
DB do António Eléctrico, Ioniq
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Quando tentei ir do PCR de Loulé a Alcácer não consegui. Mas tive vento contra.
Para já, as minhas médias no IC1 a 90-100 não têm sido encorajadoras.
Mas haverá tempo para experimentar todas as variantes. Talvez o novo Leaf, com mais bateria, tenha vantagem a essa velocidade.
Para já, as minhas médias no IC1 a 90-100 não têm sido encorajadoras.
Mas haverá tempo para experimentar todas as variantes. Talvez o novo Leaf, com mais bateria, tenha vantagem a essa velocidade.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Também me parece curto, obrigado.
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Mas pensando bem, acho os números do GreenRace um tanto enviesados. Dá-me médias de 14 em situações em que faço 12,5. O meu palpite é que o autor conduz um i3.
Para Quarteira há um caminho que até deve ser melhor que a N2, bem melhor. De Almodôvar sai outra estrada para sul, marcada no Google Maps como "Cidadãos" e conhecida pelas pessoas de lá como a do Malhão.
É a estrada preferida das pessoas dali, mesmo quando vão para Faro, mas vai sair ao pé de Salir. Liga muito bem para Loulé e Quarteira.
Em altitude é a mesma coisa. Passa mesmo junto a Mú, que é um vértice geodésico de ordem 1, com 578m, à beira da estrada, e depois, já no Algarve, passa no Malhão, também 500 e tal. Em mapas antigos, antes de se fixar o nome Serra do Caldeirão, ela aparecia muitas vezes como Serra de Mú ou Serra do Malhão. Eu imagino que isto era porque os cerros têm todos alturas tão próximas que não foi fácil determinar qual era o mais alto.
A diferença é que esta estrada tem poucas curvas, o que encurta muito a distância, e embora estreita, o piso é bom. Também se deve ganhar porque a N2, feita a pensar nos cavalos, com as suas curvas, tem muitas subidas mesmo quando vamos a descer. Na do Malhão, recordo uma secção, com precipício de ambos os lados, que se tem a sensação de estar a descer a serra a direito pela recta de maior declive.
Tem ainda a vantagem de, se as contas correrem mal, ser um pequeno desvio ir de Salir ao PCR, ou então parar no IKEA.
Deve ser bastante favorável.
Para Quarteira há um caminho que até deve ser melhor que a N2, bem melhor. De Almodôvar sai outra estrada para sul, marcada no Google Maps como "Cidadãos" e conhecida pelas pessoas de lá como a do Malhão.
É a estrada preferida das pessoas dali, mesmo quando vão para Faro, mas vai sair ao pé de Salir. Liga muito bem para Loulé e Quarteira.
Em altitude é a mesma coisa. Passa mesmo junto a Mú, que é um vértice geodésico de ordem 1, com 578m, à beira da estrada, e depois, já no Algarve, passa no Malhão, também 500 e tal. Em mapas antigos, antes de se fixar o nome Serra do Caldeirão, ela aparecia muitas vezes como Serra de Mú ou Serra do Malhão. Eu imagino que isto era porque os cerros têm todos alturas tão próximas que não foi fácil determinar qual era o mais alto.
A diferença é que esta estrada tem poucas curvas, o que encurta muito a distância, e embora estreita, o piso é bom. Também se deve ganhar porque a N2, feita a pensar nos cavalos, com as suas curvas, tem muitas subidas mesmo quando vamos a descer. Na do Malhão, recordo uma secção, com precipício de ambos os lados, que se tem a sensação de estar a descer a serra a direito pela recta de maior declive.
Tem ainda a vantagem de, se as contas correrem mal, ser um pequeno desvio ir de Salir ao PCR, ou então parar no IKEA.
Deve ser bastante favorável.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
O Greenrace tem a opção de escolher o carro.migle Escreveu:Mas pensando bem, acho os números do GreenRace um tanto enviesados. Dá-me médias de 14 em situações em que faço 12,5. O meu palpite é que o autor conduz um i3.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Sim, os carros. Mas as médias que dá para o Ioniq estão completamente fora. E o i3 ganha sempre.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
788km e 7 Carregamentos Rápidos
Sinto-me obrigado a explicar o porquê. Dois filhos meus foram operados às amígdalas/adenóides/tímpanos em Lagos com um otorrino muito conhecido por um tratamento que evita a operação (mas não no caso deles). Com este tempo, estamos todos constipados e um deles estava com uma otite que estava a custar a desaparecer. Na terça-feira passada telefonámos e o médico disse para o levarmos no dia seguinte.
Estava no trabalho, durante a manhã, tinha carregado de noite apenas a 80% e fiquei a saber que me teria de deslocar essa noite para Faro para no dia seguinte me deslocar a Lagos e voltar para cima, para o resto da família.
Seriam 263km a fazer essa noite, depois dos 75km do dia de trabalho, e 450km no dia seguinte.
A escolha recaiu necessariamente no Ioniq. Foi com imprevistos deste tipo que tivemos no passado contas mensais de gasolina na casa dos 380€, fora as portagens.
Se eu conseguisse atingir o PCR de Alcácer do Sal estava garantido. Estava com 41% de SoC de modo que deixei o carro a carregar no posto de 7,4kW aqui perto e carregou até aos 65% enquanto fiz as malas.
Foi um grande excesso de CRs. O PCR de Lagos ainda não existe, e Faro/Lagos/Faro pela A22 são 180km nada favoráveis, então substituí por paragens no PCR de Loulé nos dois sentidos. Depois, como ia chegar perto da meia noite, não quis dar-me ao trabalho de meter o carro na garagem dos meus pais, então tive de carregar também no PCR de Loulé antes de chegar a Faro, o suficiente para saber que conseguia voltar ali no dia seguinte.
Se não fossem essas duas coisas, teriam bastado 4 CRs. Com tempo mais quente e mais experiência, tentaria os 180km de Alcácer a Loulé sem carregar.
O percurso foi este. Atenção para as temperaturas muito baixas na viagem de ida, realizada entre as 20h30 e as 24h (~3h30').

