
DB do António Eléctrico, Ioniq
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Falta calcular outro número, que é quanto dinheiro é que eu gastei em gasolina. É que de outras vezes que fiz isto, os custos distribuem-se tipo 35-40% gasolina, 35-40% hotel, 20-30% comer.
Ainda não olhei minimamente para os extractos, mas mesmo com muitos gastos parvos (15€ por um cartão a mais da Sodetrel), penso que não dá para duas noites em hotel.
Ainda não olhei minimamente para os extractos, mas mesmo com muitos gastos parvos (15€ por um cartão a mais da Sodetrel), penso que não dá para duas noites em hotel.
- aaasilva
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Grande Miguel! Parabéns pelo teu “mini” gigante DB!
Essa viagem pela França foi muito louca.
Ab.
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
O Preço da Gasolina
Penso que também vão querer saber isto. Hoje recebi um mail da Sodetrel para pagar a factura. Então olhei para os estratos e fiz as contas. Como havia algumas discrepâncias (em particular nos postos DBT-CEV em Espanha), voltei a olhar para os dados e fiz algumas correcções nos montantes carregados (houve uma tendência para o Torque não estar a gravar no início do carregamento).
Então, quanto custou a gasolina que meti dentro da bateria?
Notas:
Penso que também vão querer saber isto. Hoje recebi um mail da Sodetrel para pagar a factura. Então olhei para os estratos e fiz as contas. Como havia algumas discrepâncias (em particular nos postos DBT-CEV em Espanha), voltei a olhar para os dados e fiz algumas correcções nos montantes carregados (houve uma tendência para o Torque não estar a gravar no início do carregamento).
Então, quanto custou a gasolina que meti dentro da bateria?
- 09/06 19:30-19:55 - 18.4kWh - 18.7kWh - 0.00€ - Santarém
- 10/06 09:20-09:39 - 10.1kWh - 11.2kWh - 0.00€ - Abrantes
- 10/06 10:46-11:22 - 21.0kWh - 21.2kWh - 0.00€ - Fundão
- 10/06 14:35-18:42 - 21.5kWh - ??.?kWh - 0.00€ - Salamanca
- 10/06 20:35-21:15 - 17.4kWh - 19.9kWh - 10.74€ - IBIL Valladolid (0.446€/kWh+IVA)
- 11/06 12:15-12:47 - 21.0kWh - 21.3kWh - 11.50€ - IBIL Cardeñajimeno (0.446€/kWh+IVA)
- 11/06 14:31-14:55 - 11.3kWh - 13.5kWh - 7.28€ - IBIL Portal de Elorriaga (0.446€/kWh+IVA)
- 11/06 16:15-16:33 - 9.7kWh - 11.4kWh - 6.15€ - IBIL Donostia (0.446€/kWh+IVA)
- 11/06 18:13-18:48 - 8.5kWh - ??.?kWh - 4.14€ - SYDEC Place Richard Feuillet, Ondres (3.50€/15'+0.16€/1')
- 12/06 12:15-15:08 - 11.0kWh - ??.?kWh - 0.00€ - Auchan Biganos
- 12/06 15:52-16:13 - 3.5kWh - ??.?kWh - 0.00€ - Megarama Bordeaux (falhado)
- 12/06 18:44-19:14 - 19.6kWh - 19.4kWh - 9.10€ - 30'25" - Corri-Door Intermarché Carbon Blanc (1.30€/5')
- 12/06 20:12-??:?? - 9.6kWh - 10.9kWh - 5.20€ - 15'07" - Corri-Door Aire de St. Léger (1.30€/5')
- 12/06 21:??-21:48 - 12.9kWh - 13.8kWh - 7.80€ - 25'05" - Corri-Door Aire de Poitou-Charentes (1.30€/5')
- 12/06 23:??-00:08 - 19.3kWh - ??.?kWh - 10.00€ - ??'??" - Corri-Door Aire de la Vendée (20€/2)
