
Leitor de Bateria com erro
-
- Mensagens: 1
- Registado: 05 dez 2023, 10:19
- Data de fabrico: 23 jul 2020
- Capacidade bateria: 40 kWh
Leitor de Bateria com erro
Bom dia
Desde já obrigado.
O meu Nissan Leaf 40 kWh, de 2020, mesmo tendo a carga a 100% quando inicia uma subida o leitor de bateria desce até 10% ou menos, quando não acelero recupera os valores ou quando inicio uma descida também recupera a bateria na sua totalidade. Esta variação da leitura da bateria faz com a viatura entre em modo de segurança e não puxe devidamente (aparece no mostrador a tartaruga), tendo eu de desligar e voltar a ligar para entrar no modo normal.
Não creio que seja um problema de baterias, mas sim um problema se software.
Vou com o carro para a semana a um concessionário Nissan ver o que se passa na realidade, mas vinha pedir a vossa opinião acerca do assunto, por conhecimento ou por experiência em situações iguais.
Obrigado.
Desde já obrigado.
O meu Nissan Leaf 40 kWh, de 2020, mesmo tendo a carga a 100% quando inicia uma subida o leitor de bateria desce até 10% ou menos, quando não acelero recupera os valores ou quando inicio uma descida também recupera a bateria na sua totalidade. Esta variação da leitura da bateria faz com a viatura entre em modo de segurança e não puxe devidamente (aparece no mostrador a tartaruga), tendo eu de desligar e voltar a ligar para entrar no modo normal.
Não creio que seja um problema de baterias, mas sim um problema se software.
Vou com o carro para a semana a um concessionário Nissan ver o que se passa na realidade, mas vinha pedir a vossa opinião acerca do assunto, por conhecimento ou por experiência em situações iguais.
Obrigado.
Re: Leitor de Bateria com erro
Nunca ouvi falar de um problema desses, penso que se fosse uma bateria ele entrava em falha, não consegues ligar o LeafSpy para ver como estão as celulas?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Isso é o que acontece no meu carro mas eu sei que tenho duas células danificadas que tem menos capacidade que as outras. Quando se acelera essas células perdem a pouca energia que tem, como tem menos capacidade entram em valores mínimos o que faz aparecer a tartaruga, depois quando faz regeneração essas células vão "encher" mais rapidamente que as outras e volta a subir a percentagem e a tartaruga desaparece.
Este comportamento da para ver com o Leafspy pois a células que provocam isso descem e sobem de forma abrupta.
Este comportamento da para ver com o Leafspy pois a células que provocam isso descem e sobem de forma abrupta.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leitor de Bateria com erro
também confirmo que isso é exatamente o sintoma de algumas células gastas, que quando baixam a tensão sobre carga "elevada" o carro decide mostrar % de bateria muito baixas, e depois recupera assim que abrande ou regenere um bocado.
O meu leaf 30 anda assim há meses mas o BMS recusa-se a baixar o SOH o suficiente para ir para a garantia sem as 4 "barras"
Solução imediata, acelerar menos ou durante menos tempo.
Solução ótima, ter garantia e mandar o carro para a nissan.
Solução aceitável, ir a uma oficina boa da especialidade e mudar as células avariadas.
O meu leaf 30 anda assim há meses mas o BMS recusa-se a baixar o SOH o suficiente para ir para a garantia sem as 4 "barras"

Solução imediata, acelerar menos ou durante menos tempo.
Solução ótima, ter garantia e mandar o carro para a nissan.
Solução aceitável, ir a uma oficina boa da especialidade e mudar as células avariadas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Parece que está aumentar o número de casos com este problema. Tem aparecido no Facebook nos últimos dias relatos de mais casos de carros com este comportamento.
O estranho é que não havia nenhum caso conhecido deste problema nos Leaf de 40 e agora de repente aparecem 3.
Será que o frio tem influência?
Isto também mete em causa tudo o que já discutimos sobre a durabilidade das células dos Leaf de 40, que ao que parece padecem do mesmo mal dos Leaf de 30. Já não é só o inchar das células, é mesmo a degradação das mesmas.
Os Leaf de 30 com este comportamento são de 2016/2017 os Leaf de 40 são de 2019/2020.
O estranho é que não havia nenhum caso conhecido deste problema nos Leaf de 40 e agora de repente aparecem 3.
Será que o frio tem influência?
Isto também mete em causa tudo o que já discutimos sobre a durabilidade das células dos Leaf de 40, que ao que parece padecem do mesmo mal dos Leaf de 30. Já não é só o inchar das células, é mesmo a degradação das mesmas.
Os Leaf de 30 com este comportamento são de 2016/2017 os Leaf de 40 são de 2019/2020.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
Ainda não consegui ver qualquer tipo de padrão no que está a acontecer, são casos em que temos muito pouca informação.Nonnus Escreveu: ↑18 dez 2023, 06:15Parece que está aumentar o número de casos com este problema. Tem aparecido no Facebook nos últimos dias relatos de mais casos de carros com este comportamento.
O estranho é que não havia nenhum caso conhecido deste problema nos Leaf de 40 e agora de repente aparecem 3.
Será que o frio tem influência?
