Página 1 de 2
Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 09 jun 2020, 09:01
por Magnetik123
Bom dia,
Vou fazer uma viagem ao Algarve em julho e o meu velhote

vai-me emprestar o seu EV. Nissan leaf 40kwh. Usei o ABRP para planear a viagem e diria que tenho de fazerr 3 ou 4 cargas rapidas nas areaa de aervico da AE. O meu plano será baseado nisto ->
https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... dbe7d9df82. Corro algum risco? A minha duvida é: isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar? Que apps utilizam para isto? Eu uso o chargemaps mas deacobri q o miio costuma ter mais postos (pelo menos aqui na zona norte). Mais alguma que acham q faz sentido alem do ABRP? Estava a pensar ir durante a noite para garantie que tinha mais probabilidade de ter os postos nao ocupados e também por ter melhores temperaturas para o carro.
Curiosidade: Outro dia estava a vir de agueda e parei na antuã. Acontece que estava la um nissan leaf a fazer uma carga rapida no chademo e eu na minha ignorancia peguei no cabo tipo 2 para carregar o meu. Ele disse me que nao o podia fazer porque nao ia aguentar e ia deitar os dois abaixo. Isto é verdade? Sao todos os postos assim?
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 09 jun 2020, 22:52
por marcopns
Relativamente ao posto, nada vai abaixo. Quem montou o equipamento é suficientemente inteligente para perceber se a potência disponível permite carregar 1 ou 2 carros em simultâneo. Por isso há postos que permitem carregar 2 carros ao mesmo tempo e outros não. O único problema é que, dependendo do cartão que estava a usar, a carga a 6kw podia doer na carteira.
A viagem ao do Porto ao Algarve serão cerca de 500km. Sempre em AE com muitos postos pelo meio, não há qualquer receio de autonomia. Cuidados, manter velocidades moderadas a rondar os 100kmh, carregar apenas até aos 80%, fazer as 3 ou 4 paragens recomendadas. De certeza que vai perder alguns minutos devido ao rapidgate. Como se aproxima um período de viagens ao Algarve, deve evitar as horas de ponta.
Edit: 600km. O desvio por Coimbra foi propositado ou recomendado pelo AB?
Sempre sem sair da AE:
1a paragem: Pombal 133km
2a paragem: Aveiras 121km
3a paragem: Alcácer 88km
4a paragem: Aljustrel 79km
5a paragem Lagos 144km
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 09 jun 2020, 23:18
por BrunoAlves
O ABRP é extremamente fiável, normalmente as recomendações são de seguir.
Magnetik123 Escreveu: ↑09 jun 2020, 09:01
isso nao vai aquecer muito a bateria para fazer a viagem num dia? Ja alguem fez uma viagem parecida? Que conselhos me podem dar?
Sim
Muita gente
Nada além do que já pensaste: ir de noite para fugir à confusão e cumprir o planeado.
Apps é usar a Miio. Não há melhor.
Tão ou mais importante: tens onde carregar no destino? Se não tiveres, prepara isso. É fundamental.
Em relação ao desligar do posto, como já disseram não é assim. Se o posto permitir escolher a type2 é porque se pode usar em conjunto. Se não permitir, não se pode usar.
Seja como for, usar a type2 num Leaf num PCR pode ser má idea, a maioria cobra por tempo e nessa tomada pode ficar muito caro.
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 10 jun 2020, 12:44
por cfvp
Apesar de nunca ter feito uma viagem dessas com o meu, pelo o que tenho visto posso recomendar que faças carregamentos rápidos entre 40% e 90%, especialmente nas 3 primeiras cargas rápidas. Depois disso penso que não haverá grande problema em ir um bocado abaixo dos 40%, visto que o carro já começa a limitar a potência de carregamento de qualquer forma. Portanto o objectivo de carregar acima de 40% é não deixar o carro carregar muito tempo com a potência mais elevada (que acontece até aos +- 60%), para não haver tanto aquecimento. Isto numa viagem grande, com várias cargas rápidas, acaba por ser vantajoso.
Um utilizador daqui, o civic, fez uma viagem semelhante e não teve grandes problemas. É possível "controlar" a temperatura fazendo os carregamentos como eu disse e com velocidades de nacional. Podes ver o relato dele aqui:
viewtopic.php?p=125705#p125705
Já agora tens a atualização do rapidgate? É sempre uma ajuda.
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 10 jun 2020, 18:32
por cfvp
Fiz um plano no abrp que me parece bom:
https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 37abf4d0a4
Outro aspecto a ter em conta é sair de casa a 100%.
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 10 jun 2020, 19:22
por rnlcarlov
PCR da Mealhada para quem vai para sul.... Parece que houve aí um engano.
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 10 jun 2020, 19:32
por mjr
Tens aqui o relato da minha primeira viagem Porto-Alvor (Algarve) no Leaf 40:
https://www.clubeletricos.com/viewtopi ... 30#p109299
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 10 jun 2020, 21:07
por cfvp
rnlcarlov Escreveu: ↑10 jun 2020, 19:22
PCR da Mealhada para quem vai para sul.... Parece que houve aí um engano.
Ok, tens razão, obrigado pelo reparo. Pensei que houvesse nos 2 sentidos. Os nomes que o abrp põe também são muito esquisitos, não dá para perceber se é N/S ou S/N, mas de qualquer maneira devia ter visto o mapa com mais atenção.
Também não vi se estes postos existem na miio, por exemplo, e se estão mesmo a funcionar, mas acredito que sim.
Deixo aqui a versão corrigida:
https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 2ab6a55e02
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 11 jun 2020, 11:30
por rnlcarlov
Não concordo muito com esta sugestão do ABRP.
Estou mais inclinado para o percurso que o Mjr fez. Penso que ir a 100km/h reduz bastante o consumo o carro e exige menos energia carregada em PCR, logo menos aquecimento e rapidgate.
Em vez de Santarém, agora com o PCR de Torres Novas, à beira da A1 e pago ao kWh, escolheria essa para primeira paragem. Depois Alcácer (via A13) e Aljustrel, uma delas sendo uma carga mais curta.
Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Enviado: 11 jun 2020, 12:04
por cfvp
Segundo o relato do mjr dá a entender que a bateria aqueceu 14ºC a andar a 100km/h, o que me parece muito, mas não sei, é possível. Além disso teve rapidgate em força logo na 2º CR. De qualquer forma, na minha sugestão também pus 100km/h.
Ir direto para Torres novas são mais de 200km, isso parece-me muito arriscado e vai aquecer demasiado a bateria. Além de que esse posto não é um fora da AE? Também dá, mas é menos conveniente.