Luzes de Circulação Diurna

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mjr » 09 fev 2011, 16:19

Esses kits da Philips usam os LEDs de potência Rebel da Lumileds. Dão imensa luz, mas na minha opinião muito luz é desperdiçada devido ao ângulo de abertura ser de 120 graus. Além disso são LEDs cuja corrente máxima é de 1A, mas vão ser usados com correntes muito mais baixas, tipo 250mA para a versão de 6W (há outras soluções muito mais baratas e com resultados semelhantes para este nível de corrente). Penso que LEDs com ângulos de abertura de 30 graus seriam suficientes para sinalizar a outros veículos a presença, e sendo alimentados a 20mA gastariam muito menos. No entanto não conheço os regulamentos para a industria automóvel, que podem definir aberturas mínimas para a fonte de luz.

O custo é que é extremamente elevado para um produto com apenas 6 LEDs de potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mikexilva » 09 fev 2011, 17:20

mjr Escreveu:Esses kits da Philips usam os LEDs de potência Rebel da Lumileds. Dão imensa luz, mas na minha opinião muito luz é desperdiçada devido ao ângulo de abertura ser de 120 graus. Além disso são LEDs cuja corrente máxima é de 1A, mas vão ser usados com correntes muito mais baixas, tipo 250mA para a versão de 6W (há outras soluções muito mais baratas e com resultados semelhantes para este nível de corrente). Penso que LEDs com ângulos de abertura de 30 graus seriam suficientes para sinalizar a outros veículos a presença, e sendo alimentados a 20mA gastariam muito menos. No entanto não conheço os regulamentos para a industria automóvel, que podem definir aberturas mínimas para a fonte de luz.

O custo é que é extremamente elevado para um produto com apenas 6 LEDs de potência.
Pois, o angulo maior pode ser importante para ser visto de lado (por ex. num crusamento), mas tb não conheço os regulamentos.
Depois estar a usar 250mA em vez de 1A pode prolongar o tempo de vida util do LED... Mas devem dar muita luz sem duvida, secalhar era o ideal para meter no meu corredor em vez dos focos de halogenio de 12V/25W (que troquei por focos MR16 de 38LED's mas cada vez dá menos luz, pois devem estar a comer com 15 ou 16V por causa do transformador não ter carga e metade dos LED's já nem se acendem ;)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por ruimegas » 09 fev 2011, 17:30

mjr Escreveu:Esses kits da Philips usam os LEDs de potência Rebel da Lumileds. Dão imensa luz, mas na minha opinião muito luz é desperdiçada devido ao ângulo de abertura ser de 120 graus. Além disso são LEDs cuja corrente máxima é de 1A, mas vão ser usados com correntes muito mais baixas, tipo 250mA para a versão de 6W (há outras soluções muito mais baratas e com resultados semelhantes para este nível de corrente). Penso que LEDs com ângulos de abertura de 30 graus seriam suficientes para sinalizar a outros veículos a presença, e sendo alimentados a 20mA gastariam muito menos. No entanto não conheço os regulamentos para a industria automóvel, que podem definir aberturas mínimas para a fonte de luz.

O custo é que é extremamente elevado para um produto com apenas 6 LEDs de potência.

Ainda bem que achas caro. Embrulha ai uns leds à maneira para mim ao melhor preço ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mikexilva » 09 fev 2011, 17:48

Segundo este site:
http://financeshared.com/2011-nissan-le ... d-preview/
nos specs do LEAF dizem que tem:
Car safety features: Electronic Brakeforce Distribution, stability and traction control, anti-lock brakes, tire-pressure monitoring, front control head whiplash protection system, dual front side-mounted airbags, front and rear head airbags, brake assist, daytime running lights, and front seatbelt pretensioners

Será mesmo assim?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por ruimegas » 09 fev 2011, 17:57

mikexilva Escreveu:Segundo este site:
http://financeshared.com/2011-nissan-le ... d-preview/
nos specs do LEAF dizem que tem:
Car safety features: Electronic Brakeforce Distribution, stability and traction control, anti-lock brakes, tire-pressure monitoring, front control head whiplash protection system, dual front side-mounted airbags, front and rear head airbags, brake assist, daytime running lights, and front seatbelt pretensioners

