
Leitor de Bateria com erro
Re: Leitor de Bateria com erro
Não digo que o senhor da Acecitec tenha razão, mas os engenheiros da Nissan também não projectaram a bateria da melhor forma. E já nem falo de não ter refrigeração da bateria, mas a forma como lidam com o controlo de temperatura é muito básico e diria até um pouco perigoso. O famoso rapidgate é uma forma muito rudimentar de gestão da temperatura. E mesmo assim já vimos vários casos com a falha de isolamento, lá está, não foi muito bem pensado. No entanto a culpa provavelmente nem é dos engenheiros mas sim de quem está à frente da Nissan que não quis investir no carro...
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Re: Leitor de Bateria com erro
A questão aqui é:frankesousa Escreveu: ↑16 ago 2024, 10:15O problema aqui nunca foi software, mas sim a tensão das células que cai drasticamente quando fornecem corrente.
Ora, considerando que até pode existir balanceamento ativo de células mas é na ordem dos poucos A, e aqui estamos a falar na ordem das dezenas de A, o software nada pode fazer.
A única coisa possível que vejo é mesmo alterar/ enganar o software por forma a que o carro nem desligue quando a tensão cai abaixo de 2V da célula ou mais e 1V de "desbalanceamento", nem entre em modo GOM louco e mantenha a postura das contas de SOC e autonomia mesmo tendo algumas células a morrer.
Seja como for, essas células vão sempre sofrer de voltagem muito baixo e eventualmente danificarem ainda mais ou terem uma falha catastrófica por estarem expostas a esse stress sem "controlo de segurança".
Obviamente que esses mecanismos de segurança não foram implementados porque a NISSAN não gosta dos clientes, mas porque é necessário por segurança.
Diria que uma alteração dessas pode ser perigosa, eu não o faria e não aconselho ninguém a faze-la.
Ainda bem que uma empresa/ pessoa dessas diz ter mais conhecimento/ inteligência que um batalhão de engenheiros japoneses
Eu na verdade até vejo uma solução possível, mas física, que é não querendo mudar as células, simplesmente retira-las fora e ajustar o software para não querer saber disso e funcionar na mesma. Na verdade só se perderia 7v no pack ou assim. Mas indo por ai, porque não meter 2 ou 3 células novas
Para ser corrigido instantaneamente tem de ser por software. Não estou a ver sem mexer no software do carro podem limitar a descarga da célula X ou Y.Se o desequilíbrio for em "trabalho" isso é corrigido instantaneamente.
Mas mais uma vez voltamos ao mesmo. Fazer alteração de software num carro em garantia para prevenir inchaço e degradação acentuada, puff lá se vai a garantia, fazer isto depois da garantia, o mal já lá esta na volta vale mais abrir e tirar os módulos lixados e retirar a limitação provocada por essas células. Tudo depende do preço pedido por esta alteração.
Uhm, pelos visto já tiveram problemas com as alterações que efecturam anteriormente.E vai iniciar mais uma luta nos tribunais, como sempre " cada vez que fazemos algo de bom para os utilizadores
, já nos habituaram.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Vou mandar o meu centimo, o que se pode fazer numa situação de ter uma celula que drene muito rapido em relação às outras, só se consegue com o BMS, ou seja, teria que o fazer com muito mais corrente, teria que drenar das outras celulas para manter essa com a mesma tensão das outras, isto é impossivel só com software pois estamos a falar de muita corrente que o BMS não consegue distribuir, isso nunca será uma solução, alem de que essa celula com problemas vai-se deteriorar muito rapidamente podendo entrar em curto, duvido muito dessa solução.
Quanto aos engenheiros da Nissan, acho que a opção de celulas LMO para a primeira geração foi um erro, na segunda geração já colocaram celulas NMC como os restantes fabricantes e com cobalto na sua constituição já têm uma degradação mais baixa, mas neste erraram na estrutura, resumindo, no primeiro falharam na quimica e na segunda falharam na montagem, o aquecimento é que dita a longevidade, embora na primeira geração não há muito a fazer.
Quanto aos engenheiros da Nissan, acho que a opção de celulas LMO para a primeira geração foi um erro, na segunda geração já colocaram celulas NMC como os restantes fabricantes e com cobalto na sua constituição já têm uma degradação mais baixa, mas neste erraram na estrutura, resumindo, no primeiro falharam na quimica e na segunda falharam na montagem, o aquecimento é que dita a longevidade, embora na primeira geração não há muito a fazer.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Então o que achas que pode estar por detrás desta suposta invenção?civic Escreveu: ↑16 ago 2024, 12:18Vou mandar o meu centimo, o que se pode fazer numa situação de ter uma celula que drene muito rapido em relação às outras, só se consegue com o BMS, ou seja, teria que o fazer com muito mais corrente, teria que drenar das outras celulas para manter essa com a mesma tensão das outras, isto é impossivel só com software pois estamos a falar de muita corrente que o BMS não consegue distribuir, isso nunca será uma solução, alem de que essa celula com problemas vai-se deteriorar muito rapidamente podendo entrar em curto, duvido muito dessa solução.
Quanto aos engenheiros da Nissan, acho que a opção de celulas LMO para a primeira geração foi um erro, na segunda geração já colocaram celulas NMC como os restantes fabricantes e com cobalto na sua constituição já têm uma degradação mais baixa, mas neste erraram na estrutura, resumindo, no primeiro falharam na quimica e na segunda falharam na montagem, o aquecimento é que dita a longevidade, embora na primeira geração não há muito a fazer.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Simplesmente não acredito nela, podes até lubridiar o sistema por uns tempos, mas essas celulas vão acabar por morrer precocemente, pois vão andar com tensões muito baixas e muito altas e vão acabar por ficar em curto e originar algo mais perigoso, ou seja passam a ser apenas uma ligação entre as outras, para isso mais vale tirar as celulas danificadas e reprogramar o sistema para andar com tensão mais baixa e com menos celulas.
Se calhar até é o que fazem, mas precisam de mexer no pack, não é só software.
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Re: Leitor de Bateria com erro
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 2077880648
Um comportamento já conhecido por nós. Mas o que impressiona é o numero de comentários de pessoas a dizerem o que tem o mesmo problema.
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Re: Leitor de Bateria com erro
A mim não me impressiona, pois alguns deles até dizem que mudaram a bateria de 12v e resolveu...Nonnus Escreveu: ↑07 out 2024, 18:41https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 2077880648
Um comportamento já conhecido por nós. Mas o que impressiona é o numero de comentários de pessoas a dizerem o que tem o mesmo problema.

A ver a quantidade de "bons negócios" que existem no OLX com este carro não será de esperar outra coisa.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Quem? Só vejo mais uma pessoa a queixar-se nos comentários que teve o mesmo problema, mas a bateria está na garantia.Nonnus Escreveu: ↑07 out 2024, 18:41https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 2077880648
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Re: Leitor de Bateria com erro
Estás um bocado desatento. Eu conto pelo menos 3.
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Re: Leitor de Bateria com erro
Quem?
E mesmo que sejam 3, o que é isso no meio de milhares de Leafs vendidos? Além disso podem ter sido carros de ubers, super maltratados. É difícil ter uma percepção precisa da situação vendo comentários do FB...
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