causa (penso eu) da resistência aerodinâmica. Será esse também o condicionante principal da condução do Leaf e outros elétricos ou há outros factores a considerar?
Obrigado desde já a quem responder.
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Re: De uma vez por todas...
1 - É possível sim, mas convem ter uma tomada CEE (como as da rulotes e auto-caravanas) dedicada que custa de 7€ a 12€ conforme a qualidade.
2 - A diferença entre usar o super-inflacionado carregador da EFACEC e o EVSE fornecido com o LEAF para carregar na mobi-e (sem custos acrescidos) numa tomada CEE instalada em casa é técnicamente nula! Só não tem o enrolador de cabo, um enrolador de mangueira serve, mas se não se comprar um cabo extra convém andar com ele no carro se for preciso ir a um posto de carga normal público, logo o problema do enrolador não se coloca.
3 - O carro consome 3300 W continuamente enquanto carrega, um forno de cozinha e um aspirador ligados em simultâneo consomem mais!
As vulgares instalações de 15A (3.45 kW) servem se se for dormir e só fica o frigorífico e o equipamento da internet ligado. No entanto é altamente recomendado ter pelo menos 6.9 kW (30A) para que depois não ande sempre o disjuntor do quadro a disparar quando se usar alguma coisa que consuma mais de 150W em simultâneo com o carro quando este carrega.
4 - Como referido acima, o LEAF trás um cabo (EVSE) sem custos adicionais, supostamente para usar na mobi-e, mas que se pode usar em casa. O cabo tem uma ficha CEE macho para ligação à rede, convém instalr uma em casa pois estas são mais resistentes. Também se pode fazer um cabo adaptador para usar com fichas normais mas não é recomendado por razões de resistência. Convém fazer tal cabo apenas para carregamentos "de emergência" em casa de alguém que não tenha uma ficha CEE.
5 - Os limites são definidos pela Nissan e estão no software do carro. O carro não carrega a bateria mais que o nível aceitável e antes que ela seja descarregada a um nível que lhe cause danos o carro primeiro entra num modo de baixa potência e depois recusa-se a andar, mas não drena a bateria até ao fim para não a danificar. Convém no entanto para prolongar a sua vida carregar sempre que houver oportunidade, por exemplo, imaginemos que só faz 30 Km por dia e que uma carga de bateria assim lhe dá para 3 dias; convém na mesma carregar todos os dias mesmo que só tenha gasto um pouco de modo a prolongar-lhe a vida. O que danifica as baterias de lítio são as descargas profundas.
Quanto à questão da roubalheira do HomeCharger da EFACEC, consulte os detalhes que deixei nestes tópicos:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=21&t=321
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=8&t=254
A solução tecnicamente correta, fiável e económica que eu recomendo é ter um sub-circuito dedicado do carro até à garagem (alguns metros de cabo) um disjuntor de 16A no quadro para o circuito do carro, e uma ficha CEE na garagem. Potência instalada mínima recomendável 6.9 kW.
É possível carregar com um adaptador de ficha normal para ficha CEE mas é preciso ter a certeza que a instalação elétrica está bem executada para não correr riscos. Em todas as casas novas que forma sujeitas a inspeção à instalação elétrica não há problemas, mas nas antigas, às vezes vejo instalações que nem para ligar um aquecedor eu confiava nelas!
2 - A diferença entre usar o super-inflacionado carregador da EFACEC e o EVSE fornecido com o LEAF para carregar na mobi-e (sem custos acrescidos) numa tomada CEE instalada em casa é técnicamente nula! Só não tem o enrolador de cabo, um enrolador de mangueira serve, mas se não se comprar um cabo extra convém andar com ele no carro se for preciso ir a um posto de carga normal público, logo o problema do enrolador não se coloca.
3 - O carro consome 3300 W continuamente enquanto carrega, um forno de cozinha e um aspirador ligados em simultâneo consomem mais!
As vulgares instalações de 15A (3.45 kW) servem se se for dormir e só fica o frigorífico e o equipamento da internet ligado. No entanto é altamente recomendado ter pelo menos 6.9 kW (30A) para que depois não ande sempre o disjuntor do quadro a disparar quando se usar alguma coisa que consuma mais de 150W em simultâneo com o carro quando este carrega.