- 13/06 09:01-09:41 - 17.5kWh - ??.?kWh - 10.00€ - ??'??" - Corri-Door E.Leclerc Orvault (20€/2)
- 13/06 12:33-13:01 - 13.2kWh - 15.1kWh - 4.99€ - 28'05" - Corri-Door E.Leclerc Saint Grégoire (1€/5')
- 13/06 18:??-19:16 - 18.7kWh - ??.?kWh - 0.00€ - SDE35 Rue de Fougères, Antrain
- 14/06 12:56-13:44 - 20.9kWh - ??.?kWh - 0.00€ - SDE35 Saint-Père-Marc-en-Poulet
- 14/06 15:42-16:02 - 14.9kWh - ??.?kWh - 0.00€ - SDE22 Parc Triskell, Loudéac
- 14/06 19:24-20:02 - 23.9kWh - 24.0kWh - 6.66€ - 38'24" - Corri-Door E.Leclerc Orvault (1€/5')
- 14/06 21:45-22:11 - 14.3kWh - 15.9kWh - 4.99€ - 25'28" - Corri-Door Aire de la Vendée (1€/5')
- 15/06 08:52-09:19 - 14.1kWh - 15.7kWh - 4.99€ - 25'13" - Corri-Door Aire de Poitou-Charentes (1€/5')
- 15/06 10:08-10:28 - 11.2kWh - 12.8kWh - 3.33€ - 19'10" - Corri-Door Aire de St. Léger (1€/5')
- 15/06 11:38-12:10 - 18.9kWh - 19.2kWh - 5.83€ - 31'21" - Corri-Door Intermarché Gradignan (1€/5')
- 15/06 13:18-13:48 - 17.3kWh - 17.9kWh - 4.99€ - 29'26" - Corri-Door Aire de l'Océan (1€/5')
- 15/06 15:??-15:30 - 10.8kWh - 12.6kWh - 6.80€ - IBIL Donostia (0.446€/kWh+IVA)
- 15/06 16:??-17:16 - 16.1kWh - 18.2kWh - 9.83€ - IBIL Portal de Elorriaga (0.446€/kWh+IVA)
- 15/06 18:51-19:22 - 19.6kWh - 19.6kWh - 10.56€ - IBIL Cardeñajimeno (0.446€/kWh+IVA)
- 15/06 21:54-22:29 - 16.7kWh - 18.6kWh - 10.04€ - IBIL Valladolid (0.446€/kWh+IVA)
- 15/06 00:00-??:?? - 13.5kWh - ??.?kWh - 0.00€ - Resotel Salamanca
- 16/06 13:48-14:15 - 18.3kWh - 18.6kWh - 0.00€ - Fundão
- 16/06 15:19-15:45 - 17.2kWh - 18.1kWh - 0.00€ - Abrantes
- 16/06 ??:??-??:?? - 20.8kWh - Casa
Notas:
- O primeiro valor em kWh é o montante carregado medido pelo carro. O segundo pelo posto, nos casos em que existiu factura.
- É curioso que o único sítio em Espanha onde não houve uma grande divergência entre a energia cobrada e a energia medida pelo carro foi em Burgos, o único Efacec.
- Penso que não há coincidências. Há postos precisos, e postos imprecisos.
- É muito mais transparente, muito mais visível para todos, quando se cobra ao tempo. Todos temos relógio. Só alguns maluquinhos têm acesso à medição de energia pelo carro.
- O IVA em Espanha está a 21%. O preço da IBIL tem aumentado, não sei de acordo com que critério.
- Em Espanha, em auto-estrada, se o posto medir tudo bem, temos um valor por km de cerca de 9€/100km.
- Em França, 1€/5' está aceitável, para um utilizador sem plano de utilização regular.
- Vê-se bastante bem que eu, a partir de certa altura, bem tentei usar períodos de 5' completos em França, mas aquilo não parou a tempo, e paguei os 5' seguintes...
Última edição por migle em 03 jul 2018, 00:45, editado 1 vez no total.
- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Quanto ao consumo de CB, isto é, a energia descarregada, temos: total descarregado 561.0kWh, total carregado 585.8kWh = 532.7kWh (carregamentos) + 53.1kWh (regenerados).
