Vou deixar aqui o comentario que tinha feito na pagina do Leaf no facebook em relação a este assunto (
http://www.facebook.com/NissanLEAF.Port ... 7569994086 ) :
Independentemente do quanto eu possa gostar das características únicas do Leaf, gostava de deixar o minha opinião, pois quanto menos carros de combustão tivermos em circulação, menos poluição vamos ter para todos nós.
O fumo de partículas e gases que formam a atmosfera por cima das cidades com mais transito, inevitavelmente a longo prazo vai trazer um aumento nos problemas de saúde pública - seja respiratório, cancerígeno, etc. E vamos todos pagar por isto (seja com impostos seja com a nossa própria saúde).
Quem vive nestas cidades, apesar de não se aperceber, está permanentemente a respirar (fumar) este ar poluído.
E nota-se bem que ao fim de semana a visibilidade (transparecia) do ar aumenta. Por exemplo em Lisboa aos domingos geralmente consegue ver-se melhor a margem sul do Tejo, e se formos para fora da cidade nota-se bem a diferença no ar que respiramos.
Em determinada altura passou a ser proibido fumar em recintos públicos fechados, mas numa outra escala, continuamos a levar com algum fumo, mesmo em nossa casa, entra-nos pela janela.
As coisas têm que mudar!
Durante a última década os interesses comerciais conseguiram enrolar e manipular a opinião do consumidor e o rumo de alguns fabricantes no ramo automóvel - ao ponto de cancelarem a introdução no mercado dos carros eléctricos, mas tenho a certeza desta vez, depois de termos os primeiros carros eléctricos a circular, será mais fácil o povo tirar as suas conclusões que certamente serão favoráveis aos veículos eléctricos.
Muitas marcas de automóveis andaram a dormir, e agora fazem adaptações "em cima do joelho" de carros com motor de explosão para funcionamento com motor electrico, e vão tentar apanhar algum mercado usando a onda inicial do aparecimento do carro eléctrico.
Mas a Nissan está de parabéns e merece todos os créditos pelo resultado que mostra com o seu Leaf que foi planeado e projectado de raiz para ser eléctrico, e isto pode fazer muita diferença a vários níveis.
Estamos prestes a ter a revolução eléctrica no ramo automóvel, e para ter sucesso, alguém tem que fazer parte dos primeiros a adoptar a tecnologia, que numa fase inicial, indirectamente terá que acatar com o investimento da investigação e desenvolvimento, assim como a falta da economia de escala para produção em massa.
Não me parece justo comparar o Nissan Leaf com qualquer outro carro da sua gama de preço, pois o Leaf pode não apelar directamente aos interesses individuais de cada um, mas é preciso ver bem o contexto. Existe um conjunto muito grande de factores que não é costume ponderar nos comparativos entre carros com motor de explosão.
Do ponto de vista mecânico, um motor eléctrico (sem escovas como é o caso do motor do Leaf) é tão mais simples que um motor a gasolina ou gasóleo, que só por sí pode trazer algum conforto no que diz respeito à fiabilidade:
Como o motor eléctrico consegue atingir rotações muito mais altas, não existe a necessidade de uma caixa de velocidades que era mais um possível ponto de falha, ou se for um carro com mudanças automáticas ainda pior um pouco.
Como o motor eléctrico é muito mais eficiente, desperdiça muito menos energia para a converter em movimento, tem menos fricção, faz menos barulho, aquece menos, o que o torna mais económico para percorrer a mesma distancia.
O motor eléctrico pode fazer de gerador eléctrico quando recebe movimento, o que permite fazer uma "travagem regenerativa", e em vez de gastar pastilhas de travão, o motor trava o movimento do carro, e ao mesmo tempo volta a carregar um bocadinho a bateria.
O motor eléctrico tem a potencia toda disponível desde as 0 ("Zero") rotações, e não gasta nada quando está parado (num engarrafamento por exemplo).
O motor eléctrico também não precisa de lubrificação, nem tem filtros de ar ou óleo, nem tem válvulas para afinar, nem velas para mudar.
Podia continuar aqui com inúmeras vantagens, mas saltando directamente para a principal desvantagem que são as baterias, mas mesmo assim podemos ver também um lado positivo

Mesmo tratando-se de baterias de ion de lítio, a capacidade de armazenamento das baterias ditam a autonomia do carro, demoram algum tempo a carregar, e ao longo da sua vida útil com o uso vão perdendo alguma capacidade (nada de muito grave, pois 90% da sua capacidade original ao fim de 5 anos parece razoável).
Mas dentro de uns 10 ou 15 anos (quando as baterias forem a vergonha do carro

vão existir milhentas fábricas de baterias por todo o mundo, incluindo Portugal, e China

.
A tecnologia das baterias também irá certamente evoluir, e no mesmo espaço onde estavam as baterias originais, poderá caber um conjunto de baterias de nova geração capaz de duplicar ou triplicar a autonomia do carro, (e quem sabe aumentar a potencia disponível para o motor), talvez custem metade ou um terço do preço que custaram as baterias originais, e poderão conseguir absorver mais rapidamente a energia da travagem regenerativa (ou poderá existir um pack com opção de um ultra-condensador associado às baterias para tal efeito).
Claro que para fazer esta troca via oficial, depende um pouco do que a Nissan vai disponibilizar na altura, mas pode vir a ser uma boa oportunidade para mesmo passado 10 anos termos a opção de voltarmos a ter um carro melhor que o original trocando apenas as baterias, e possivelmente um firmware update

pois o motor eléctrico é aquela máquina

.
Idealmente as empresas também deveriam aos poucos ir trocando a sua frota automóvel por modelos eléctricos, mas enquanto isso não acontece, já tenho a minha reserva do Leaf em nome da minha mulher, pois é com alguma pena minha que será ela o principal condutor do nosso Leaf, mas estou orgulhoso e fico satisfeito por poder proporcionar ao nosso bebé o melhor para o seu futuro mundo.
PS: Não falei no aquecimento global, nem na taxa de CO2 que pagamos para "poluir", nem na importação de petróleo.
Resumindo por outras palavras, algumas caracteristicas a salientar :
Maior durabilidade
Menor custo de deslocação e manutenção
Contribui para o bem estar do condutor e dos outros
Mais fácil de conduzir
Eventual capacidade de evolução
Tudo o que se pode desejar num produto novo está lá
São mesmo muitas as vantagens do veículo eléctrico, era interessante fazer uma estatística com lista bastante completa, e cada um atribuir o nível de importância a cada uma dessas vantagens, pois penso que o que é mais importante para uns, pode não ser tão importante para os outros, mas todas juntas fazem um pacote demasiado atractivo para ignorar.