Será mesmo assim?
Só se for nas versões finais porque nos test drive nunca as vi
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mjr » 09 fev 2011, 17:57

mikexilva Escreveu:
mjr Escreveu:Esses kits da Philips usam os LEDs de potência Rebel da Lumileds. Dão imensa luz, mas na minha opinião muito luz é desperdiçada devido ao ângulo de abertura ser de 120 graus. Além disso são LEDs cuja corrente máxima é de 1A, mas vão ser usados com correntes muito mais baixas, tipo 250mA para a versão de 6W (há outras soluções muito mais baratas e com resultados semelhantes para este nível de corrente). Penso que LEDs com ângulos de abertura de 30 graus seriam suficientes para sinalizar a outros veículos a presença, e sendo alimentados a 20mA gastariam muito menos. No entanto não conheço os regulamentos para a industria automóvel, que podem definir aberturas mínimas para a fonte de luz.

O custo é que é extremamente elevado para um produto com apenas 6 LEDs de potência.
Pois, o angulo maior pode ser importante para ser visto de lado (por ex. num crusamento), mas tb não conheço os regulamentos.
Depois estar a usar 250mA em vez de 1A pode prolongar o tempo de vida util do LED... Mas devem dar muita luz sem duvida, secalhar era o ideal para meter no meu corredor em vez dos focos de halogenio de 12V/25W (que troquei por focos MR16 de 38LED's mas cada vez dá menos luz, pois devem estar a comer com 15 ou 16V por causa do transformador não ter carga e metade dos LED's já nem se acendem ;)
Sobre a corrente, penso que poderiam utilizar LEDs de 500mA, que são muito mais baratos e que a correntes na ordem dos 250mA tem tempos de vida útil de >25k horas (não imagino um carro a chegar a este número, são 3 anos sempre ligado).

Para projectores LEDs MR16 recomendo os Master LED da Philips. MUITO melhor que esses produtos com dezenas de LEDs. Um exemplo: http://www.amazon.co.uk/Philips-GU5-3-D ... 03&sr=1-29 Mais caro, mas não tem comparação. Tens de ter atenção à temperatura de cor. Para interior o ideal são os 3000ºK, mas muitos projectores LED que se encontra no supermercado são branco frio 6000ºK. Claro que isto depende do gosto pessoal. Outro parâmetro importante é o ângulo de abertura. No mínimo 20 graus. Os projectores MR16 de halogéneo têm tipicamente 36 graus.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mikexilva » 09 fev 2011, 18:20

mjr Escreveu:
mikexilva Escreveu:
mjr Escreveu:Esses kits da Philips usam os LEDs de potência Rebel da Lumileds. Dão imensa luz, mas na minha opinião muito luz é desperdiçada devido ao ângulo de abertura ser de 120 graus. Além disso são LEDs cuja corrente máxima é de 1A, mas vão ser usados com correntes muito mais baixas, tipo 250mA para a versão de 6W (há outras soluções muito mais baratas e com resultados semelhantes para este nível de corrente). Penso que LEDs com ângulos de abertura de 30 graus seriam suficientes para sinalizar a outros veículos a presença, e sendo alimentados a 20mA gastariam muito menos. No entanto não conheço os regulamentos para a industria automóvel, que podem definir aberturas mínimas para a fonte de luz.

O custo é que é extremamente elevado para um produto com apenas 6 LEDs de potência.
Pois, o angulo maior pode ser importante para ser visto de lado (por ex. num crusamento), mas tb não conheço os regulamentos.
Depois estar a usar 250mA em vez de 1A pode prolongar o tempo de vida util do LED... Mas devem dar muita luz sem duvida, secalhar era o ideal para meter no meu corredor em vez dos focos de halogenio de 12V/25W (que troquei por focos MR16 de 38LED's mas cada vez dá menos luz, pois devem estar a comer com 15 ou 16V por causa do transformador não ter carga e metade dos LED's já nem se acendem ;)
Sobre a corrente, penso que poderiam utilizar LEDs de 500mA, que são muito mais baratos e que a correntes na ordem dos 250mA tem tempos de vida útil de >25k horas (não imagino um carro a chegar a este número, são 3 anos sempre ligado).