4 - Como referido acima, o LEAF trás um cabo (EVSE) sem custos adicionais, supostamente para usar na mobi-e, mas que se pode usar em casa. O cabo tem uma ficha CEE macho para ligação à rede, convém instalr uma em casa pois estas são mais resistentes. Também se pode fazer um cabo adaptador para usar com fichas normais mas não é recomendado por razões de resistência. Convém fazer tal cabo apenas para carregamentos "de emergência" em casa de alguém que não tenha uma ficha CEE.
5 - Os limites são definidos pela Nissan e estão no software do carro. O carro não carrega a bateria mais que o nível aceitável e antes que ela seja descarregada a um nível que lhe cause danos o carro primeiro entra num modo de baixa potência e depois recusa-se a andar, mas não drena a bateria até ao fim para não a danificar. Convém no entanto para prolongar a sua vida carregar sempre que houver oportunidade, por exemplo, imaginemos que só faz 30 Km por dia e que uma carga de bateria assim lhe dá para 3 dias; convém na mesma carregar todos os dias mesmo que só tenha gasto um pouco de modo a prolongar-lhe a vida. O que danifica as baterias de lítio são as descargas profundas.
Quanto à questão da roubalheira do HomeCharger da EFACEC, consulte os detalhes que deixei nestes tópicos:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=21&t=321
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=8&t=254
A solução tecnicamente correta, fiável e económica que eu recomendo é ter um sub-circuito dedicado do carro até à garagem (alguns metros de cabo) um disjuntor de 16A no quadro para o circuito do carro, e uma ficha CEE na garagem. Potência instalada mínima recomendável 6.9 kW.
É possível carregar com um adaptador de ficha normal para ficha CEE mas é preciso ter a certeza que a instalação elétrica está bem executada para não correr riscos. Em todas as casas novas que forma sujeitas a inspeção à instalação elétrica não há problemas, mas nas antigas, às vezes vejo instalações que nem para ligar um aquecedor eu confiava nelas!
- ruimegas
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Re: De uma vez por todas...
Não sou técnico de electricidade e como tal não me pronuncio sobre as questões com elas relacionadas. Acho que o RJSC respondeu com muita clareza a essas questões, no entanto e relativamente às outras questões o que posso acrescentar/dizer é o seguinte:
4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
R: Fala-se em 200 a 300 Euros para esse cabo para efectuar a chamada carga de oportunidade que não puxa mais de 10 amperes e que portanto leva 12 horas a carregar o Leaf descarregado e não as 7 a 8 horas com o cabo que vem com o Leaf. Questionada a o meu concessionário da Nissan responderam que ainda aguardam a determinação definitiva do preço.
5 - Quais os níveis máximo e mínimo de carga recomendáveis? Quem os recomenda? O que acontece ao Leaf quando são desrespeitados?
R: O manual do Leaf dos EUA http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... nual#p1413 aconselha dois tipos de carregamento; o de manutenção da bateria que carrega a mesma a 80% da sua capacidade e o de máxima autonomia de 100%. Nunca vi limites minimos para a bateria uma vez que o BMS (Battery Management System) toma conta dessa preocupação.
6 - Há alguma possibilidade de os cartões da Mobi-e serem distribuídos apenas depois da chegada do Leaf?
R: Através de contacto personalizado com a Mobi-E através do GAMEP foi-me assegurado que para quem já se registou no site da Mobi-E a requerer o cartão que os mesmos vão começar a ser enviados para casa dos requerentes a partir da 3ª semana de Fevereiro. Disseram ainda que este atraso se ficou a dever à juventude do sistema e a alguns problemas técnicos que se verificaram.
7 - Se tal acontecer, está prevista alguma solução alternativa para abastecimento público?
R: Sim. Através dos postos de carga da EDP e de outros que podes consultar aqui http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8& ... 174805&z=8 que se encontra no tópico http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... stos#p1624.
8 - A estações de serviço das autoestradas estão ou vão estar (e quando?) equipadas com EVSE?
