
DB do António Eléctrico, Ioniq
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Dois relatos curtos sobre o Kauai
O primeiro é simples e foi comigo. Lá levámos outro filho ao nosso otorrino em Lagos. Com o Ioniq, experimentei várias fórmulas: Lisboa-Faro num dia, no seguinte Faro-Lagos-Faro, carregando no PCR de Loulé ou de Lagos (a ida para Lagos é sempre apressada, não dá para fazer 180km acima dos 120km/h), seguido de viagem Faro-Lisboa, carregando em Loulé e Aljustrel, ou então Faro-Lagos-Lisboa, carregando no PCR de Lagos e Aljustrel.
Agora, as consultas são à segunda-feira. Fomos no domingo de Lisboa para Faro. Mas desta vez, deixámos o Ioniq e 2 filhos em Faro, fomos com o Kauai a Lagos. Assim, quando voltássemos teríamos o Ioniq a 100% pronto a fazer a viagem de regresso com o mínimo de incómodo.
Impressões do Kauai: saímos para Lagos com 69% (para quê encher? são só 180km de A22). Só chegámos aos 60% de SoC já perto da saída para a A2!! É brutal! Com o Ioniq, eu ao chegar ao PCR de Loulé já estaria capaz de carregar alguma coisa...
Nesse momento, com 60%, o círculo da autonomia no mapa abarcava simultaneamente Gibraltar e o cabo da Roca. Eu não tenho a certeza que o Kauai a gasolina consiga a mesma autonomia, certamente não em todas as condições.
Andámos com ele sem o mínimo de piedade, acima dos 140km/h contra vento moderado de oeste. Nem me lembro com quanto chegámos a Faro, a autonomia tornou-se completamente irrelevante.
É verdade que passei a concordar com o leogrova. O "handling" do Ioniq é melhor em geral, a não ser que a velocidade seja mesmo muito baixa (rotundas apertadas). E depois, em autoestrada, o Kauai ressalta. Isso não acontece com o Ioniq, nunca me passou pela cabeça no Ioniq "ai, a estrada é toda às ondas, talvez seja melhor baixar dos 150km/h".
Mas o Kauai é um grande VE, ainda bem que demovi o meu pai de outras opções, e acho que foi uma grande compra que não suscita quaisquer dúvidas.
Ponte de Lima - Faro com uma paragem
Os meus pais têm grandes amigos em Ponte de Lima. Uma vez neste fórum, fizemos o exercício de calcular o tempo de viagem num Leaf 40 com rapidgate... Lá fizeram então a viagem pela primeira vez com o Kauai.
Na viagem de regresso, mais uma vez não partiram com 100% (sempre difícil de atingir com baterias tão grandes) mas chegaram sem dificuldade a Coimbra. Onde o meu pai tem uma irmã, que aproveitou para visitar... resultado carregou a 100% em Coimbra (não me perguntem onde, espero que não tenha sido no PCR).
De Coimbra a Faro foi directo, sem paragens, quase sempre por auto-estrada, excepto o troço entre a saída de Ferreira (onde a gente entra para carregar em Aljustrel) e a Via do Infante. Auto-estrada a 110-120km/h e estrada a 100km/h. Via do Infante a 120km/h (pressa de chegar). Chegaram com 7% de SoC.
O primeiro é simples e foi comigo. Lá levámos outro filho ao nosso otorrino em Lagos. Com o Ioniq, experimentei várias fórmulas: Lisboa-Faro num dia, no seguinte Faro-Lagos-Faro, carregando no PCR de Loulé ou de Lagos (a ida para Lagos é sempre apressada, não dá para fazer 180km acima dos 120km/h), seguido de viagem Faro-Lisboa, carregando em Loulé e Aljustrel, ou então Faro-Lagos-Lisboa, carregando no PCR de Lagos e Aljustrel.
Agora, as consultas são à segunda-feira. Fomos no domingo de Lisboa para Faro. Mas desta vez, deixámos o Ioniq e 2 filhos em Faro, fomos com o Kauai a Lagos. Assim, quando voltássemos teríamos o Ioniq a 100% pronto a fazer a viagem de regresso com o mínimo de incómodo.
Impressões do Kauai: saímos para Lagos com 69% (para quê encher? são só 180km de A22). Só chegámos aos 60% de SoC já perto da saída para a A2!! É brutal! Com o Ioniq, eu ao chegar ao PCR de Loulé já estaria capaz de carregar alguma coisa...
Nesse momento, com 60%, o círculo da autonomia no mapa abarcava simultaneamente Gibraltar e o cabo da Roca. Eu não tenho a certeza que o Kauai a gasolina consiga a mesma autonomia, certamente não em todas as condições.
Andámos com ele sem o mínimo de piedade, acima dos 140km/h contra vento moderado de oeste. Nem me lembro com quanto chegámos a Faro, a autonomia tornou-se completamente irrelevante.
É verdade que passei a concordar com o leogrova. O "handling" do Ioniq é melhor em geral, a não ser que a velocidade seja mesmo muito baixa (rotundas apertadas). E depois, em autoestrada, o Kauai ressalta. Isso não acontece com o Ioniq, nunca me passou pela cabeça no Ioniq "ai, a estrada é toda às ondas, talvez seja melhor baixar dos 150km/h".
Mas o Kauai é um grande VE, ainda bem que demovi o meu pai de outras opções, e acho que foi uma grande compra que não suscita quaisquer dúvidas.