Para projectores LEDs MR16 recomendo os Master LED da Philips. MUITO melhor que esses produtos com dezenas de LEDs. Um exemplo: http://www.amazon.co.uk/Philips-GU5-3-D ... 03&sr=1-29 Mais caro, mas não tem comparação. Tens de ter atenção à temperatura de cor. Para interior o ideal são os 3000ºK, mas muitos projectores LED que se encontra no supermercado são branco frio 6000ºK. Claro que isto depende do gosto pessoal. Outro parâmetro importante é o ângulo de abertura. No mínimo 20 graus. Os projectores MR16 de halogéneo têm tipicamente 36 graus.
Thanks, e ligo directo no lugar das outras..
A minha dúvida é sendo os transformadores antigos (bobinado penso eu) estão calculados para dar 12V AC com os focus de halogenio originais que eram de 50W, mas se ligar lá LED's com muito menos consumo, vão receber mais tensão do que é suposto (e deve ter sido por isto que os actuais de 38LED's/1.8W se queimaram, pois se já não davam muita luz ao inicio, agora parece que nã faz diferença estar aceso ou apagado :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mjr » 09 fev 2011, 18:39

Pois... essa lâmpada deveria utilizar um driver muito simples, tipo ligar 3 LEDs em série com uma resistência, que é sensível a variações na tensão de alimentação. Estes da Philips não têm esse problema pois utilizam uma fonte comutada para dar sempre a mesma corrente ao LED. O facto de utilizares transformadores convencionais penso ser melhor para estes projectores da Philips. Alguns transformadores comutados dão problemas com cargas muito baixas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mikexilva » 09 fev 2011, 23:29

mjr Escreveu:Pois... essa lâmpada deveria utilizar um driver muito simples, tipo ligar 3 LEDs em série com uma resistência, que é sensível a variações na tensão de alimentação. Estes da Philips não têm esse problema pois utilizam uma fonte comutada para dar sempre a mesma corrente ao LED. O facto de utilizares transformadores convencionais penso ser melhor para estes projectores da Philips. Alguns transformadores comutados dão problemas com cargas muito baixas.
Por acaso aqui nos elevadores (para cortar com as despesas de manutenção) trocaram as de halogenio por philips (mas são GU10) e ninguem notou menos luz, realmente dá uma lus muito boa e com uma tonalidade muito identica, penso que é este modelo com 4 High Power LED's:
http://www.amazon.co.uk/Philips-Dimmabl ... B002TSS8QE

Se essas de Philips MR16 de 3 LED's derem uma luminisidade proxima destas já fico satizfeito, então segundo percebi estas philips MR16 de 3 LED's tem um conversor DC-DC interno de forma a dar sempre a mesma corrente para os LED's, ou estavas a falar de uma fonte comutada externa?

Também tinha receio do miúdo olhar directamente para lá (dizem que não se deve olhar directamente para estes LED's) e meti uma rodela de papel vegetal a fazer difusor, nem sei se estas tb precisam...

Acho que vou mesmo mandar vir, pode ser que se faça luz cá em casa ;) A amazon.co.uk é o melhor sitio?

Aqui parece ser o mesmo com um aspecto ligeiramente diferente (ou será outra coisa, na imagem parece ter 4 LED's):
http://www.mylightbulbshop.co.uk/shop-b ... -mr16.html
e tb tem com mais power:
http://www.mylightbulbshop.co.uk/shop-b ... 2700k.html

Bem, já estamos a fugir um bocadinho ao topico, mas estas MR16 são de 12V, tb deve dar para usar no carro ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Luzes de Circulação Diurna

Mensagem por mjr » 10 fev 2011, 23:39

Como já fica um pouco off topic, vou-te mandar por MP.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”