O meu Nissan Leaf 40kWh de 2019 começou em fevereiro 2020 a fazer um estalo seco e forte na parte inferior do automóvel sempre que eu passo determinada altitude (entre os 600m e 650m). Acontece quando atinjo essa altitude na subida e volta a repetir na descida. Isto acontece diariamente na minha deslocação entre casa e trabalho.
Já fui 7 vezes ao representante da Nissan nos Açores, onde resido, e em contato com os técnicos da marca não descobrem o que será. Aguardo a vinda deles.
Alguém com algum problema deste género? Conselhos?

Nissan Leaf barulho após passar certa altitude
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Nissan Leaf barulho após passar certa altitude
Bem vindo e parabéns! Se há sítio ideal para a autonomia dos VEs atuais é nas ilhas.
Nunca ouvi falar desse estalido com a mudança de altitude, mas assim de repente a única coisa que me lembro é que seja o pack a fazer esse estalo com a mudança de pressão, uma vez que é selado. Não sei se tem alguma válvula que permita equalizar a pressão entre o interior e o exterior que esteja defeituosa, mas iria para alguma coisa desse género.
Se é possível repetir esse estalo em todas as viagens tem de fazer um teste com um mecânico do concessionário para ele perceber o que se passa, mas o facto de ser sempre à mesma altitude reforça a questão da pressão atmosférica.
Há também a possibilidade de ser "normal" esse estalo, embora no meu nunca me tenha apercebido pois ele nunca fez esse tipo de variações de altitude repetidamente. O Tesla Model 3, por exemplo, faz estalos assustadores (para quem não está habituado) durante as cargas rápidas e ao que parece é "normal".
Nunca ouvi falar desse estalido com a mudança de altitude, mas assim de repente a única coisa que me lembro é que seja o pack a fazer esse estalo com a mudança de pressão, uma vez que é selado. Não sei se tem alguma válvula que permita equalizar a pressão entre o interior e o exterior que esteja defeituosa, mas iria para alguma coisa desse género.
Se é possível repetir esse estalo em todas as viagens tem de fazer um teste com um mecânico do concessionário para ele perceber o que se passa, mas o facto de ser sempre à mesma altitude reforça a questão da pressão atmosférica.
Há também a possibilidade de ser "normal" esse estalo, embora no meu nunca me tenha apercebido pois ele nunca fez esse tipo de variações de altitude repetidamente. O Tesla Model 3, por exemplo, faz estalos assustadores (para quem não está habituado) durante as cargas rápidas e ao que parece é "normal".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Epá, já tive uma experiência parecida, sempre que subia o Caramulo e descia do outro lado (cerca de 900 metros) mandava um estalo, também pensei no pack, afinal era uma garrafa de água de plástico vazia na porta traseira. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Registado: 28 mai 2020, 13:48
- Data de fabrico: 28 nov 2019
- Capacidade bateria: 174.92 Ah
Faço diariamente viagens com essa variação de altitude (1000m->500m->1000m). Nunca tive nada semelhante de ruído.
Já reparei e que o plástico na mala onde fica o parafuso da suspensão está sempre metade fora, apesar de muita insistência a pô-lo mo sítio... Pode ser algum plástico que no meu ademais folgado...
Já reparei e que o plástico na mala onde fica o parafuso da suspensão está sempre metade fora, apesar de muita insistência a pô-lo mo sítio... Pode ser algum plástico que no meu ademais folgado...

-
- Registado: 05 nov 2020, 16:28
- Data de fabrico: 09 set 2019
- Capacidade bateria: 40kWh
Já falei com outras pessoas que fazem essa mesma viagem com o Leaf e isto não lhes acontece. Também quando comprei o carro em Setembro 2019, isto não acontecia, começou em Fevereiro 2020.
Após 7 idas ao representante da Nissan no Pico nestes últimos meses, estes já fizeram vários testes e em contato com os técnicos da marca, não chegam a qualquer conclusão, nem conhecem outros casos idênticos.
O que me desagrada é que após vários telefonemas e emails à Nissan Iberica, a pedir satisfações e o que pretendem fazer, nunca me responderam.
Tirando este problema, estou muito satisfeito com o carro e concordo, esta autonomia dos VE é o ideal para as ilhas. Faço uma média de 100km diários, carrego o carro de 2 em 2 dias.
Após 7 idas ao representante da Nissan no Pico nestes últimos meses, estes já fizeram vários testes e em contato com os técnicos da marca, não chegam a qualquer conclusão, nem conhecem outros casos idênticos.
O que me desagrada é que após vários telefonemas e emails à Nissan Iberica, a pedir satisfações e o que pretendem fazer, nunca me responderam.
Tirando este problema, estou muito satisfeito com o carro e concordo, esta autonomia dos VE é o ideal para as ilhas. Faço uma média de 100km diários, carrego o carro de 2 em 2 dias.
-
- Registado: 05 nov 2020, 16:28
- Data de fabrico: 09 set 2019
- Capacidade bateria: 40kWh
No meu caso não tem qualquer influência a temperatura exterior. Não há dia nenhum que faça este trajeto que isto não aconteça, quer seja de verão ou inverno, dia ou noite.