R: Os postos de carga rápida serão maioritariamente instalados em estações de serviço. Coloquei essa mesma questão sobre se poderiamos saber a sua localização e o que me disseram é que existem acordos com câmaras municipais e empresas que não lhes permite efectuar a sua prévia divulgação por ainda estarem a decorrer negociações sobre a sua localização definitiva.
9 - Finalmente: nos carros a CI, a velocidade de 80km/h é considerada, geralmente, o limiar do consumo óptimo de combustível, por causa (penso eu) da resistência aerodinâmica. Será esse também o condicionante principal da condução do Leaf e outros elétricos ou há outros factores a considerar?
R: Segundo os testes reais efectuados por proprietários do Leaf nos EUA foram feitas viagens de 111 milhas (178 kms) à velocidade estabilizada de 55 milhas (88 kms) o que já dá uma ideia do potencial da autonomia. Provavelmente a menor velocidade obtêm-se melhores autonomias, mas as condições de condução, do terreno e meteorológicas podem afectar estes resultados (consultar o site www.mynissanleaf.com para mais informação).
Cumprimentos, bem vindo e continua a participar.
4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
R: Fala-se em 200 a 300 Euros para esse cabo para efectuar a chamada carga de oportunidade que não puxa mais de 10 amperes e que portanto leva 12 horas a carregar o Leaf descarregado e não as 7 a 8 horas com o cabo que vem com o Leaf. Questionada a o meu concessionário da Nissan responderam que ainda aguardam a determinação definitiva do preço.
5 - Quais os níveis máximo e mínimo de carga recomendáveis? Quem os recomenda? O que acontece ao Leaf quando são desrespeitados?
R: O manual do Leaf dos EUA http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... nual#p1413 aconselha dois tipos de carregamento; o de manutenção da bateria que carrega a mesma a 80% da sua capacidade e o de máxima autonomia de 100%. Nunca vi limites minimos para a bateria uma vez que o BMS (Battery Management System) toma conta dessa preocupação.
6 - Há alguma possibilidade de os cartões da Mobi-e serem distribuídos apenas depois da chegada do Leaf?
R: Através de contacto personalizado com a Mobi-E através do GAMEP foi-me assegurado que para quem já se registou no site da Mobi-E a requerer o cartão que os mesmos vão começar a ser enviados para casa dos requerentes a partir da 3ª semana de Fevereiro. Disseram ainda que este atraso se ficou a dever à juventude do sistema e a alguns problemas técnicos que se verificaram.
7 - Se tal acontecer, está prevista alguma solução alternativa para abastecimento público?
R: Sim. Através dos postos de carga da EDP e de outros que podes consultar aqui http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8& ... 174805&z=8 que se encontra no tópico http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... stos#p1624.
8 - A estações de serviço das autoestradas estão ou vão estar (e quando?) equipadas com EVSE?
R: Os postos de carga rápida serão maioritariamente instalados em estações de serviço. Coloquei essa mesma questão sobre se poderiamos saber a sua localização e o que me disseram é que existem acordos com câmaras municipais e empresas que não lhes permite efectuar a sua prévia divulgação por ainda estarem a decorrer negociações sobre a sua localização definitiva.
9 - Finalmente: nos carros a CI, a velocidade de 80km/h é considerada, geralmente, o limiar do consumo óptimo de combustível, por causa (penso eu) da resistência aerodinâmica. Será esse também o condicionante principal da condução do Leaf e outros elétricos ou há outros factores a considerar?
R: Segundo os testes reais efectuados por proprietários do Leaf nos EUA foram feitas viagens de 111 milhas (178 kms) à velocidade estabilizada de 55 milhas (88 kms) o que já dá uma ideia do potencial da autonomia. Provavelmente a menor velocidade obtêm-se melhores autonomias, mas as condições de condução, do terreno e meteorológicas podem afectar estes resultados (consultar o site www.mynissanleaf.com para mais informação).
Cumprimentos, bem vindo e continua a participar.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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Re: De uma vez por todas...
No que concerne à pergunta 9, acrescento que a utilização do ar-condicionado e peso acrescido também reduzem a autonomia.
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Re: De uma vez por todas...
