
LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
- pemifer
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Eu não quero alimentar teorias da conspiração.
Nesta discussão houve alguém que documentou o pré e pós update e nada leva a crer que estas teorias da conspiração tenham razão de ser.
viewtopic.php?f=9&t=7287&start=20#p107285
Parece-me que o carro do senhor do video teve uma alteração de comportamento.
Era essa alteração de comportamento que gostava de perceber.
Nesta discussão houve alguém que documentou o pré e pós update e nada leva a crer que estas teorias da conspiração tenham razão de ser.
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Parece-me que o carro do senhor do video teve uma alteração de comportamento.
Era essa alteração de comportamento que gostava de perceber.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
O senhor do vídeo esta´a esquecer-se que estamos no Inverno e que a autonomia indicada e obtida é menor do que no verão... perfeitamente normal.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Eu ainda sou do tempo dos carros a combustão. A resposta ao acelerador variava, se o motor estava frio ou quente, se estava ou não a fazer regeneração do Fap, do turbo, até com o tipo de combustível usado...
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Eu acho que vou adiar a minha actualização mais uns tempos, também não me chamaram para fazer nenhuma.
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2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
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2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Parece é um spot publicitário à EVolution.
Diz ele "Vão à Evolution, pagam 61€" e acrescento eu "para eles tirarem um screenshot com o LeafSpy e escrever uns parágrafos numa folha A4".
Venho cá que eu faço medições com o LeafSpy bem mais baratas.
Pode alguma coisa ter corrido mal no carro dele, mas esta actualização não me roubou travagem regenerativa nem velocidade de carregamento como o update do MK1.
Para além disso o meu Leaf 30kWh já antes da atualização, tinha 80% de SOH e ainda mostrava 12 barras quando aos 85% já deveria ter desaparecido uma.
Sendo assim, a "marosca" com as barras de capacidade já existia antes da atualização.
Imediatamente depois da atualização o SOH passou de 80% para 91% mas numa semana (fazendo eu uma descarga profunda para ajudar o LBC a ver os limites da bateria) ajustou-se para 89%, o que me parece mais próximo do real.
Agora no que toca à Nissan ter aldrabado o SOH com que se apagam as barras de capacidade relativamente ao MK1, isso é verdade, e já acontecia antes da atualização.
O aumento da autonomia estimada não foi como no vídeo. Com 89% o máximo que vi indicado foi 210km depois da última viagem antes de carregar tr sido feita com consumos baixos.

Diz ele "Vão à Evolution, pagam 61€" e acrescento eu "para eles tirarem um screenshot com o LeafSpy e escrever uns parágrafos numa folha A4".
Venho cá que eu faço medições com o LeafSpy bem mais baratas.

