Página 1 de 2
Intervalo de manutenção
Enviado: 26 abr 2022, 14:16
por Norvati
Boas,
Estou em processo de adquirir um Kauai 64kWh, acontece que quando perguntei qual o intervalo de manutenção que tem que ser feito neste carro, as respostas variaram de 15 em 15.000 Km a 50 em 50.000Km, ou 1 ano (nisso as respostas foram coincidentes). Conseguem dizer-me qual o intervalo correcto, e já agora qual o custo médio?
Obrigado.
Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 26 abr 2022, 14:57
por BrunoAlves
Tanto quanto sei é como já era no meu ioniq, 15 em 15kkm ou um ano, o que acontecer primeiro.
Na revisão "dos 15k" não fazem nada a não ser trocar filtro de habitáculo, na revisão "dos 30k" trocam mais o fluido do circuito dos travões. Cheguei a pagar 30€ pela revisão "dos 15k", agora já vai em valores muito mais altos

Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 26 abr 2022, 16:19
por Nonnus
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 26 abr 2022, 18:20
por frankesousa
Nonnus Escreveu: ↑26 abr 2022, 16:19
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Já vi em várias marcas a "Tabela" no balcão com 50/60€ por Hora para fósseis e 100€ ou mais por Hora para Elétricos.
Por essa ordem de ideias os híbridos devia ser 150€/h
Está nas nossas mãos fazer pressão para que isso caia por terra, reclamar, não ir, etc.
Bem bem no limite nem sei se isso é legal. Vai um 2008 a sumo de dinossauro a revisão, enche as mãos do mecânico de porcaria e paga 50€/h, vai exatamente o mesmo 2008 elétrico, o mecânico nem faz nada (porque não tem o que fazer mesmo) e paga 100€/h.
No mínimo descriminação negativa é
Talvez a ideia seja mesmo essa, pagar o mesmo valor final com 1/2 do tempo gasto

Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 26 abr 2022, 19:19
por corrisi
frankesousa Escreveu: ↑26 abr 2022, 18:20
Nonnus Escreveu: ↑26 abr 2022, 16:19
Ainda a dias voltei a ver um orçamento da revisão de um Leaf com o preço da mão de obra de 120€/hora. Realmente esta a ficar estupidamente alto.
Já vi em várias marcas a "Tabela" no balcão com 50/60€ por Hora para fósseis e 100€ ou mais por Hora para Elétricos.
Por essa ordem de ideias os híbridos devia ser 150€/h
Está nas nossas mãos fazer pressão para que isso caia por terra, reclamar, não ir, etc.
Bem bem no limite nem sei se isso é legal. Vai um 2008 a sumo de dinossauro a revisão, enche as mãos do mecânico de porcaria e paga 50€/h, vai exatamente o mesmo 2008 elétrico, o mecânico nem faz nada (porque não tem o que fazer mesmo) e paga 100€/h.
No mínimo descriminação negativa é
Talvez a ideia seja mesmo essa, pagar o mesmo valor final com 1/2 do tempo gasto
Efetuei a revisão dos 5 anos do meu leaf 30kwh de 2017 na semana passada em concessionário oficial Nissan. Paguei 89€ pela revisão, a mão de obra essa foi de 38.5€/h.
Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 26 abr 2022, 21:53
por Arad79
Valores deste mês para um ioniq 28kWh, que vai com 120000km: 300€ na Santogal, cerca de 200 na Caetano energy. Em ambas, o preço da mão de obra é mais alto que nos fósseis.
Só me ocorre uma palavra: chulos.

Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 27 abr 2022, 11:39
por Norvati
Obrigado pelas resposta.
Realmente é uma chulice. Pagar mais por uma manutenção mais simples, mais rápida e mais limpa!
Entregam pelo menos o carro com a bateria carregada?
Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 27 abr 2022, 12:46
por BrunoAlves
Nada mau... Não sei se foi aqui se no FB, vi o relato de um concessionário Peugeot que cobrava 100€/IVA pela MO dos VE
A solução é pedir a vários concessionários, às vezes o desvio pode bem pagar o café.
Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 27 abr 2022, 13:10
por frankesousa
Uma pergunta que penso pertinente é:
A regra que se aplica aos fosseis de "manutenção oficial" fora das oficinas da marca, que obviamente mantem garantias e assim, também se aplica aos elétricos?
Se não, qual a justificação para essa "discriminação" quando na verdade "até em casa" se podia fazer a "manutenção oficial" de um VE!
Nunca pensei muito no assunto, mas pelo que sei os manuais técnicos e regras de manutenção têm de estar obrigatoriamente disponíveis a qualquer um, por um preço.
Numa oficina "normal" mudar o filtro do habitáculo e/ou liquido dos travões (basicamente o que os VE fazem) não será a 100€/h certamente!
Re: Intervalo de manutenção
Enviado: 27 abr 2022, 14:09
por BrunoAlves
Não sei ao certo, mas imagino que isso seja algo para alguém se decidir chatear em tribunal. Até lá, isto vai infelizmente tornar-se a norma
frankesousa Escreveu: ↑27 abr 2022, 13:10
A regra que se aplica aos fosseis de "manutenção oficial" fora das oficinas da marca, que obviamente mantem garantias e assim, também se aplica aos elétricos?
Certamente que sim.