
Leaf não "pega"
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Leaf não "pega"
Hoje por 2x o meu Leaf não "pegou".
Carregava no travão, pulsava o botão ON e o motor não ligou.
No painel de instrumentos aparece tudo ligado excepto os indicadores de carga. Os sons de início também não apareceram.
Coloquei instantâneamente á carga e arrancou.
Fiz cerca de 50kms fui às compras e novamente não pegou.
Chamei a assistência...mas tentei inúmeras vezes, até que ligou...
Vim para casa e reparei que a bateria de 12v estava com 12,2v...
Um par de horas depois estava a 10v.
Penso que será a bateria, correto?
Que bateria recomendam comprar?
Obrigado
Leaf 24kwh 2015
Carregava no travão, pulsava o botão ON e o motor não ligou.
No painel de instrumentos aparece tudo ligado excepto os indicadores de carga. Os sons de início também não apareceram.
Coloquei instantâneamente á carga e arrancou.
Fiz cerca de 50kms fui às compras e novamente não pegou.
Chamei a assistência...mas tentei inúmeras vezes, até que ligou...
Vim para casa e reparei que a bateria de 12v estava com 12,2v...
Um par de horas depois estava a 10v.
Penso que será a bateria, correto?
Que bateria recomendam comprar?
Obrigado
Leaf 24kwh 2015
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Re: Leaf não "pega"
Boas,
sim parece que tens a bateria de 12v morta.
Respeita as características da original.
Boa continuação.
sim parece que tens a bateria de 12v morta.
Respeita as características da original.
Boa continuação.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Leaf não "pega"
A original diz que é de 50Ah e 420A, mas a consultar o site da Varta (dizem que dura que se farta), eles aconselham a B32 de 45Ah 330A.
Fiquei meio baralhado!
Amanha vou verificar as medidas para encaixar.
Alguma sugestão?
Fiquei meio baralhado!
Amanha vou verificar as medidas para encaixar.
Alguma sugestão?
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Re: Leaf não "pega"
Qualquer bateria que caiba fisicamente serve.
O Leaf não precisa de picos de centenas de centenas de amperes para ligar como o motor de arranque de combustão.
Apenas precisa de uns 10A para as centralinas todas, luzes do habitáculo e atracar o contactor da bateria de 400V.
Quanto mais Ah tiver mais tempo aguenta com os acessórios ligados sem estar com o sistema de alta tensão ativo (carro verde no painel de instrumentos).
Mas os amperes de pico para arranque não interessam para nada.
No meu MK1 a bateria de 12V ainda durou 7 anos até estar só com 2Ah de capacidade restante e já não aguentar uns minutos os piscas ligados.
O Leaf não precisa de picos de centenas de centenas de amperes para ligar como o motor de arranque de combustão.
Apenas precisa de uns 10A para as centralinas todas, luzes do habitáculo e atracar o contactor da bateria de 400V.
Quanto mais Ah tiver mais tempo aguenta com os acessórios ligados sem estar com o sistema de alta tensão ativo (carro verde no painel de instrumentos).
Mas os amperes de pico para arranque não interessam para nada.
No meu MK1 a bateria de 12V ainda durou 7 anos até estar só com 2Ah de capacidade restante e já não aguentar uns minutos os piscas ligados.
- Filipe
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Re: Leaf não "pega"
No meu com 10 anitos continua a chispar 

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Re: Leaf não "pega"
Que sorte... o meu ficou 1 mes parado e agora deu nisto.
Vou ver se encontro algo barato.
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Re: Leaf não "pega"
1 mês parado se for com o cabo do EVSE metido dá nisso.
No Leaf de primeira geração quando o carro tem o cabo do EVSE colocado sem estar a carregar fica com muita eletrónica acordada a consumir a bateria de 12V e a bateria princial e o EVSE desligados.
A primeira vez que a minha bateria de 12V do MK1 ficou demasiado descarregada foi quando fui 15 dias de férias de avião e deixei o carro em casa sem carregar mas com o EVSE ligado.
No Leaf de primeira geração quando o carro tem o cabo do EVSE colocado sem estar a carregar fica com muita eletrónica acordada a consumir a bateria de 12V e a bateria princial e o EVSE desligados.
A primeira vez que a minha bateria de 12V do MK1 ficou demasiado descarregada foi quando fui 15 dias de férias de avião e deixei o carro em casa sem carregar mas com o EVSE ligado.
- Filipe
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Re: Leaf não "pega"
À cerca da resilência da bateria de 12V, nunca deixei o cabo ligado ( só para carga ), e quando a bateria indica menos de 12,50V ponho em ready ou
dou-lhe uma carga com a bateria de 12V desligada. ( Claro que a seguir uso o Leafspy para limpar erros )
Ao longo destes 10 anos, por 2 vezes no dia seguinte o carro não pegava pois tinha a bateria de 12V a menos de 8V, o que facilmente foi resolvido
pondo-a à carga desligada do carro. ( penso que provocado por algum relé
)
Só uma vez repus o nível do electrólito, com um pouco de água destilada.
dou-lhe uma carga com a bateria de 12V desligada. ( Claro que a seguir uso o Leafspy para limpar erros )
Ao longo destes 10 anos, por 2 vezes no dia seguinte o carro não pegava pois tinha a bateria de 12V a menos de 8V, o que facilmente foi resolvido
pondo-a à carga desligada do carro. ( penso que provocado por algum relé

Só uma vez repus o nível do electrólito, com um pouco de água destilada.
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Re: Leaf não "pega"
A bateria do meu não tem manutenção. Logo não posso verificar o nivel de eletrolitico.
Estive a ver e encontrei 2 com as medidas exatas:
Uma de marca branca (APL) de 45Ah/360A por 40€ e uma VARTA Blue Dynamic C22 com 52Ah/470A por 67,5€...
Também vou ver as do Eleclerc... dizem que têm uma boa relação preço/qualidade.
Estive a ver e encontrei 2 com as medidas exatas:
Uma de marca branca (APL) de 45Ah/360A por 40€ e uma VARTA Blue Dynamic C22 com 52Ah/470A por 67,5€...
Também vou ver as do Eleclerc... dizem que têm uma boa relação preço/qualidade.
- migle
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Re: Leaf não "pega"
Estamos habituados a escolher preços em tudo, comparar lojas, ver na internet. Às vezes exageramos e por menos um bocadinho esperamos mais tempo por um produto ou temos de dar uma volta maior.
O que é que são 27€ ao pé de um incomodo com o carro?
O que é que são 27€ ao pé de um incomodo com o carro?