Pode alguma coisa ter corrido mal no carro dele, mas esta actualização não me roubou travagem regenerativa nem velocidade de carregamento como o update do MK1.
Para além disso o meu Leaf 30kWh já antes da atualização, tinha 80% de SOH e ainda mostrava 12 barras quando aos 85% já deveria ter desaparecido uma.
Sendo assim, a "marosca" com as barras de capacidade já existia antes da atualização.
Imediatamente depois da atualização o SOH passou de 80% para 91% mas numa semana (fazendo eu uma descarga profunda para ajudar o LBC a ver os limites da bateria) ajustou-se para 89%, o que me parece mais próximo do real.
Agora no que toca à Nissan ter aldrabado o SOH com que se apagam as barras de capacidade relativamente ao MK1, isso é verdade, e já acontecia antes da atualização.
O aumento da autonomia estimada não foi como no vídeo. Com 89% o máximo que vi indicado foi 210km depois da última viagem antes de carregar tr sido feita com consumos baixos.
- Nonnus
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Não sendo expert no assunto mas como dono de um Leaf de 30 com praticamente os mesmos KM, há aqui algumas coisas que me fazem pensar.
O meu carro como já disse neste tópico não tem esta actualização recomendada, o que me leva a pensar que se a teoria de que isto apenas serve retirar a responsabilidade a Nissan de substituir as baterias em garantia for verdade, o meu carro já saiu de fabrica aldrabado.
Mas também há aqui questões que me fazem pensar o contrario.
1ª- se o meu carro saiu aldrabado e tem praticamente os mesmos KM, embora não tenha os mesmo anos, como é que continua com as barras todas e a fazer o mesmos KM (~200km) desde que o comprei. Ao que parece o carro desse senhor apesar de apresentar as barras todas a autonomia baixou significativamente.
2º- quem conhece um bocadinho de informática sabe que um update no hardware x não se comporta da mesma maneira no hardware y. Será que nada correu mal durante o update? Até existe a piada, reinicia o computador que isso fica bom (embora aqui o assunto seja mais complexo). O problema pelo que é relatado não esta apenas na perda de autonomia, tem problemas de aceleração e de temperatura o que me leva a pensar que algo correu mal nesse update.
3º- Será que o senhor pediu a Nissan para fazerem um segundo teste presencialmente para ver o SOH? Acho estranho o software da Nissan dar como tudo bem e haver outro que diz que afinal só tem 76%.
4º- Não deixa testar com o Leaf Spy porque não quer mexidas (todos nós sabemos que o Leaf Spy é apenas um leitor, não um programador avançado), mas levou o carro a outra empresa
Eu não conheço o que esta por detrás desta história, eu no caso desse senhor ia a vários concessionários Nissan explicava a situação e pedia para fazerem o teste comigo presente, pois se não estiverem nada a esconder não dizem que não.
Eu nestes anos já vi e ouvi muita coisa. Certamente muitos de vós viram na internet a história de um senhor que foi a Alemanha comprar um BMW estampado que tinha sido dado para abate e o senhor comprou por meia dúzia de tostões, carregou com ele para Portugal arranjou o que conseguiu e depois o resto foi reclamar a BMW e a BMW fez-lhe um carrinho de "chiolas" (um pauzinho com duas bolas). O senhor fartou-se argumentar que a BMW era isto e aquilo e por fim veio-se a saber que o carro afinal tinha sofrido um acidente grave e já tinha sido dado para abate. Isto para dizer que nem tudo que aparece na internet é bem como as pessoas contam.
Não sei se é o caso até porque estou a ter conhecimento deste problema agora e o que sei é o que esta escrito aqui, em todo o caso estamos só a ver uma versão. Eu só espero não passar pelo mesmo.

O meu carro como já disse neste tópico não tem esta actualização recomendada, o que me leva a pensar que se a teoria de que isto apenas serve retirar a responsabilidade a Nissan de substituir as baterias em garantia for verdade, o meu carro já saiu de fabrica aldrabado.

Mas também há aqui questões que me fazem pensar o contrario.
1ª- se o meu carro saiu aldrabado e tem praticamente os mesmos KM, embora não tenha os mesmo anos, como é que continua com as barras todas e a fazer o mesmos KM (~200km) desde que o comprei. Ao que parece o carro desse senhor apesar de apresentar as barras todas a autonomia baixou significativamente.
2º- quem conhece um bocadinho de informática sabe que um update no hardware x não se comporta da mesma maneira no hardware y. Será que nada correu mal durante o update? Até existe a piada, reinicia o computador que isso fica bom (embora aqui o assunto seja mais complexo). O problema pelo que é relatado não esta apenas na perda de autonomia, tem problemas de aceleração e de temperatura o que me leva a pensar que algo correu mal nesse update.
3º- Será que o senhor pediu a Nissan para fazerem um segundo teste presencialmente para ver o SOH? Acho estranho o software da Nissan dar como tudo bem e haver outro que diz que afinal só tem 76%.
4º- Não deixa testar com o Leaf Spy porque não quer mexidas (todos nós sabemos que o Leaf Spy é apenas um leitor, não um programador avançado), mas levou o carro a outra empresa

Eu não conheço o que esta por detrás desta história, eu no caso desse senhor ia a vários concessionários Nissan explicava a situação e pedia para fazerem o teste comigo presente, pois se não estiverem nada a esconder não dizem que não.
Eu nestes anos já vi e ouvi muita coisa. Certamente muitos de vós viram na internet a história de um senhor que foi a Alemanha comprar um BMW estampado que tinha sido dado para abate e o senhor comprou por meia dúzia de tostões, carregou com ele para Portugal arranjou o que conseguiu e depois o resto foi reclamar a BMW e a BMW fez-lhe um carrinho de "chiolas" (um pauzinho com duas bolas). O senhor fartou-se argumentar que a BMW era isto e aquilo e por fim veio-se a saber que o carro afinal tinha sofrido um acidente grave e já tinha sido dado para abate. Isto para dizer que nem tudo que aparece na internet é bem como as pessoas contam.
Não sei se é o caso até porque estou a ter conhecimento deste problema agora e o que sei é o que esta escrito aqui, em todo o caso estamos só a ver uma versão. Eu só espero não passar pelo mesmo.
Última edição por Nonnus em 29 nov 2018, 17:53, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Eu deixei este comentário num dos vários tópicos sobre isso e ninguém me respondeu...