Boa noite a todos,
Quanto à questão "4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
R: Fala-se em 200 a 300 Euros para esse cabo para efectuar a chamada carga de oportunidade que não puxa mais de 10 amperes e que portanto leva 12 horas a carregar o Leaf descarregado e não as 7 a 8 horas com o cabo que vem com o Leaf. Questionada a o meu concessionário da Nissan responderam que ainda aguardam a determinação definitiva do preço.", tenho a dizer-vos que o meu concessionário (Leiria-Caldas da Rainha) já me confirmou que irá custar 796€ IVA inc., ou seja, um autentico ROUBO!!!
Mais, também me informaram que o plano de manutenção poderá ser o seguinte: 30000km ou 1 ano - +- 150€. Outro ROUBO por uma simples verificação electrónica...
Agora percebo a renitência na divulgação destas infos.
Quanto à questão "4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
R: Fala-se em 200 a 300 Euros para esse cabo para efectuar a chamada carga de oportunidade que não puxa mais de 10 amperes e que portanto leva 12 horas a carregar o Leaf descarregado e não as 7 a 8 horas com o cabo que vem com o Leaf. Questionada a o meu concessionário da Nissan responderam que ainda aguardam a determinação definitiva do preço.", tenho a dizer-vos que o meu concessionário (Leiria-Caldas da Rainha) já me confirmou que irá custar 796€ IVA inc., ou seja, um autentico ROUBO!!!
Mais, também me informaram que o plano de manutenção poderá ser o seguinte: 30000km ou 1 ano - +- 150€. Outro ROUBO por uma simples verificação electrónica...
Agora percebo a renitência na divulgação destas infos.
- ruimegas
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Re: De uma vez por todas...
CarlosOliveira Escreveu:Boa noite a todos,
Quanto à questão "4 - Qual é/será a disponibilidade e preço do cabo necessário para ligar o Leaf a uma tomada normal?
R: Fala-se em 200 a 300 Euros para esse cabo para efectuar a chamada carga de oportunidade que não puxa mais de 10 amperes e que portanto leva 12 horas a carregar o Leaf descarregado e não as 7 a 8 horas com o cabo que vem com o Leaf. Questionada a o meu concessionário da Nissan responderam que ainda aguardam a determinação definitiva do preço.", tenho a dizer-vos que o meu concessionário (Leiria-Caldas da Rainha) já me confirmou que irá custar 796€ IVA inc., ou seja, um autentico ROUBO!!!
Mais, também me informaram que o plano de manutenção poderá ser o seguinte: 30000km ou 1 ano - +- 150€. Outro ROUBO por uma simples verificação electrónica...
Agora percebo a renitência na divulgação destas infos.





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Re: De uma vez por todas...
Tens a certeza que ele percebeu o que tu perguntaste?
os 796€ IVA inc mais parece o preço da EVSE da Efacec para "carregar em casa" e nao o cabo com a EVSE 10A da Nissan "para carregar em qualquer casa"
os 796€ IVA inc mais parece o preço da EVSE da Efacec para "carregar em casa" e nao o cabo com a EVSE 10A da Nissan "para carregar em qualquer casa"
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Re: De uma vez por todas...
Olá VGomes,
desculpa não ter respondido mas tenho estado fora. Quanto à confirmação do preço, o que se passou foi o seguinte: o vendedor confirmou com a secção de peças a referência que vem no contrato. Se a ref que vem no contrato está certa ou não, não sei mas foi este o valor que ele confirmou como certo!
desculpa não ter respondido mas tenho estado fora. Quanto à confirmação do preço, o que se passou foi o seguinte: o vendedor confirmou com a secção de peças a referência que vem no contrato. Se a ref que vem no contrato está certa ou não, não sei mas foi este o valor que ele confirmou como certo!
- mjr
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Re: De uma vez por todas...
Se assim for o preço que me indicaram está MUITO fora (200-300€ + IVA). 796€ ( 647 + IVA) é muito caro e penso não compensar. Mais vale esperar pela concorrência ou fazer um EVSE...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: De uma vez por todas...
mjr Escreveu:Se assim for o preço que me indicaram está MUITO fora (200-300€ + IVA). 796€ ( 647 + IVA) é muito caro e penso não compensar. Mais vale esperar pela concorrência ou fazer um EVSE...
É o que eu digo...está tudo louco

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