A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 07 nov 2024, 15:41

Nonnus Escreveu:
06 nov 2024, 21:59
[

O que vale é que há para todos os gostos e com o tempo vai aparecendo mais relatos. Nem são melhores, nem piores, são diferentes.

https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 962691124/
Estranho esse tópico, a pessoa em causa só dá a resposta automatica de "não. troquei a bateria e não fez diferença", não responde a mais nada, o carro foi comprado novo, fez o reset aos DTC depois de trocar a bateria???

E não são diferentes, pelos comentários é o normal quando a bateria de 12v pifa...

Mas já vi que estás numa cruzada de que quando aparece um tópico a malhar no LEAF tratas logo de o mostrar aqui... Vais ter que fazer com o passar do tempo e o aumento deles nos usados. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 07 nov 2024, 20:27

Não estou a malhar em nada. Eu acho engraçado é o negacionismo de alguns de vocês quando há mais que evidências que o carro tem graves problemas, seja particular, seja uber. Tem mais probabilidades de dar problemas quando é abusado, mas também aparecem carros "com poucos KM" apresentar problemas. Da mesma maneira que existem Leafs de 30 que deram problemas e existem Leafs de 30 mais velhos ainda com 9 barras e sem células degradadas.

Esses ninguém diz não sabemos o uso que teve, se foi comprado novo etc. Porquê? É porque existem exemplos como o meu e do Frankesousa que tivemos problemas e não somos uber?

Já agora, já viste as últimas noticias acerca da Nissan? Achas que o que esta acontecer com o Leaf não tem a sua cota parte?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 08 nov 2024, 09:19

Concordo com algumas coisas que dizes, menos na parte quando dizes da mesma maneira em relação ao 30, mostra-me um LEAF 30 com 12 barras e com mais de 100 000 kms e 6 anos...

Tentas comparar os 2 mas nada têm a ver um com o outro, conforme já te disse antes, as baterias são completamente diferentes e os problemas também o são, nem sequer são comparaveis no numero de vendas, como tentas transparecer, é obvio que o 40 vendeu muito mais e muito utilizado na praça, esses são os que vais ter que trazer para aqui quando vendidos usados, e já percebi que a cada um que dê um problema, mesmo que seja da bateria de 12v não o vais deixar escapar. :lol:

Ainda não consegui ver um LEAF 40 com esses problemas que relatas que não tenha um passado duvidoso ou seja problema em garantia. ;)

Alem disso, o LEAF desde que nasceu já se sabia que era um carro muito limitado, um verdadeiro lowcost, a sua utilização dita a sua longevidade, nunca vi aqui ninguém negar isso, o facto é que aqueles que sabemos bem a sua utilização e são utilizados dentro das suas limitações, ainda não tiveram problemas de maior.
Última edição por civic em 08 nov 2024, 10:02, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2024, 09:59

Trago para aqui estes casos como bem recentemente desenterrei o tópico da actulização do Leaf de 30. Trago casos que estimulem a nossa discussão sobre certos assuntos. Estas a ver a coisas pelo lado pessimista eu estou a ver a coisa pelo lado da discussão saudável e só assim aprendemos.

O não falar dos assuntos não faz com que eles não existam, alias só falando deles é os podemos compreender melhor.

Há um ano atrás quantos casos destes tínhamos conhecimento? 1 ou 2! Com o passar do tempo é raro o dia que não aparece alguém a queixar-se. Achas que não quer dizer nada?

Como já vimos há casos da bateria de 12V (como o teu), embora eu ache que há pessoas que tem o problema mais grave, mas mudam a bateria de 12V o problema fica escondido, mais tarde volta aparecer (há alguns relatos neste sentido), mas como já vimos a maioria não vem dizer, até porque muitos depois metem os carros à venda e não convêm levantar a lebre.

O que é que preferes? Falar sobre o assunto e aprender com ele, ou fazer como a avestruz?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 08 nov 2024, 10:15

Na minha opinião o LEAF 30 tem um problema de degradação precoce, por melhor que o trates não consegues evitar, o 40 é muito diferente nesse aspeto, não é sequer comparável... Tem os seus proprios problemas. :lol:

E acho bem a discussão e falar dos assuntos, mas acho que somos um pouco mais esclarecidos nestas coisas do que a malta do Facebook, um alarme que por norma representa uma bateria de 12v morta, é logo caso para achar que se deve mudar a bateria de tração, isso pode ser discutido no Facebook, aqui acho que já passsamos essa fase...

É obvio que com o passar do tempo vais ter mais casos, isso acontece com todos os EVs e até CIs, vê lá os casos dos Hyundai/KIA em relação aos rolamentos, com o passar do tempo cada vez tens mais casos, não sei onde está a duvida... E dizes que é raro o dia em que não aparece nada? Não estás a exagerar um pouco?

O meu nunca teve problema com a bateria de 12V, ainda tem a original, um dia destes vai aparecer esse alarme, e achas que vou para o Facebook abrir uma discussão?