Isto também mete em causa tudo o que já discutimos sobre a durabilidade das células dos Leaf de 40, que ao que parece padecem do mesmo mal dos Leaf de 30. Já não é só o inchar das células, é mesmo a degradação das mesmas.
Os Leaf de 30 com este comportamento são de 2016/2017 os Leaf de 40 são de 2019/2020.![]()
A ser como dizes não começaria por acontecer nos de 2017/2018?
De qualquer das formas a informação é escassa, não temos o tipo de condução/tratamento do carro, e 3 casos é muito pouco para se avaliar qualquer coisa, podem ser casos de problemas de garantia, tipo celulas com defeito... O que acredito que tenha acontecido a bem mais do que 3 casos, e não é exclusivo da Nissan...
PS: Já tive um problema precisamente idêntico ao deste tópico na minha scooter e foi o BMS que berrou...

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Não achas estranho durante anos não haver qualquer relato e em menos de uma semana aparecer 3? Será apenas coincidência?
E como sabes nem toda a gente reporta o que acontece, portanto serão muitos mais (penso eu).
A imagem das células inchadas começou por aparecer um caso, ou outro e de repente a certa altura aparecia todos os dias alguém com o erro.
Vamos esperar para ver...
E como sabes nem toda a gente reporta o que acontece, portanto serão muitos mais (penso eu).
A imagem das células inchadas começou por aparecer um caso, ou outro e de repente a certa altura aparecia todos os dias alguém com o erro.
Vamos esperar para ver...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
Acho muito mais estranho aparecerem casos de 2020 em vez de serem casos de 2017/2018.Nonnus Escreveu: ↑18 dez 2023, 10:11Não achas estranho durante anos não haver qualquer relato e em menos de uma semana aparecer 3? Será apenas coincidência?
E como sabes nem toda a gente reporta o que acontece, portanto serão muitos mais (penso eu).
A imagem das células inchadas começou por aparecer um caso, ou outro e de repente a certa altura aparecia todos os dias alguém com o erro.
Vamos esperar para ver...
E só conheço 2 casos, um do Facebook e este, casos que não faço ideia do historial do carro, onde viste os outros?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Leitor de Bateria com erro
Não estou a ver que fenomeno é esse que o pessoal desvalorizou, pode é ter opinião diferente, agora desvalorizar...MRider Escreveu: ↑18 dez 2023, 14:10Já a alguns anos que venho a comentar esse fenômeno principalmente nos Leaf 40 . A maioria do pessoal daqui do fórum desvalorizou dizem que desconhecem e só ouviram falar alguma coisa no Facebook.
Eu já ando aqui neste forum já quase a uma década e não tenho razões para estar a inventar coisas deste tipo.
Desde os primeiros casos e após ver algumas céulas inchadas já deu para perceber que a bateria não está projectada para a potência do carro.
E os leafs que vão se safando são de utilizadores que têm cuidado e já não estão no seu primeiro veículo elétrico.
Uma coisa é certa, o uso abusivo tem como resultado a deformação das células, fora isso não vejo outro problema crónico do carro/bateria, claro que uso abusivo pode ter diferentes interpertações, na minha opinião o uso normal é não deixar a temperatura andar muito tempo no vermelho, lida bem com a potência desde que não ultrapasse este patamar só isso.
E de facto o que vejo é que quem tem o carro desde novo e não abusou muito não tem tido problemas, claro que avarias existem sempre, mas com a revenda destes carros que não se sabe de onde vêm (TVDE nalguns caos) leva ao aparecimento de carros pirateados e avarias cada vez mais esquisitas, vamos aguardar para ver mais.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leitor de Bateria com erro
O facto de os problemas aparecerem com o frio é normal. O frio baixa a performance de todas as células, mas aquelas que estão perto do limite vão ultrapassar esse limite e dar erro. O caso mais antigo que conheço de um Leaf, é o do OCasal, deste fórum. Um mk1 que com 4-5 anos (se não me falha a memória) começou a ter o sintoma de perder SOC rapidamente quando em esforço contínuo (subida grande em aceleração). Ou seja, não é o frio que provoca o problema, mas é o frio que o revela.
Isso de colocar na descarga o problema eu não como. Sempre acelerei com o meu mk1 a fundo regularmente (nos primeiros anos era sempre, basicamente) e não tive este tipo de problema. As células degradaram-se sempre por igual. A minha modesta opinião é a de sempre: são as cargas a 100% e especialmente o tempo passado a 100% que provocam estes desequilíbrios.
Até a Tesla recentemente alterou a recomendação de carregar a 90% no dia a dia para 80%, no caso dos packs de NCA (em LFP esta questão não é relevante).
Isso de colocar na descarga o problema eu não como. Sempre acelerei com o meu mk1 a fundo regularmente (nos primeiros anos era sempre, basicamente) e não tive este tipo de problema. As células degradaram-se sempre por igual. A minha modesta opinião é a de sempre: são as cargas a 100% e especialmente o tempo passado a 100% que provocam estes desequilíbrios.
Até a Tesla recentemente alterou a recomendação de carregar a 90% no dia a dia para 80%, no caso dos packs de NCA (em LFP esta questão não é relevante).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt