Boa noite.
Os ve são associados a zero emissões, mas é um facto que, ao circularem, os veículos a bateria se distinguem dos demais por dois zeros: zero ruído e zero gases poluentes. Mas zero não é sinónimo de nada. Tudo o que é alimentado por electricidade emite radiações electromagnéticas.
O nível de emissões varia com as potências envolvidas sendo que um veículo eléctrico – ou até mesmo um híbrido – emite muito mais ondas electromagnéticas do que um modelo com motor de combustão.
Com esta nova realidade, que impacto tem este campo electromagnético para a nossa saúde?
Pesquisei a respeito mas não encontrei respostas.

Questão pertinente: impacto campo electromagnético na saúde
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Questão pertinente: impacto campo electromagnético na saúde
https://ec.europa.eu/programmes/horizon ... ctric-cars
Based on comprehensive research conducted over the course of three years, the EM-Safety project has reached the conclusion that the electromagnetic fields (EMFs) in electric cars are well within the safety limit
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Nem as pessoas com pacemaker estão recomendadas para não andar de veículo elétrico. Essas são as que estão em maior risco com campos electromagnéticos.
As ondas mecânicas (vibração e som) dos veículos de combustão devem causar mais danos.
As ondas mecânicas (vibração e som) dos veículos de combustão devem causar mais danos.
-
- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: Amadora
BrunoAlves e RJSC, obrigada pelos vossos comentários, confesso que me deixaram mais descansada.
Um bom dia
Um bom dia

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Já se tinha discutido uma questão semelhante há uns anos:
viewtopic.php?f=67&t=5045#p81140
Há uma razão importante para os VEs (e todos os veículos em geral) emitirem pouca radiação eletromagnética: se emitissem muita o efeito dessa radiação no carro teria efeitos MUITO mais nefastos do que nas pessoas. Saíria ruído das colunas, os ECUs fariam reboots aleatórios, o carro poderia acelerar ou travar intempestivamente, etc.
O que quero dizer com isto é que os equipamentos eletrónicos são muito mais sensíveis a radiação eletromagnética não ionizante (ondas rádio) do que os seres vivos, e por isso os veículos são projetados para emitirem o mínimo possível, além de terem de obedecer a normas severas de EMC para não afetarem outros equipamentos.
viewtopic.php?f=67&t=5045#p81140
Há uma razão importante para os VEs (e todos os veículos em geral) emitirem pouca radiação eletromagnética: se emitissem muita o efeito dessa radiação no carro teria efeitos MUITO mais nefastos do que nas pessoas. Saíria ruído das colunas, os ECUs fariam reboots aleatórios, o carro poderia acelerar ou travar intempestivamente, etc.
O que quero dizer com isto é que os equipamentos eletrónicos são muito mais sensíveis a radiação eletromagnética não ionizante (ondas rádio) do que os seres vivos, e por isso os veículos são projetados para emitirem o mínimo possível, além de terem de obedecer a normas severas de EMC para não afetarem outros equipamentos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Eu nem sou grande fã do homem, mas esse vídeo é só uma fraca tentativa de mascarar crítica aos VE com um ataque à pessoa.
Tem os clichés todos: os milhões recebidos em apoios, a exploração dos minérios, as crianças do Congo, e parei de ver por aí.
Falava também nos campos electromagnéticos? Não cheguei lá
Tem os clichés todos: os milhões recebidos em apoios, a exploração dos minérios, as crianças do Congo, e parei de ver por aí.
Falava também nos campos electromagnéticos? Não cheguei lá
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!