
Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
- BrunoAlves
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
200km num 40kWh é perfeitamente possível, sobretudo mantendo velocidades moderadas. Claro que depois a CR vai estar muito tempo em potências altas e vira o rapidgate na próxima.
O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.
O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Tens a certeza disso?BrunoAlves Escreveu: ↑11 jun 2020, 13:28200km num 40kWh é perfeitamente possível, sobretudo mantendo velocidades moderadas. Claro que depois a CR vai estar muito tempo em potências altas e vira o rapidgate na próxima.
O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.
35kWh será o que consegues tirar da bateria já a espremer bem.
35kWh/200km dá um consumo de 17.5kWh/100km sem contra com perdas.
Para fazer esse consumo não dá para abusar mesmo nada, a 100km/h reais em AE consome mais que isso.
Eu não arriscava a não ser que se esteja já bem habituado ao carro
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
A 100kmh gasta mais de 17,5?frankesousa Escreveu: ↑11 jun 2020, 13:36Tens a certeza disso?BrunoAlves Escreveu: ↑11 jun 2020, 13:28200km num 40kWh é perfeitamente possível, sobretudo mantendo velocidades moderadas. Claro que depois a CR vai estar muito tempo em potências altas e vira o rapidgate na próxima.
O desvio para o PCR de Torres é de 3min ou menos.
35kWh será o que consegues tirar da bateria já a espremer bem.
35kWh/200km dá um consumo de 17.5kWh/100km sem contra com perdas.
Para fazer esse consumo não dá para abusar mesmo nada, a 100km/h reais em AE consome mais que isso.
Eu não arriscava a não ser que se esteja já bem habituado ao carro
Há duas semanas fui a Leiria e vim pela A1, sempre com cc a 105kmh e fiz média de 14,7 e para cá veio sempre com o AC ligado. Foi num daqueles dias de muito calor. Cheguei a apanhar 35 graus. Um total de 450kms.
- BrunoAlves
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Sim, nos 100km/h tem de fazer 200km, arriscava a dizer independentemente do relevo. O ioniq fazia-os com 28kWh, o Leaf não é 33% mais glutão que o ioniq...
O PCR de TV no sentido NS tem outra vantagem: está ali a seguir à serra. Por isso não são 200km, são 180 e o resto à boleia
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- rnlcarlov
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Boleia é como quem diz. Primeiro tem que a subir. De Leiria para Sul é sempre a subir. No final a cota em Torres Novas é mais ou menos igual.BrunoAlves Escreveu: ↑11 jun 2020, 14:25Sim, nos 100km/h tem de fazer 200km, arriscava a dizer independentemente do relevo. O ioniq fazia-os com 28kWh, o Leaf não é 33% mais glutão que o ioniq...
O PCR de TV no sentido NS tem outra vantagem: está ali a seguir à serra. Por isso não são 200km, são 180 e o resto à boleia![]()
- BrunoAlves
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Sim, sem dúvida. Mas a subida está lá e tem de se fazer. O que quero dizer é que o percurso "que conta" para lá chegar são 180km, com uma subida para lá chegar com certeza. Mas 180km.
Para uma bateria de 40kWh brutos a 100km/h, até de marcha atrás com o travão de mão carregado
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- frankesousa
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Ainda bem que o Leaf está a ficar mais eficiente 
O meu Leaf 30 em AE a 100km/h (mesmo 100, sair de uma AS e meter CC a 111km/h que são 100 reais) gasta muito perto de 18.
Em tempo quente e em estradas planas.
Ir com CC a 100 e fazer realmente 100 de média são coisas muito diferentes, pode dar a sensação de ir a 100 mas depois vais ver e só foi 40/50% da viagem assim.
Neste caso vão ser 600km se for em AE é mesmo sempre em AE.
Bem o meu testemunho está dado. Siga as baixo e depois conta como correu
Foge das horas de ponta para não correr o risco de ficares parado a espera.

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Ir com CC a 100 e fazer realmente 100 de média são coisas muito diferentes, pode dar a sensação de ir a 100 mas depois vais ver e só foi 40/50% da viagem assim.
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
É importante partir com a bateria o mais fresca possível e a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Porto - Algarve. Que cuidados a ter?
Já fiz varias vezes essa viagem mas num ioniq, e o ideal é fazer a viagem de noite para evitar espera nos postos (e mesmo assim cheguei apanhar postos ocupados, caso acontece podes sempre pedir para passar para o outro lado) fica mais barato se tiveres tarifario bi-horario, e eu tento usar a bateria entre +/- 20/80%.