- frankesousa
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
O meu Leaf 30 já tem a atualização de SW logo desde que ela "saiu para o publico".
O que posso dizer é que realmente o SOH subiu, não tenho dados concretos porque só testei o carro com o LeafSpy quando o comprei, tinha 92% e depois da actualização (só consegui arranjar um OBD compatível depois da actualização) mantinha os 92%, depois de alguns bons Kms e de uma ida ao Algarve com muitas CRs.
Neste momento está com 51 mil km de 2016 e está com 89% de SOH.
Quanto aos restantes pontos, temperatura, comportamento do carro, etc. não notei nada. O carro parece igual. Regenera normalmente (vai muitas vezes até aos 30kW de regeneração), acelera normalmente (bem e rápido). Não tenho mesmo nada a assinalar depois da reprogramação.
Aliás, a autonomia estimada realmente subiu mas só nos dias seguintes à actualização.
Umas semanas depois já estava com a autonomia estimada +- "normal". Acorda normalmente com 180km aprox.
Fico claro com algum receio que o carro perca autonomia real mas mantenha as barras, mas para saber isso só com o passar dos anos!!!
O que posso dizer é que realmente o SOH subiu, não tenho dados concretos porque só testei o carro com o LeafSpy quando o comprei, tinha 92% e depois da actualização (só consegui arranjar um OBD compatível depois da actualização) mantinha os 92%, depois de alguns bons Kms e de uma ida ao Algarve com muitas CRs.
Neste momento está com 51 mil km de 2016 e está com 89% de SOH.
Quanto aos restantes pontos, temperatura, comportamento do carro, etc. não notei nada. O carro parece igual. Regenera normalmente (vai muitas vezes até aos 30kW de regeneração), acelera normalmente (bem e rápido). Não tenho mesmo nada a assinalar depois da reprogramação.
Aliás, a autonomia estimada realmente subiu mas só nos dias seguintes à actualização.
Umas semanas depois já estava com a autonomia estimada +- "normal". Acorda normalmente com 180km aprox.
Fico claro com algum receio que o carro perca autonomia real mas mantenha as barras, mas para saber isso só com o passar dos anos!!!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- Proprietário Leaf
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- Data de fabrico: 12 jul 2016
- Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras
Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
O meu, notei a "intrujice" das barras, pré update:
Só perdeu a 1ª com quase 20% de degradaçao (pré update), e recuperou a 12ª com o update (aguardo para ver com quantos % de degrdação "real, pós update", a volta a perder)
Quanto a aceleração, regeneração e capacidade real da bateria, tanto aceleração como regeneração estão iguais, e a capacidade está mais em linha com o pós update que com o pré update, como referi em tópico próprio.
Só perdeu a 1ª com quase 20% de degradaçao (pré update), e recuperou a 12ª com o update (aguardo para ver com quantos % de degrdação "real, pós update", a volta a perder)
Quanto a aceleração, regeneração e capacidade real da bateria, tanto aceleração como regeneração estão iguais, e a capacidade está mais em linha com o pós update que com o pré update, como referi em tópico próprio.
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- Proprietário Leaf
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Tive oportunidade de ver um teste de tomada de um Leaf 30kwh que ainda não foi atualizado.
70 000km, 400CR
Soh - 75% - 2 barras perdidas, 60Ah.
De 0 a 100% o carro carregou 31,3kwh.
Este carro, apesar de reportar apenas 60A, tem na realidade mais de 80Ah e quando for actualizado é obvio que irá recuperar todas as barras de degradação... em relação a autonomia não há nada a fazer pois depende do pé do condutor
70 000km, 400CR
Soh - 75% - 2 barras perdidas, 60Ah.
De 0 a 100% o carro carregou 31,3kwh.
Este carro, apesar de reportar apenas 60A, tem na realidade mais de 80Ah e quando for actualizado é obvio que irá recuperar todas as barras de degradação... em relação a autonomia não há nada a fazer pois depende do pé do condutor
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km