Ponte de Lima - Faro com uma paragem
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Na viagem de regresso, mais uma vez não partiram com 100% (sempre difícil de atingir com baterias tão grandes) mas chegaram sem dificuldade a Coimbra. Onde o meu pai tem uma irmã, que aproveitou para visitar... resultado carregou a 100% em Coimbra (não me perguntem onde, espero que não tenha sido no PCR).
De Coimbra a Faro foi directo, sem paragens, quase sempre por auto-estrada, excepto o troço entre a saída de Ferreira (onde a gente entra para carregar em Aljustrel) e a Via do Infante. Auto-estrada a 110-120km/h e estrada a 100km/h. Via do Infante a 120km/h (pressa de chegar). Chegaram com 7% de SoC.
- frankesousa
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Isso são 444km segundo o Google!
Teve de fazer 13kWh/100km ou menos, em auto estrada isso é deveras impressionante

Fora Tesla, é mesmo o melhor VE que se pode comprar hoje, bateria grande é sem dúvida a solução
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Muito bom Migle!
É de facto um grande carro! Conseguisse eu, o Kauai com bancos motorizados e ventilados, por um preço mais distante do TM III, e cometia uma loucura
E digo mais - com a minha rotina de vida, utilizar um PCR, seria um acontecimento raro!
É de facto um grande carro! Conseguisse eu, o Kauai com bancos motorizados e ventilados, por um preço mais distante do TM III, e cometia uma loucura
E digo mais - com a minha rotina de vida, utilizar um PCR, seria um acontecimento raro!
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Muito bom!
Com autonomias destas quase que dispensamos os PCRs.
Enquanto não dispomos delas, todos os PCRs não são demais.
Principalmente o de Lagos que é único naquela zona do Algarve.
Com autonomias destas quase que dispensamos os PCRs.
Enquanto não dispomos delas, todos os PCRs não são demais.
Principalmente o de Lagos que é único naquela zona do Algarve.
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Tanto quanto sei foram 446km.frankesousa Escreveu: ↑07 ago 2019, 23:53Coimbra-faro direto?
Isso são 444km segundo o Google!
Teve de fazer 13kWh/100km ou menos, em auto estrada isso é deveras impressionante![]()
E o número que tenho é 14.4kWh/100km. Na realidade, não sei se os 14,4 são no percurso Coimbra-Faro se no percurso total. Se for apenas no percurso Coimbra-Faro, isso apontava para conseguir fazer a bateria render 69kWh, o que me parece um pouco demais, acho que o que dizem é na casa dos 66kWh. Considerando 66kWh daria 13,76kWh/100km para o segundo troço.
Alguma prudência, talvez. Talvez também alguma nortada, isto foi a 21 de Julho.
Acho engraçado, depois de fazer 400km relativamente rápido, um tipo ainda ter à vontade para fazer a Via do Infante a 120km/h e chegar com 7%... Aqueles % rendem muito...
- frankesousa
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Tirar 66kWh de uma bateria de 64
Se fosse tirar 60 ou 62 ainda achava normal, mas tirar mais não deve ser fácil.
De qualquer modo isso pouco interessa. O que importa é que o carro foi se Coimbra a Faro direto e ainda chegou com 7% (de uma bateria de 64 por isso ainda é bastante!)


Se fosse tirar 60 ou 62 ainda achava normal, mas tirar mais não deve ser fácil.
De qualquer modo isso pouco interessa. O que importa é que o carro foi se Coimbra a Faro direto e ainda chegou com 7% (de uma bateria de 64 por isso ainda é bastante!)
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
São as contas que têm aparecido por aí, sim, embora eu não siga o tópico com tanta atenção como costumava. Na realidade, quanta energia útil vai render depende da corrente. Acho que a Hyundai dá um valor conservador para não ter reclamações.
Também no Ioniq preciso de 30kWh para encher os 90% disponíveis da bateria de 28kWh.
E são muitos os carros que começam com SoH superior a 100%. Também é engraçado.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Vocês na vossas contas estão a ter em conta a regeneração?
Numa viagem de 446km inevitavelmente existe muita regeneração, ainda mais numa viagem no sentido norte sul. Por exemplo eu lembro-me que na ultima viagem que fiz a Coimbra, no regresso, nas descidas de Fátima o meu Leaf de 30 carregou 3%, sabendo que o Kauai é mais eficiente que um Leaf, mesmo que tenha carregado apenas 1% de uma bateria de 64kWh... isto é só um exemplo, lembro-me que ao chegar ao Algarve existe outra grande descida.
O carro realmente tem 64kWh, mas ao longo do percurso pôs mais uns quantos.
Numa viagem de 446km inevitavelmente existe muita regeneração, ainda mais numa viagem no sentido norte sul. Por exemplo eu lembro-me que na ultima viagem que fiz a Coimbra, no regresso, nas descidas de Fátima o meu Leaf de 30 carregou 3%, sabendo que o Kauai é mais eficiente que um Leaf, mesmo que tenha carregado apenas 1% de uma bateria de 64kWh... isto é só um exemplo, lembro-me que ao chegar ao Algarve existe outra grande descida.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Sim, mas a média que o carro apresenta já tem em conta a regeneração. É a energia descarregada menos a energia carregada na bateria a dividir pela distância.
- Nonnus
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Faz sentido. Mas o carro na média não te esta a dizer que tiraste 68kWh de uma bateria de 64kWh, esta-te a dizer que para percorrer 100km gastas-te x kWh, queres tenhas uma bateria de 100kWh, quer tenhas uma bateria de 20kWh.
O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.
Não sei se me estou a conseguir explicar, ou estou a perceber mal a coisa.
O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.
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