Filipe Escreveu:Na Alemanha já existem autocarros de passageiros com recuperadores de inércia ( discos de alta densidade com centenas de milhar de RPM ),
com um rendimento muinto interessante.
Sim, isto é um sistema que sempre achei que devia ser implementado nos carros, para o pára arranca da cidade deve conseguir recuperar a maior parte da energia da travagem para o próximo arranque. Não sabia que já estava a ser usado, mas vi há relativamente pouco tempo um prototipo da Porche que usava um sietema destes se não me engano chamam-lhe fly-wheel..
Na minha imaginação idealizava uma disco grande por baixo do carro que ganhava movimento com a travagem, e até dava alguma estabilidade ao carro a curvar, pois ao travar para a curva ficava a girar, e funcionava como giroscópio
O inconveniente que vejo nisto para os EV's é a complexidade mecânica que vai adicionar a um veiculo eléctrico, mas se realmente for eficiente, a industria automovel devia adaptar...
O prototipo da porche é o 911 GR-R hybrid:
http://blogs.edmunds.com/greencaradviso ... gt3-r.html

Porsche says it has added a flywheel-based hybrid system to its 911 GT3 R racing machine to turn it into a hybrid that gets tons of extra boost from a pair of electric motors linked to the front wheels.
The 40,000 rpm flywheel, (they call it a kinetic energy recovery systyem, or KERS, in Formula 1 racing), stores energy generated by braking and releases it in short bursts of 6-8 seconds each when demanded by the driver.
That might not sound like a lot, but the motors (#2 in illustration below) are rated at a combined 161 horsepower. Added to the 480 hp supercharged flat-six gas engine driving the 911 GT3 R's rear wheels, the flywheel (#4, below) provides loads of extra acceleration for passing or powering out of corners.
There's also, we hear, a little bit of fuel economy improvement to be had.
Porsche calls the hybrid racer a rolling laboratory that will help both with its racing program and with its plan to begin adding gas-electric hybrid systems to some of its road cars, starting with the upcoming 2011 Cayenne Hybrid.
You can read more about the GT3 R at
Inside Line.