Página 1 de 1

Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carregar

Enviado: 16 nov 2011, 12:34
por mikexilva
Agora metam isto 10x mais barato que eu compro já 4,8modulos para meter o meu LEAF com 10x menos peso de baterias :P

http://www.engadget.com/2011/11/16/rese ... m-ion-bat/

It's not every day that we get to write about advancements in battery technology -- much less one as potentially groundbreaking as what a group of engineers at Northwestern University claim to have pulled off. In fact, Professor Harold Kung and his team say they've successfully managed to increase both the charging capacity and speed of lithium ion batteries by a factor of ten. The key, according to Kung, is the movement of the lithium ions nestled between layers of graphene. The speed at which these ions move across a battery's graphene sheets is directly related to how fast a device can recharge. To speed up this process, Kung decided to poke millions of tiny, 10-20nm-sized holes into a mobile battery's graphene layers, thereby providing the ions with a "shortcut" to the next level. As a result, Kung's perforated batteries were able to charge ten times faster than traditional cells, going from zero to hero in 15 minutes.

Imagem

Not satisfied with that achievement alone, Kung and his squad then set about increasing their battery's charging capacity, as well. Here, they increased the density of lithium ions by inserting small clusters of silicon between each graphene slice. This approach allows more ions to gather at the electrode and, by taking advantage of graphene's malleable properties, avoids some of the silicon expansion problems that have plagued previous attempts at capacity enhancement. The result? A battery that can run on a single charge for more than a week. "Now we almost have the best of both worlds," Kung said. "We have much higher energy density because of the silicon, and the sandwiching reduces the capacity loss caused by the silicon expanding and contracting. Even if the silicon clusters break up, the silicon won't be lost." There is, however, a downside, as both charging capacity and speed sharply fell off after 150 charges. But as Kung points out, the increase in charge retention would more than make up for this shortcoming. "Even after 150 charges, which would be one year or more of operation, the battery is still five times more effective than lithium-ion batteries on the market today," he told the BBC. For more technical details, hit up the links below.

Re: Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carreg

Enviado: 16 nov 2011, 12:50
por mjr
Pelo que se vê a perda de capacidade com o tempo é muito superior neste tipo de baterias, apesar de mesmo após um ano ainda terem 5 vezes a capacidade de uma convencional. O problema será aos 3-4 anos onde a esse ritmo de perda de capacidade (50%/ano) já estarão com menos capacidade que as atuais.

Re: Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carreg

Enviado: 16 nov 2011, 15:35
por mikexilva
Ok, então venha lá um modulo para o Smartphone, que não me importo de fazer uma carga de 10minutos de 10 em 10 dias ;)

Mas 10x a capacidade seria 1600km de autonomia do LEAF ;) mesmo que só tivessem 1/5 da duração das normais, era uma evolução de 2x o numero de km na vida do carro...

Re: Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carreg

Enviado: 16 nov 2011, 17:15
por ruimegas
Interessante... :)

Comercialização 2025 ou mais :evil:

Re: Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carreg

Enviado: 16 nov 2011, 18:52
por mjr
Se a degradação for apenas por ciclos de carga e não por tempo (ou a degradação por ciclos ser muito dominante), então seria uma solução mais interessante, desde que a capacidade da bateria inicialmente seja muito elevada. No caso hipotético de 10x a capacidade do LEAF teriamos 160*10*150=240k km até a degradação para metade da capacidade. Nessa altura a autonomia desceria para 800km. Mais 150 ciclos e teríamos feito 240k+160x5x150=360k km e 400km de autonomia. Mais 150 ciclos e seriam 420k km e 200km de autonomia. A partir deste momento já não faria muitos mais km pois a autonomia já seria muito baixa. Na realidade seriam menos km pois a autonomia iria baixar progressivamente e não repentinamente por cada 150 ciclos.

Mas até haver um produto no mercado com esta tecnologia, não passa de vaporware...

Re: Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carreg

Enviado: 16 nov 2011, 22:02
por Filipe
Falaste na comercialização para 2025, seria daqui a 14 anos, mas como são baterias pioneiras teremos de considerar que são 14 anos úteis,
o que leva a comercialização lá para 3025 :!: :?: :idea: :arrow: :mrgreen:

Re: Baterias 10x mais capacidade e 10x mais rapidas a carreg

Enviado: 16 nov 2011, 22:44
por mikexilva
Filipe Escreveu:Falaste na comercialização para 2025, seria daqui a 14 anos, mas como são baterias pioneiras teremos de considerar que são 14 anos úteis,
o que leva a comercialização lá para 3025 :!: :?: :idea: :arrow: :mrgreen:
:) nessa altura conto ainda ter alguma autonomia do meu LEAF (com as baterias de origem) para conseguir chegar ao local onde trocam a bateria (do pacemaker) :P