Táxi elétrico no Porto

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RJSC
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por RJSC » 08 nov 2015, 19:51

O Fluence todos aqui vimos logo de início que era um tiro no pé...
Nem o carro suporta carga rápida nem há um carregador rápido acessível como no Porto.

rdias, para seres mesmo disruptivo está aqui a solução:
passas a ser condutor de um Model S para a uber. :lol:
Podes estar a carregar fora da praça da táxis porque te chamam pelo telemóvel e já não pagas alvarás e outros custos da treta... :lol:

santanamos
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por santanamos » 08 nov 2015, 20:11

Isso até é pecado só de pensar, RJSC. Ninguém no seu perfeito juízo quer fazer vida a fugir à policia, finanças e justiça :lol:

RJSC
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por RJSC » 08 nov 2015, 20:25

Estava a meter-me com voçes para verem que o dinheiro não é tudo.
Mas já antes de se imaginar coisas como a uber eu achava mal tanto custo artificial supérfluo nos taxis.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por Orlando » 08 nov 2015, 20:57

Um dos Teslas de Paris faz no max 250kms por dia. Porto não é Lisboa, Lisboa não é Paris. E cada serviço é um serviço. Quem sabe do negócio, sabe do negócio.
Da próxima vez que estiverem com o do Porto, perguntem se é rentável, pode ser que as contas dele sejam diferentes.
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por mjr » 08 nov 2015, 21:17

Já agora, em Lisboa qual é o número de km anuais mínimo que não deixa o dono do táxi na miséria?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por mjr » 08 nov 2015, 21:36

Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por Orlando » 08 nov 2015, 21:54

rdias Escreveu:
Orlando Escreveu:Um dos Teslas de Paris faz no max 250kms por dia. Porto não é Lisboa, Lisboa não é Paris. E cada serviço é um serviço. Quem sabe do negócio, sabe do negócio.
Da próxima vez que estiverem com o do Porto, perguntem se é rentável, pode ser que as contas dele sejam diferentes.
Um táxi em Paris factura por dia três vezes mais que um de Lisboa. Kms,não sei, mas é possível . Portugal tem dos ttáxis mais baratos da Europa.
A rentabilidade de um táxi é relativa pois o taxista do Porto pode ter outras coisas , como por exemplo ser reformado e no fundo ser um complemento.
Eu conheço um taxista em lLisboa que trabalha por mês até obter um determinado montante. Após atingir esse montante vai para a terra. Geralmente trabalha só os primeiros 20 a 23 dias do mês. Ele só quer pagar despesas e tirar um pouco complemento de reforma.
Agora regra geral, os 40.000 kms , não chega .
Grande off topic que aqui vai :)
Esqueci de referir que é aquele taxista que trabalha só para colarinhos brancos. Paga (acho) cerca de 5000euros à companhia e diz que mesmo assim vale a pena. Como disse, Lisboa não é Paris.
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por santanamos » 08 nov 2015, 23:16

mjr Escreveu:Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Eu costumo dizer que "não podemos controlar a receita mas podemos controlar as despesas".
Se um VE se adapta ás necessidades de um taxi, claro que sim se não tiver que prescindir da receita. Cada caso é um caso. Se perder um serviço bom por ano devido à autonomia ser mais reduzida não faz mossa nenhuma, compensa nos outros serviços mais pequenos o facto de ser um VE.. se for um taxi com uma carteira de clientes muito especial (que faça emodialises, contratos, serviços de espera tipo casamentos,etc) esses estão safos; se andar na praça tem que andar mais. É realmente necessário uma destruição de PCRs e autonomia para os dias "melhores".

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por marcopns » 09 nov 2015, 10:10

O taxi espanhol estava assim em Setembro:
Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por beme83 » 09 nov 2015, 12:13

rdias Escreveu:
santanamos Escreveu:
mjr Escreveu:Não é off-topic pois penso ser importante perceber se um VE, particularmente um Leaf se adapta às necessidades de um táxi.
Eu costumo dizer que "não podemos controlar a receita mas podemos controlar as despesas".
Se um VE se adapta ás necessidades de um taxi, claro que sim se não tiver que prescindir da receita. Cada caso é um caso. Se perder um serviço bom por ano devido à autonomia ser mais reduzida não faz mossa nenhuma, compensa nos outros serviços mais pequenos o facto de ser um VE.. se for um taxi com uma carteira de clientes muito especial (que faça emodialises, contratos, serviços de espera tipo casamentos,etc) esses estão safos; se andar na praça tem que andar mais. É realmente necessário uma destruição de PCRs e autonomia para os dias "melhores".
Eu acredito que um VE com carregamento rápido se adapta às necessidades de um Táxi. Aliás eu acredito piamente que o VE vai salvar o sector do Táxi. Um leaf mkII pode servir perfeitamente para táxi com PCR´s na área de trabalho . Quanto aos kms é muito relativo, pois depende de muitas variáveis, mas 40000 kms é muito curto se quiseres ter um ordenado mínimo decente e se tivermos em conta todos os investimentos e custos associados.
Do que conheço do Porto, talvez com um minimo de 50.000 kms anuais, trabalhando sozinho, seja possível.
O colega do Porto deve ter pago a pronto o Leaf e não tem em conta esse investimento, pois não entra como custo directo mensal. Se estivesse a pagar mensalmente uma prestação sobre a viatura, estaria em maus lençóis.
Mas acredito que os VE vão salvar sector do táxi.
No meu caso, com 320 kms reais ( mínimo ) deixo de estar dependente da rede pública de carregamento ( disponibilidade e preço ) e posso ter degradação durante uns anitos valentes sem ter de mudar packs e provavelmente nunca irei recusar um serviço ;)
Caro Rdias o taxista em questão está a pagar o taxi mensalmente. O valor da prestação é inferior ao que pagava em Combustível no anterior cenário (CI). Sei que é taxista mas deve estar com um pequeno problema na forma que está a efetuar o seu pensamento em termos contabilisticos. Se pensarmos em 40000 ano com 10% de viagem não pagas dá aproximadamente 4000km/ano sobrando 36000 km pagos.
Face a um CI o VE tem um custo de operação mais baixo pois:
Neste caso o custo energia é quase 0 e carregando em casa tem majoração de custo para 120% - Se tiver domicilio como sede social pode deduzir a eletricidade e com 40000km com um veiculo que gastava uma média de 10l dá por ano SEM IVA (4200 euros para combustivel)
Custo de manutenção e de desgaste (pneus) mais reduzido
Ou seja, por baixo, terá um custo inferior face a um CI no minimo de 5000 euros ano. Se o VE sem IVA custar 25000€ em 5 anos tem um carro de graça.

A questão do IVA mencionada atrás não conta pois IVA quem paga é o Cliente o taxista/empresa apenas é fiel depositário do mesmo. COmo empresário se não o tiver de comprar matérias melhor. Como alguém disse ganha-se dinheiro é nas compras pois a vender toda a gente tem um preço definido, no vosso caso a bandeirada.

Att

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