Há troços que assustam sempre. A saída de Aljustrel para sul é uma subida lenta, de forma que os consumos andam nos 22-23 e não percebemos porquê. Com a chegada à serra, os valores melhoram drasticamente. O mesmo para voltar. Obtive 19,0 mas não muito antes de parar ainda estava com média de 20,0.
Os totais ficam sempre registados no CB.

Sinto-me obrigado a explicar o porquê. Dois filhos meus foram operados às amígdalas/adenóides/tímpanos em Lagos com um otorrino muito conhecido por um tratamento que evita a operação (mas não no caso deles). Com este tempo, estamos todos constipados e um deles estava com uma otite que estava a custar a desaparecer. Na terça-feira passada telefonámos e o médico disse para o levarmos no dia seguinte.
Estava no trabalho, durante a manhã, tinha carregado de noite apenas a 80% e fiquei a saber que me teria de deslocar essa noite para Faro para no dia seguinte me deslocar a Lagos e voltar para cima, para o resto da família.
Seriam 263km a fazer essa noite, depois dos 75km do dia de trabalho, e 450km no dia seguinte.
A escolha recaiu necessariamente no Ioniq. Foi com imprevistos deste tipo que tivemos no passado contas mensais de gasolina na casa dos 380€, fora as portagens.
Se eu conseguisse atingir o PCR de Alcácer do Sal estava garantido. Estava com 41% de SoC de modo que deixei o carro a carregar no posto de 7,4kW aqui perto e carregou até aos 65% enquanto fiz as malas.
Foi um grande excesso de CRs. O PCR de Lagos ainda não existe, e Faro/Lagos/Faro pela A22 são 180km nada favoráveis, então substituí por paragens no PCR de Loulé nos dois sentidos. Depois, como ia chegar perto da meia noite, não quis dar-me ao trabalho de meter o carro na garagem dos meus pais, então tive de carregar também no PCR de Loulé antes de chegar a Faro, o suficiente para saber que conseguia voltar ali no dia seguinte.
Se não fossem essas duas coisas, teriam bastado 4 CRs. Com tempo mais quente e mais experiência, tentaria os 180km de Alcácer a Loulé sem carregar.
O percurso foi este. Atenção para as temperaturas muito baixas na viagem de ida, realizada entre as 20h30 e as 24h (~3h30').
- Casa / ASL — 59km — 65% a 27% (38%) — ~18,0kWh/100km — temperatura 2-4°.
- ASL / AJT — 79km — 80% a 29% (51%) — ~18,0kWh/100km — temperatura 2-4°.
- AJT / LLE — 102km — 80% a 7% (73%) — ~20,0kWh/100km — temperatura 6°.
- LLE / Faro — 23km.
- Faro / LLE — 28km.
- LLE / Lagos / LLE — 132km.
- LLE / Faro / LLE — 49km.
- LLE / AJT — 102km — 86% a 19% (67%) @130km/h — 19,0kWh/100km.
- AJT / Casa — 139km — 88% a 5% (83%) — ~16,7kWh/100km.

Há troços que assustam sempre. A saída de Aljustrel para sul é uma subida lenta, de forma que os consumos andam nos 22-23 e não percebemos porquê. Com a chegada à serra, os valores melhoram drasticamente. O mesmo para voltar. Obtive 19,0 mas não muito antes de parar ainda estava com média de 20,0.
Os totais ficam sempre registados no CB.

Última edição por migle em 15 ago 2019, 21:23, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Que valente esticão. E poupar com força 
As melhoras à família

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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Preciso urgentemente de monitorizar as temperaturas da bateria.
- BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Sim, bem sei, eu li. Eu tenho o Torque Pro que usei já com os híbridos. Tenho um coiso OBD2/Bluetooth (custou 4€ e tal) que, infelizmente, parece que deixou de funcionar de vez.
Tenho que comprar outro, e não me sobra cabeça para essa tarefa tão simples.
Tenho que comprar outro, e não me sobra cabeça para essa tarefa tão simples.