Então, em andamento, o consumo total foi 561.0kWh - 53.1kWh = 507.9kWh, em média 12.59kWh/100km. Relação média entre energia descarregada e carregada 95.3%, como habitualmente.
Então, em andamento, o consumo total foi 561.0kWh - 53.1kWh = 507.9kWh, em média 12.59kWh/100km. Relação média entre energia descarregada e carregada 95.3%, como habitualmente.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Os carregamentos que fizes te é tudo PCR's certo?
Nuestros irmanos não são nada simpáticos para os elétricos
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- migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Mais uma razão para atravessar Espanha pelo caminho mais curto...
Mas Espanha é um país muito desigual, mais que o nosso. Existem ayuntamientos que têm postos de acesso livre e gratuito. Nalguns casos, são mesmo PCRs, como Valladolid, Segóvia, e muitas localidades na costa leste. Infelizmente, tudo muito longe de Portugal.
Só carreguei em normal em Salamanca, e no Auchan de Biganos, depois de me falharem dois PCRs. Não dá jeito estar a planear as coisas para carregar durante a noite. Já é suficientemente difícil encontrar um sítio porreiro e barato onde dormir.
Mas Espanha é um país muito desigual, mais que o nosso. Existem ayuntamientos que têm postos de acesso livre e gratuito. Nalguns casos, são mesmo PCRs, como Valladolid, Segóvia, e muitas localidades na costa leste. Infelizmente, tudo muito longe de Portugal.
Só carreguei em normal em Salamanca, e no Auchan de Biganos, depois de me falharem dois PCRs. Não dá jeito estar a planear as coisas para carregar durante a noite. Já é suficientemente difícil encontrar um sítio porreiro e barato onde dormir.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
De facto em Espanha é caríssimo! Sabes se nos concessionários da Nissan é gratuito?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Não sei, nem sei se deixam. O que sei, é que se vocês conseguem carregar lá, então conseguem dar a volta à Espanha, porque em todo o lado há concessionários, e no litoral não falha.
Seja qual for a informação que se obtenha na net, o melhor é não deixar de confirmar pelo telefone. Tudo isto está mais simples com as comunicações de hoje. (eu via a espanhola, no Algarve, falo muito bem, ajuda quando eles vêm ter connosco nos PCRs perguntar que subvenções dá o estado espanhol na compra de um VE).
PS: está caríssimo, sem falar que aqueles DBT-CEV roubam bastante.
Seja qual for a informação que se obtenha na net, o melhor é não deixar de confirmar pelo telefone. Tudo isto está mais simples com as comunicações de hoje. (eu via a espanhola, no Algarve, falo muito bem, ajuda quando eles vêm ter connosco nos PCRs perguntar que subvenções dá o estado espanhol na compra de um VE).
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
No DBT da Caetano Power também acontece isso, pelo que percebi porque a tensão é medida num ponto, mas até ao carro há grandes perdas de tensão. No meu mk1 era costume ver mais de 400V indicados no posto mas no carro só estavam 390V ou menos, e isto bem abaixo dos 125A.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
A verdade é que os DBT-CEV que vi vêm todos com cabos enormíssimos, que dão várias voltas. Quase ninguém precisar de os desenrolar completamente.
Os da Efacec vêm realmente com cabos muito curtinhos. O que instalaram em Burgos está um bocado ridículo. Aumentaram a largura do passeio com cimento, e como o cabo é curtíssimo é muito difícil chegar lá com a porta de carregamento. Eu tive de estacionar contra o trânsito dentro de uma bomba de gasolina... e mesmo assim, não tinha grande margem de manobra.
Os da Efacec vêm realmente com cabos muito curtinhos. O que instalaram em Burgos está um bocado ridículo. Aumentaram a largura do passeio com cimento, e como o cabo é curtíssimo é muito difícil chegar lá com a porta de carregamento. Eu tive de estacionar contra o trânsito dentro de uma bomba de gasolina... e mesmo assim, não tinha grande margem de manobra.