
Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Parabéns pela opção pela mobilidade elétrica e pelo carro. É sem dúvida muito bonito.
Cá ficamos à espera dos relatos da sua utilização, assim seja possível.
Cá ficamos à espera dos relatos da sua utilização, assim seja possível.
- ljbmartins
- Mensagens: 47
- Registado: 09 abr 2020, 20:03
- Data de fabrico: 10 mar 2020
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Muito boa tarde
Ontém já consegui dar um maior uso ao carro, tendo efetuado 211 km. O desconfinamento já começa a permitir efetuar deslocações mais sérias, tendo aproveitado para tratar de uns assuntos pessoais e profissionais. Nada de passeios ainda.
Comecei por ir a Loures (IKEA) levantar uma encomenda e passar pelo Campo Pequeno para entregar uns documentos, tendo regressado ainda de manhã a Arruda para almoçar. Utilizei a autoestrada, como fazia com o diesel mas a velocidades mais calmas (110/120km/h). Perdeu cerca de 20% da bateria (Saiu com 88% e após cerca de 110 km ainda tinha 66%). Depois, tive que ir à Azambuja e Cartaxo, aqui só em estradas nacionais e regressei ao final do dia a casa. Foram mais 100 km com o computador de bordo a indicar 39% de bateria e cerca de 100 km de autonomia. Isto apesar do calor que esteve no Cartaxo (30 Graus) e que obrigou a andar quase sempre com a AC ligado. Quando chegou ficou todo contente com os 21 Graus que o alto da Arruda apresenta e com a brisa do Atlántico Oeste nas costas até parece que mudei de país.
Esta autonomia é engraçada, pois do centro de Arruda até minha casa (+- 2 km a sempre a subir) diminuiu sempre 30 a 40 km. São dois quilómetros bem "puxados".
Para já os consumos parecem aceitáveis. Talvez seja um pouco guloso para o que tenho visto por aqui, mas ...

Neste momento com a bateria a 76% apresenta 200 Km de autonomia. Hoje não saiu e esteve a carregar devagarinho cá em casa. Ainda tenho receio de sair com 39% de bateria
. Quando descer os dois quilómetros até ao centro de Arruda, deve ficar nos 230/240 km.
Ontém já consegui dar um maior uso ao carro, tendo efetuado 211 km. O desconfinamento já começa a permitir efetuar deslocações mais sérias, tendo aproveitado para tratar de uns assuntos pessoais e profissionais. Nada de passeios ainda.
Comecei por ir a Loures (IKEA) levantar uma encomenda e passar pelo Campo Pequeno para entregar uns documentos, tendo regressado ainda de manhã a Arruda para almoçar. Utilizei a autoestrada, como fazia com o diesel mas a velocidades mais calmas (110/120km/h). Perdeu cerca de 20% da bateria (Saiu com 88% e após cerca de 110 km ainda tinha 66%). Depois, tive que ir à Azambuja e Cartaxo, aqui só em estradas nacionais e regressei ao final do dia a casa. Foram mais 100 km com o computador de bordo a indicar 39% de bateria e cerca de 100 km de autonomia. Isto apesar do calor que esteve no Cartaxo (30 Graus) e que obrigou a andar quase sempre com a AC ligado. Quando chegou ficou todo contente com os 21 Graus que o alto da Arruda apresenta e com a brisa do Atlántico Oeste nas costas até parece que mudei de país.
Esta autonomia é engraçada, pois do centro de Arruda até minha casa (+- 2 km a sempre a subir) diminuiu sempre 30 a 40 km. São dois quilómetros bem "puxados".
Para já os consumos parecem aceitáveis. Talvez seja um pouco guloso para o que tenho visto por aqui, mas ...

Neste momento com a bateria a 76% apresenta 200 Km de autonomia. Hoje não saiu e esteve a carregar devagarinho cá em casa. Ainda tenho receio de sair com 39% de bateria

O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Podem ser até bons consumos. Não sei que parte desse percurso é AE (quantos dos 211km), mas 14,8kWh/100km não será exagerado.

Isso quer dizer que o GOM é muito imediato, um pouco como o do Leaf, reage a mudanças de consumo muito rapidamente. Outros não reagem de todo (têm uma constante) e outros fazem médias de milhares de kms para o adivinhómetro. Com o tempo habituais-te a saber o que esperar da autonomia em função da bateria remanescenteljbmartins Escreveu: ↑07 mai 2020, 21:48Esta autonomia é engraçada, pois do centro de Arruda até minha casa (+- 2 km a sempre a subir) diminuiu sempre 30 a 40 km. São dois quilómetros bem "puxados".

