Boa noite
Sou recem proprietario de 1 NISSAN LEAF 30KW mas sem livro de manutenção. O antigo dono faleceu e obviamente, não me pode dar mais informação...Fui ao concessionario onde a viatura foi comprada, teem registo da preparação e entrega em 2016 mas não tem mais nada e surpreso fiquei quando lá me disseram que nem a NISSAN consegue saber, se e onde, foram feitas as manutenções porque a bd não está centralizada e cada concessionario tem a sua bd e fica ao criterio de cada 1 registar os trabalhos efetuados no software da NISSAN. Basicamente apenas os recall ficam registados( feitos e por fazer) centralmente por motivos de faturação dos trabalhos efetuados á NISSAN nestes recall.
Neste momento o carro está a meio da garantia e não tem nenhum problema mas e se tiver? Legalmente, estou convencido que a Nissan não pode excluir-se, mas fiquei surpreendido com esta situação até porque fui cliente BMW e tudo ficava registado na chave...
E agora? Alguem ja passou por situação parecida?
obg
FS
p.s.Desculpem se estou a repetir topico mas procurei e não encontrei nada

livro manutenção inexistente
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: livro manutenção inexistente
Viva. Isso dos concessionários não darem a informação ou registar as manutenções não sei ao certo.santfm Escreveu: ↑06 mar 2020, 00:01Boa noite
Sou recem proprietario de 1 NISSAN LEAF 30KW mas sem livro de manutenção. O antigo dono faleceu e obviamente, não me pode dar mais informação...Fui ao concessionario onde a viatura foi comprada, teem registo da preparação e entrega em 2016 mas não tem mais nada e surpreso fiquei quando lá me disseram que nem a NISSAN consegue saber, se e onde, foram feitas as manutenções porque a bd não está centralizada e cada concessionario tem a sua bd e fica ao criterio de cada 1 registar os trabalhos efetuados no software da NISSAN. Basicamente apenas os recall ficam registados( feitos e por fazer) centralmente por motivos de faturação dos trabalhos efetuados á NISSAN nestes recall.
Neste momento o carro está a meio da garantia e não tem nenhum problema mas e se tiver? Legalmente, estou convencido que a Nissan não pode excluir-se, mas fiquei surpreendido com esta situação até porque fui cliente BMW e tudo ficava registado na chave...
E agora? Alguem ja passou por situação parecida?
obg
FS
p.s.Desculpem se estou a repetir topico mas procurei e não encontrei nada
O facto de não ter o registo de manutenção não significa que deixes de ter garantia da viatura no caso de um eventual problema. Tens garantia da bateria de 8 anos ou 160 mil kms e 5 anos em todo o sistema de propulsão elétrico (motor, caixa, carregador, etc).
No teu caso, ia ao concessionário Nissan mais próximo, explicava a situação e fazia de imediato a manutenção anual da viatura. Como recém proprietário e começando do zero sabias o estado da viatura que tens em mãos.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Re: livro manutenção inexistente
Sendo nacional e se tens o stand onde foi vendido e tudo eu não estaria muito preocupado. Se tivesse sido importado das Franças sem livro de revisões ou relatórios de historico por algum manhoso e acredita que há alguns por aí, mais perto do que se pensa, é que era pior.
É fazer a primeira revisão e a partir de agora controlar tudo.
Boa sorte com a nova maquina.
É fazer a primeira revisão e a partir de agora controlar tudo.
Boa sorte com a nova maquina.
Re: livro manutenção inexistente
Boas
Sobre este assunto e a modos de cultura geral refiro o seguinte:A Nissan pode ter ou não historico de revisoes/manutençoes; depende se o concessionario reportou na BD do importador mas legalmente não pode invocar inexistencia da manutenção para se esquivar á ativação da garantia. Se o fizer tem que provar que o cliente não cumpriu o caderno de manutenção/serviços programados mas que no caso de VE´S não existe esse caderno portanto dificilmente conseguirá provar má utilização. Além disso a lei consumidor europeu obriga os fabricantes a disponibilizar upgrades ao software a outros profissionais(ex. Midas, Norauto, AutoData, etc). Refiro ainda que fui hoje fazer a tal visita anual recomendada ao concessionario e apenas mudaram o filtro de AC e 250ml de liquido esguicho(??)( dá vontade de rir esta manutenção programada anual..) com valor de 50€ +IVA
Foi-me dito ainda que acerca da questão do preço das baterias o preço é mesmo os tais 20 e tal mil euros mas que cada caso é 1 caso( na SC do Porto) apenas houve 1 situação e que a Nissan comparticipava com 50% do custo, ficando nos tais quase 10 mil independentemente de qual pack fosse
abç
FS
Sobre este assunto e a modos de cultura geral refiro o seguinte:A Nissan pode ter ou não historico de revisoes/manutençoes; depende se o concessionario reportou na BD do importador mas legalmente não pode invocar inexistencia da manutenção para se esquivar á ativação da garantia. Se o fizer tem que provar que o cliente não cumpriu o caderno de manutenção/serviços programados mas que no caso de VE´S não existe esse caderno portanto dificilmente conseguirá provar má utilização. Além disso a lei consumidor europeu obriga os fabricantes a disponibilizar upgrades ao software a outros profissionais(ex. Midas, Norauto, AutoData, etc). Refiro ainda que fui hoje fazer a tal visita anual recomendada ao concessionario e apenas mudaram o filtro de AC e 250ml de liquido esguicho(??)( dá vontade de rir esta manutenção programada anual..) com valor de 50€ +IVA
Foi-me dito ainda que acerca da questão do preço das baterias o preço é mesmo os tais 20 e tal mil euros mas que cada caso é 1 caso( na SC do Porto) apenas houve 1 situação e que a Nissan comparticipava com 50% do custo, ficando nos tais quase 10 mil independentemente de qual pack fosse
abç
FS
- rjspedition
- Mensagens: 522
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: livro manutenção inexistente
Andei à procura deste tópico e só hoje o vi, após já ter resposta da Nissan.
O meu Leaf também é nacional e não percebo como a Nissan não centraliza a informação de manutenção.
Apenas para reforçar o ponto anterior: Após alguns emails trocados com o apoio ao cliente da Nissan, foi-me dito (enviado por email) que a não existência de livro de manutenção não é por si só fator de exclusão de garantia. Recomendam efetuar sempre manutenção em representante oficial, mas..
Foi menos uma dor de cabeça para mim, e se alguém na mesma situação der com este tópico, serve para reforçar.
O meu Leaf também é nacional e não percebo como a Nissan não centraliza a informação de manutenção.
Apenas para reforçar o ponto anterior: Após alguns emails trocados com o apoio ao cliente da Nissan, foi-me dito (enviado por email) que a não existência de livro de manutenção não é por si só fator de exclusão de garantia. Recomendam efetuar sempre manutenção em representante oficial, mas..
Foi menos uma dor de cabeça para mim, e se alguém na mesma situação der com este tópico, serve para reforçar.
