
Vem aí o hidrogénio!
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Vem aí o hidrogénio!
Se muita gente, mesmo fazendo as contas e vendo que o elétrico a bateria compensa Vs ICE e ainda assim tem alguma dificuldade em dar o passo e justificar a decisão , então a opção por um VE a hidrogénio é um completo disparate! Isto falando ao comum particular.
Para as empresas ...enfim veremos o que vão inventar para incentivar/subsidiar a aquisição, leia-se “pagar” com o dinheiro dos contribuintes.
Se pegarmos então na distribuição e energia gasta para ter o H2 na bomba então a ineficiência destes carros é absurdamente baixo.
Já vi algures um vídeo e mal comparado, concordo, faz lembrar a proibição das lâmpadas de halogéneo e adopção por led devido à ineficiência das 1.ªs.
O hidrogénio chegou tarde e para já não é solução.
Para as empresas ...enfim veremos o que vão inventar para incentivar/subsidiar a aquisição, leia-se “pagar” com o dinheiro dos contribuintes.
Se pegarmos então na distribuição e energia gasta para ter o H2 na bomba então a ineficiência destes carros é absurdamente baixo.
Já vi algures um vídeo e mal comparado, concordo, faz lembrar a proibição das lâmpadas de halogéneo e adopção por led devido à ineficiência das 1.ªs.
O hidrogénio chegou tarde e para já não é solução.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Vem aí o hidrogénio!
https://youtu.be/rwu78OwR4fE
O espaço traseiro é uma comédia .
15,000usd de hidrogénio de oferta pela Toyota (já em desespero?)
O espaço traseiro é uma comédia .
15,000usd de hidrogénio de oferta pela Toyota (já em desespero?)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Re: Vem aí o hidrogénio!
Gostei da parte em que o carro "mija-se" quando é desligado.
Não fazia ideia, pensava que saía vapor de água e não água em estado líquido. 


Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Vem aí o hidrogénio!
Se a água saísse em vapor era mau sinal.
Seria porque as células de combustível eram ainda menos eficientes e perdiam muita energia em calor.
Seria porque as células de combustível eram ainda menos eficientes e perdiam muita energia em calor.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Vem aí o hidrogénio!
Dizem que se poderia beber! É caso para dizer que terá imenso sucesso nas zonas de deserto 🏜


AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Vem aí o hidrogénio!
Bem, após 13 páginas deste tópico finalmente vislumbramos uma vantagem dos carros a hidrogénio. De dia servem para a mobilidade dos proprietários e à noite regam a relva
Mas sem piadas, se para a obtenção do hidrogénio obrigarem a usar água salgada, poderá ser de facto uma consequência indireta positiva, transformar água salgada em água potável

Mas sem piadas, se para a obtenção do hidrogénio obrigarem a usar água salgada, poderá ser de facto uma consequência indireta positiva, transformar água salgada em água potável
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Vem aí o hidrogénio!
Isso é dessalinização, é outra coisa, e já utilizada à muito tempo.FullElectric Escreveu: ↑20 jan 2021, 17:47
Mas sem piadas, se para a obtenção do hidrogénio obrigarem a usar água salgada, poderá ser de facto uma consequência indireta positiva, transformar água salgada em água potável
Neste caso a água potável resulta da combinação do hidrogénio no seu estado 99,99% de pureza com a célula de combustível .
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Re: Vem aí o hidrogénio!
Combinação do hidrogénio com a célula de combustível? Não percebi.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Vem aí o hidrogénio!
Água é sempre água, seja ela salgada ou doceLuisG Escreveu: ↑20 jan 2021, 18:21Isso é dessalinização, é outra coisa, e já utilizada à muito tempo.FullElectric Escreveu: ↑20 jan 2021, 17:47
Mas sem piadas, se para a obtenção do hidrogénio obrigarem a usar água salgada, poderá ser de facto uma consequência indireta positiva, transformar água salgada em água potável
Neste caso a água potável resulta da combinação do hidrogénio no seu estado 99,99% de pureza com a célula de combustível .
Um dos processos de obter H2 é pela eletrolise da água, separando a molécula da água em H2 + O2, com um grande consumo de energia no processo. A fórmula química é 2H2O = 2H2+O2
Depois no carro temos o processo inverso, o H2 que está nos depósitos + O2 do ar que entra pelos alvéolos da célula de combustível provoca a união dos dois componentes, resultando água + uma grande quantidade de energia, que é usada para alimentar o motor elétrico.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Vem aí o hidrogénio!
Algumas considerações acerca do hidrogénio.



Aproveito para lembrar que o hidrogénio produzido a partir de água do mar, não é possivel produzir hidrogénio a partir de água doce, tem como residuo o cloro.
Aquela ideia que o hidrogénio é "limpo", é falsa!
Se mudarmos para a produção de hidrogénio em massa o que faremos depois com o excesso de cloro?



Aproveito para lembrar que o hidrogénio produzido a partir de água do mar, não é possivel produzir hidrogénio a partir de água doce, tem como residuo o cloro.
Aquela ideia que o hidrogénio é "limpo", é falsa!
Se mudarmos para a produção de hidrogénio em massa o que faremos depois com o excesso de cloro?