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Excelente perceber que este 208 já permite uma utlização perfeitamente "normal" em que se não fosse o factor novidade, já nem se olhava para a autonomia...
Essa frase dos ultimos km também me chamou a atenção, mas pensei logo ui... se é assim a subir, a descer será um mimo... nunca carregue o carro a 100%, 95% será suficiente e poupa na conta, porque quando chegar ao centro da Arruda já deverá estar a 100%

Essa frase dos ultimos km também me chamou a atenção, mas pensei logo ui... se é assim a subir, a descer será um mimo... nunca carregue o carro a 100%, 95% será suficiente e poupa na conta, porque quando chegar ao centro da Arruda já deverá estar a 100%

-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
14,8 para 211km com AE à mistura como diz o Bruno até pode ser uma boa média. Ainda para mais sabendo que provavelmente deves ter usado a A10 até à A8 para ir ao Ikea e nenhuma delas é propriamente direita.
- ljbmartins
- Mensagens: 47
- Registado: 09 abr 2020, 20:03
- Data de fabrico: 10 mar 2020
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Verdade. utilizei a A10, A9 na ida e A1 A9/A10 no regresso. A subida da A1 em Alverca para A9 e depois A10 é um petisco valente. Fico com a ideia que apesar dessa forte subida, é preferível usar A1 e A9/A10 do que usar apenas A9/A10. E mais barato. A1 até Alverca é free

O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. 

-
- Mensagens: 726
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
De Alverca a Arruda há a possibilidade de ir pela Nacional, mais lento mas, tendo tempo:
.. não se paga portagem,
.. não se tem que subir tanto e o consumo é menor,
.. não se vai tão depressa -> consumo menor.
Mas tem umas quantas curvas, obriga a mais atenção, não havendo pressa é uma boa alternativa
.. não se paga portagem,
.. não se tem que subir tanto e o consumo é menor,
.. não se vai tão depressa -> consumo menor.
Mas tem umas quantas curvas, obriga a mais atenção, não havendo pressa é uma boa alternativa
-
- Mensagens: 584
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
A10 e A9 é de doidos em temos de consumos para EV's..ljbmartins Escreveu: ↑12 mai 2020, 11:38Verdade. utilizei a A10, A9 na ida e A1 A9/A10 no regresso. A subida da A1 em Alverca para A9 e depois A10 é um petisco valente. Fico com a ideia que apesar dessa forte subida, é preferível usar A1 e A9/A10 do que usar apenas A9/A10. E mais barato. A1 até Alverca é free.

- ljbmartins
- Mensagens: 47
- Registado: 09 abr 2020, 20:03
- Data de fabrico: 10 mar 2020
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Muito boa tarde amigos dos eletrões.
Aqui o pequeno e208 acabou de atingir os 1.000 km. Com chuva e poucas deslocações, mas os quilómetros vão surgindo como do nada.
O acumulado lá baixou dos 16 e muitos kWh/100 para uns mais simpaticos 15,6. Siga.

A vizinha do lado, a tal carrinha diesel está com má cara. Liguei-a para ver como se sente e não gostou muito. Custou a pegar. Não percebo porquê.
Aqui o pequeno e208 acabou de atingir os 1.000 km. Com chuva e poucas deslocações, mas os quilómetros vão surgindo como do nada.
O acumulado lá baixou dos 16 e muitos kWh/100 para uns mais simpaticos 15,6. Siga.

A vizinha do lado, a tal carrinha diesel está com má cara. Liguei-a para ver como se sente e não gostou muito. Custou a pegar. Não percebo porquê.

O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Tudo normal então....
Mais km, mais gosta do VE, os consumos baixam com naturalidade e fumarento fica parado... ah só falta (se não anconteceu) aquele pensamento: "porque não comprei VE antes.."
Muitos e bons km, enjoy the silence!
PS: ontem vi um e-208 azulão, com os jantes porreiras (seria talvez uma versão mais alta), já tinha visto um vermelho antes desta pandemia... bem bonitos, talvez corres "berrantes" demais, mas sem duvida que chamam a atenção.
Mais km, mais gosta do VE, os consumos baixam com naturalidade e fumarento fica parado... ah só falta (se não anconteceu) aquele pensamento: "porque não comprei VE antes.."

Muitos e bons km, enjoy the silence!
PS: ontem vi um e-208 azulão, com os jantes porreiras (seria talvez uma versão mais alta), já tinha visto um vermelho antes desta pandemia... bem bonitos, talvez corres "berrantes" demais, mas sem duvida que chamam a atenção.