ruiki Escreveu: ↑04 mar 2022, 23:05
Obrigado pelo raciocínio.

Uma das razões que leva a equacionar a troca do veículo principal por um VE é o facto dos meus percursos não serem suficientes para não degradar o filtro de partículas.
O carro secundário é a gasolina e concretamente é um VW Beetle cabrio que para andar de vez em quando faz mais sentido do que um diesel.
Em relação aos comentários anteriores, que recomendam o ioniq, é pelo facto de permitir cargas mais rápidas? A minha ideia é carregar sempre em casa e não usar o VE para viagens maiores. E curiosamente sempre me inclinei para o Leaf. Ou existem mais razões para recomendarem o ioniq?
Há aí muita confusão...
- Dizes que o VW Beetle cabrio não te serve para as viagens grandes, no entanto queres trocar o carro mais adequado a isso;
- Tens receio de um carro eléctrico mais usado, mas consideras fazer um crédito de 120 meses (10 anos);
Da minha parte:
- Fiquei sem perceber se tens 3 carros em casa ou se o "carro pequeno" é o VW Beetle cabrio.
- O LEAF que ponderas é com bateria de 24kWh/30kWh ou a versão mais recente de 40kWh?
Os LEAF de ~08/2013 em diante, com bateria
lizzard, embora não sejam exemplos de velocidade de degradação, não são tão maus como os LEAF 24kWh até 2012. No entanto os ~9.000€ só dão para os LEAF 24kWh pós 2013, os quais têm autonomias a rondar os 100km ou pouco mais. Na tal viagem ao Porto, seria necessário carregar algures. Podendo somar mais ~5.000€ aos ~9.000€ já dá para chegar aos LEAF 30kWh, que fazem ~150km.
Os 22.000€ dão para um Ioniq 28kWh , mas estarás 10 anos a pagar carro. Se os 120 meses for na ideia de ter uma mensalidades baixa, podendo a qualquer momento trocar, parece-me bem. Se for por necessidade, daqui a 10 anos o carro terá 240.000km + os quilómetros que tenha quando chegar às tuas mãos... há Ioniq 28kWh com ~200.000km e a bateria está de boa saúde, mas são carros que fazem muitos quilómetros por dia, portanto ainda falta
know-how sobre durabilidade a longo prazo.
Recomendo que leias :
Las mejores ofertas de coches eléctricos de ocasión
EDITADO
Eu percebo que dado o enorme aumento do preço dos combustíveis, que poderá continuar ainda a aumentar mais, e o elevado custo de manutenção/reparação do filtro de partículas te leve a procurar alternativas mais racionais. Mas sendo racional a tua motivação, então terás que abdicar do carro menos racional da casa.