Nunca neguei uma discussão e não estou a dizer que não se deve falar no assunto, acho é que generalizar é para o pessoal do Facebook, por aqui podia-mos ter uma discussão um bocadinho mais focada, o comentário que fizeste foi precisamente isso " Nem são melhores, nem piores, são diferentes."
O que queres dizer com isto?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 08 nov 2024, 10:27

Mas esperam lá, estamos num tópico com titulo "A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!"

Assim, para ser sincero, a única parte que me deixou alarmado no post do facebook foi esta sequencia:
- O carro parou com um erro no sistema EV
- Levou o carro à marca (coisa mais correta de se fazer na minha opinião)
- a marca diz que tem de levar uma bateria de tração nova e são 17k€

Para mim o assunto acaba aqui, o diagnostico da Nissan, que se prova mais uma vez que falhou redondamente em "quase tudo", e muito mesmo na relação com o cliente, diz que é a bateria de tração lixada e é para trocar.

Qualquer pessoa "normal" só tem mais é que aceitar e vai publicitar (e bem) que o leaf não presta e que ao fim de 130mil km precisa de uma bateria nova de 17k€ (ainda deve ser + IVA e mais instalação, e com sorte não têm baterias e o carro vai para a sucata).

Por mim quase que podemos fechar o tópico, não há mais nada a dizer sobre a Nissan.

Abria um tópico novo com titulo, "como salvar os Leaf que a Nissan não quer tratar" e ai discutimos soluções para os problemas que, inevitavelmente, diria que todos os leafs vão ter não tarda nada porque os anos não perdoam.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

civic

Mensagem por civic » 08 nov 2024, 10:42

frankesousa Escreveu:
08 nov 2024, 10:27
Mas esperam lá, estamos num tópico com titulo "A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!"

Assim, para ser sincero, a única parte que me deixou alarmado no post do facebook foi esta sequencia:
- O carro parou com um erro no sistema EV
- Levou o carro à marca (coisa mais correta de se fazer na minha opinião)
- a marca diz que tem de levar uma bateria de tração nova e são 17k€

Para mim o assunto acaba aqui, o diagnostico da Nissan, que se prova mais uma vez que falhou redondamente em "quase tudo", e muito mesmo na relação com o cliente, diz que é a bateria de tração lixada e é para trocar.

Qualquer pessoa "normal" só tem mais é que aceitar e vai publicitar (e bem) que o leaf não presta e que ao fim de 130mil km precisa de uma bateria nova de 17k€ (ainda deve ser + IVA e mais instalação, e com sorte não têm baterias e o carro vai para a sucata).

Por mim quase que podemos fechar o tópico, não há mais nada a dizer sobre a Nissan.

Abria um tópico novo com titulo, "como salvar os Leaf que a Nissan não quer tratar" e ai discutimos soluções para os problemas que, inevitavelmente, diria que todos os leafs vão ter não tarda nada porque os anos não perdoam.
Sim, em termos de marca a Nissan, em Portugal pelo menos, falha em tudo o que tem a ver com assistência aos seus carros, já venho a dizer isso desde 2018, o pós venda é francamente mau, a asisstência tecnica ainda pior.
O meu logo no inicio (antes dos 10 000kms) deu um alarme "reparar sistema EV", pelo concessionário era mudar a bateria de tração na hora, eu vi os DTC e o erro era de carregador, que raio , não sabem ler? Aindo hoje consigo replicar esse erro quando quiser, e já vai com 154 000kms e 6 anos depois.
Eu diria que esses problemas não serão exclusivos dos LEAF, todos os carros mais dia menos dia vão ter problemas... Aqui o titulo tem tudo a ver com a discussão, a Nissan não falhou, a Nissan continua a falhar em toda a parte de assistência aos EVs, não apenas os LEAF, o EV200 tem o mesmo tratamento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 08 nov 2024, 11:13

Já agora, podes dizer como replicar?

Há uns anos também me assustei com essa mensagem, que não teve nenhuma consequência nefasta, mas, para descanso futuro, como se reproduz para se evitar ou se aparecer novamente, confirmar que realmente foi devido a essa situação.

civic

Mensagem por civic » 08 nov 2024, 13:05

mafgod Escreveu:
08 nov 2024, 11:13
Já agora, podes dizer como replicar?

Há uns anos também me assustei com essa mensagem, que não teve nenhuma consequência nefasta, mas, para descanso futuro, como se reproduz para se evitar ou se aparecer novamente, confirmar que realmente foi devido a essa situação.
É muito facil, basta desligar o EVSE na tomada sem ter parado o carregamento ou desligar a alimentação, sei que saiu uma atualização para que isto não aconteça mas vinha na mesma atualização do rapidgate e nunca a fiz por minha opção. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 08 nov 2024, 13:12

Ok, acho que o meu levou essa atualização do rapidgate, portanto, já não deverá acontecer nesse cenário :-)

Obrigado pela partilha!

Responder

Voltar para “Nissan”