Blog luz ligada fez publicação sobre o NissanLeafPT
Re: Blog luz ligada fez publicação sobre o NissanLeafPT
Os CIs mais eficientes nunca serão tão amigos do ambiente quanto um VE e um VE nunca será tão amigo do ambiente quanto uma bicicleta.
O problema é que uma bicicleta realisticamente não permite um commuting diário superior a 10km. E um VE actual não permite um commuting diário muito superior a 100km. Ou seja, as pessoas no mundo desenvolvido habituaram-se à comodidade de um automóvel convencional e é muito difícil arranjar uma alternativa viável.
Fui dos primeiros portugueses a conduzir um Leaf quanto houve test drives no parque das nações. Tinha muita curiosidade e sinceramente gostava tanto como vocês que fosse a revolução que a Nissan apregoou. A ideia de uma cidade sem ruído e poluição de motores CI é excelente. Mas infelizmente o wishful thinking esbarra em constragimentos mais reais.
O problema é que uma bicicleta realisticamente não permite um commuting diário superior a 10km. E um VE actual não permite um commuting diário muito superior a 100km. Ou seja, as pessoas no mundo desenvolvido habituaram-se à comodidade de um automóvel convencional e é muito difícil arranjar uma alternativa viável.
Fui dos primeiros portugueses a conduzir um Leaf quanto houve test drives no parque das nações. Tinha muita curiosidade e sinceramente gostava tanto como vocês que fosse a revolução que a Nissan apregoou. A ideia de uma cidade sem ruído e poluição de motores CI é excelente. Mas infelizmente o wishful thinking esbarra em constragimentos mais reais.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Se quisermos levar esta discussão (saudável!) ao ridículo, heis o que um senhor da suiça fez para não gastar gasolina em aquecimento:
http://www.tabonito.pt/homem-instalou-f ... -no-carro/
sm
http://www.tabonito.pt/homem-instalou-f ... -no-carro/

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
Isso não é verdade.bcarmona Escreveu:Os CIs mais eficientes nunca serão tão amigos do ambiente quanto um VE e um VE nunca será tão amigo do ambiente quanto uma bicicleta.
Houve dias em que fiz mais do que 160Kms (das muito poucas vezes que trouxe o Leaf para o trabalho...

Só que liguei à ficha do armazem da empresa durante a manhã, depois de chegar ao emprego.
Também houve uma vez que consegui vir e ir sem carregar no trabalho, muito embora me tenha contido nas velocidades e não ter vindo pela CREL nos 140s.

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Cada caso é um caso, e estou certo que os compradores do LEAF fizeram toda essa análise. No meu caso o carro faz cerca de 70km diários e por isso está bem dentro da autonomia e permite poupar bastante nos custos de utilização, para além do enorme conforto que um VE proporciona no dia a dia. Na minha opinião quem fizer mais de 100km por dia não deve optar pelo LEAF a não ser que possa por o carro a carregar no local de trabalho ou que aceite ter limitações na velocidade de deslocação. Quem conduz o carro no dia a dia é a minha mulher pois eu trabalho perto de casa, e ela conduz sem qualquer cuidado com a autonomia com um largo trajeto por auto-estrada (vai uma boa parte do trajeto à Vmax do carro).
Eu penso que é uma questão de habituação. Antes de comprar o carro a minha mulher tinha sérias dúvidas, em grande parte por FUD que se ouve por aí sobre os VEs (
), mas agora não quer outra coisa.
Eu penso que é uma questão de habituação. Antes de comprar o carro a minha mulher tinha sérias dúvidas, em grande parte por FUD que se ouve por aí sobre os VEs (

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Aquela do fogão a leHna no carro nem o Mike. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Certo mjr,
Para as minhas deslocações diárias também me chegaria um VE. Mas se quiser ir passar uma tarde à arrábida? Ou um fim de semana ao algarve? Alugo um carro? Peço emprestado? Mantenho um CI na garagem para essas ocasiões?
E os taxis, os autocarros, as carrinhas de distribuição, veículos de forças de segurança, carros de serviços camarários, carros de instrução, enfim todos esses veículos que somam uma parte do trãnsito citadino diário? Podem ser eléctricos?
Para as minhas deslocações diárias também me chegaria um VE. Mas se quiser ir passar uma tarde à arrábida? Ou um fim de semana ao algarve? Alugo um carro? Peço emprestado? Mantenho um CI na garagem para essas ocasiões?
E os taxis, os autocarros, as carrinhas de distribuição, veículos de forças de segurança, carros de serviços camarários, carros de instrução, enfim todos esses veículos que somam uma parte do trãnsito citadino diário? Podem ser eléctricos?
- mjr
- Administrador do site
Eu no meu caso não tenho problema, pois necessito de ter dois carros. Se necessitar de ir mais longe vou, a muito custo, no CI. Não são obviamente todas as famílias que podem (e necessitam) ter 2 carros, mas para as que podem faz todo o sentido ter um deles como VE. Mas repito, cada caso é um caso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
- Proprietário Leaf
É verdade, ainda não podem ser.bcarmona Escreveu:Certo mjr,
E já não falo dos pesados (apesar de já haver alguns semi-pesados VE, protótipos), nos barcos, aviões e unidades fabris... enfim, vamos estar "agarrados" ao petróleo ainda por muito tempo, sim...

A alternativa (forçada ou não) ao nuclear parece-me ser o futuro mais próximo - notar que o "output" continua a ser eléctrico!
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

Então é daquelas poucas famílias portuguesas que, como disse num dos primeiros posts, tem condições económicas para gastar €35.000 num carro citadino. Ou não concorda que gastar €35.000 num segundo carro é um luxo a que poucas famílias portuguesas se podem dar?mjr Escreveu:Eu no meu caso não tenho problema, pois necessito de ter dois carros. Se necessitar de ir mais longe vou, a muito custo, no CI. Não são obviamente todas as famílias que podem (e necessitam) ter 2 carros, mas para as que podem faz todo o sentido ter um deles como VE. Mas repito, cada caso é um caso.
- mjr
- Administrador do site
Eu não lhe chamaria segundo carro, pois sempre tivemos dois carros na minha família. Em utilização é claramente o mais solicitado e por isso a primeira escolha.
Não sei o que entende por "poucas famílias portuguesas", mas acredito que haja algumas centenas de milhares de famílias portuguesas nestas condições.
Não sei o que entende por "poucas famílias portuguesas", mas acredito que haja algumas centenas de milhares de famílias portuguesas nestas condições.