Afinal não é preciso super-condensadores... será?

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mikexilva
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Re: Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Mensagem por mikexilva » 26 mar 2011, 02:06

Também fui ver de condensadores de 1F :) e encontrei uns maiores do que estava à espera...

Tenho ideia que o LEAF consegue recuperar no máximo 30% da energia da travagem (regenerativa) e não consegue mais porque (entre outras coisas) as baterias não conseguem absorver toda a energia de repente.
Será que se trocarmos metade das baterias do LEAF por condensadores destes:
http://www.sonicelectronix.com/cat_i200 ... itors.html
conseguíamos ter um LEAF muito mais eficiente no para arranca da cidade? (claro perdendo metade da autonomia) ou mesmo uns 20 ou 30 condensadores destes carregados não era suficiente para fazer um arranque dos 0 aos 50km/h?

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Re: Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Mensagem por mjr » 26 mar 2011, 13:42

1 Farad é pouquinho... Só dá para 200 J de energia a 20V (200W.s, ou seja pode fornecer 200W de potência num segundo). Há ultracaps de 5kF, esses sim já mais adequados para a industria automóvel. No entanto a densidade energética é ainda muito baixa, ao nível das baterias de chumbo.

No entanto a densidade de potência é enorme, pelo que poderiam ser usado num sistema híbrido de baterias e condensadores, para fornecer e receber picos maiores de aceleração de de regeneração, poupando a bateria a esses stresses.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Mensagem por Filipe » 27 mar 2011, 00:49

Na Alemanha já existem autocarros de passageiros com recuperadores de inércia ( discos de alta densidade com centenas de milhar de RPM ),
com um rendimento muinto interessante.
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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

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Re: Afinal não é preciso super-condensadores... será?

Mensagem por mikexilva » 27 mar 2011, 01:13

Filipe Escreveu:Na Alemanha já existem autocarros de passageiros com recuperadores de inércia ( discos de alta densidade com centenas de milhar de RPM ),
com um rendimento muinto interessante.
Sim, isto é um sistema que sempre achei que devia ser implementado nos carros, para o pára arranca da cidade deve conseguir recuperar a maior parte da energia da travagem para o próximo arranque. Não sabia que já estava a ser usado, mas vi há relativamente pouco tempo um prototipo da Porche que usava um sietema destes se não me engano chamam-lhe fly-wheel..

Na minha imaginação idealizava uma disco grande por baixo do carro que ganhava movimento com a travagem, e até dava alguma estabilidade ao carro a curvar, pois ao travar para a curva ficava a girar, e funcionava como giroscópio ;)

O inconveniente que vejo nisto para os EV's é a complexidade mecânica que vai adicionar a um veiculo eléctrico, mas se realmente for eficiente, a industria automovel devia adaptar...

O prototipo da porche é o 911 GR-R hybrid:
http://blogs.edmunds.com/greencaradviso ... gt3-r.html
Imagem
Porsche says it has added a flywheel-based hybrid system to its 911 GT3 R racing machine to turn it into a hybrid that gets tons of extra boost from a pair of electric motors linked to the front wheels.

The 40,000 rpm flywheel, (they call it a kinetic energy recovery systyem, or KERS, in Formula 1 racing), stores energy generated by braking and releases it in short bursts of 6-8 seconds each when demanded by the driver.

That might not sound like a lot, but the motors (#2 in illustration below) are rated at a combined 161 horsepower. Added to the 480 hp supercharged flat-six gas engine driving the 911 GT3 R's rear wheels, the flywheel (#4, below) provides loads of extra acceleration for passing or powering out of corners.

There's also, we hear, a little bit of fuel economy improvement to be had.

Porsche calls the hybrid racer a rolling laboratory that will help both with its racing program and with its plan to begin adding gas-electric hybrid systems to some of its road cars, starting with the upcoming 2011 Cayenne Hybrid.

You can read more about the GT3 R at Inside Line.

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