
Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Foi exatamente isso que eu disse. É necessário o circuito fechar-se, se não haver ligação do carro com a Terra a um potencial diferente do chassis (o chassis neste caso já estaria no potencial de uma das fases) não é possível haver choque.
Os choques em frigoríficos, máquinas de lavar loiça, secadores de cabelo, etc, apenas acontecem porque no PT o neutro está ligado à Terra, fechando o circuito. Neste caso para apanhar os 400V será necessário que um dos polos da bateria esteja ligado à Terra e não ao chassis (se estivesse ligado ao chassis daria um curto-circuito). Só estou a alertar que não é uma situação trivial de acontecer.
Os choques em frigoríficos, máquinas de lavar loiça, secadores de cabelo, etc, apenas acontecem porque no PT o neutro está ligado à Terra, fechando o circuito. Neste caso para apanhar os 400V será necessário que um dos polos da bateria esteja ligado à Terra e não ao chassis (se estivesse ligado ao chassis daria um curto-circuito). Só estou a alertar que não é uma situação trivial de acontecer.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Se estiveres a acelerar ao maximo terás a tensão da bateria nos bornes do motor embora que alternada, não é só na bateria, e não não é uma situação trivial de acontecer, basta ver o que o pessoal faz nestes casos dos rolamentos, coloca o carro no ar e coloca a mão junto ao motor para sentir a vibração do rolamento com este a rodar, ou seja, a situação 1 potencia a situação 2, claro que esta situação não é uma do dia a dia para o condutor trivial, pode ser para um mecânico, por exemplo.mjr Escreveu: ↑06 dez 2022, 00:00Foi exatamente isso que eu disse. É necessário o circuito fechar-se, se não haver ligação do carro com a Terra a um potencial diferente do chassis (o chassis neste caso já estaria no potencial de uma das fases) não é possível haver choque.
Os choques em frigoríficos, máquinas de lavar loiça, secadores de cabelo, etc, apenas acontecem porque no PT o neutro está ligado à Terra, fechando o circuito. Neste caso para apanhar os 400V será necessário que um dos polos da bateria esteja ligado à Terra e não ao chassis (se estivesse ligado ao chassis daria um curto-circuito). Só estou a alertar que não é uma situação trivial de acontecer.
E os casos dos frigorificos não acontece apenas por causa da questão do neutro, acontece apenas porque o isolamento ficou compromentido, tens tensão a passar da fase para a carcaça e má terra, tal como neste caso que falamos, o facto é que mesmo com um fio ligado entre um polo do motor e o chassis o carro continua a andar como se nada fosse, alem de ser perigoso, penso que é ilegal esta situação.

Última edição por civic em 06 dez 2022, 11:16, editado 1 vez no total.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Eles chegam a medir a tensão que se encontra no chassis do carro, algumas centenas de volts, no fundo é a tensão que se encontra nos bornes do motor, nunca pensei que fosse possivel o carro andar nestas situações sem haver um disparo qualquer de uma proteção, pois o que acontece é o motor nessa situação ter uma fase comprometida.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
A questão dos mecânicos poderem apanhar um choque ao tocar no chassi e num ponto do carro com uma tensão diferente, sim é verdade, mas se alguém deve ter o máximo cuidado a mexer no carro são os mecânicos. Penso até que será obrigatório utilizar luvas de proteção contra choques.
Agora alguém ir na rua ou a conduzir e apanhar um choque… já não me parece.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
De uma forma ou da outra o carro não pode circular com uma falha de isolamento dessas, é uma falha enorme da Hyundai.mjr Escreveu: ↑06 dez 2022, 23:02A questão dos mecânicos poderem apanhar um choque ao tocar no chassi e num ponto do carro com uma tensão diferente, sim é verdade, mas se alguém deve ter o máximo cuidado a mexer no carro são os mecânicos. Penso até que será obrigatório utilizar luvas de proteção contra choques.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Hoje ao ver as imagens daquele ZOE que ficou submerso questionei-me como se comportarão os Hyundai/KIA nesta situação, o sistema não vai desligar por falha de isolamento?
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Naquela situação não há nenhum carro normal que funcione, apenas veículos submarinos estão preparados para aquilo.
Debaixo de água todos os sistemas eletrónicos do carro irão falhar.
O contator que é "NO", ficando sem alimentação, abre cortando o circuito da bateria HV
Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Claro que sim, eu não falava de fallha, mas de desligar por alarme antes de falhar, o que não deixa de ser uma falha mas que preserva melhor o conjunto.FullElectric Escreveu: ↑08 dez 2022, 23:09Naquela situação não há nenhum carro normal que funcione, apenas veículos submarinos estão preparados para aquilo.
Debaixo de água todos os sistemas eletrónicos do carro irão falhar.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Quão comum é este problema do motor/caixa?
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...
Neste momento ninguem sabe,...tem acontecido alguns e perdoado outros...
O Meu Kia E-Soul de 64kWh, levou motor em JAN/22 e vai está aguardar a Caixa que ainda não veio.(2023)
Já agora aproveito para dar uma novidade, temos um utilizador que tem um KIA E-niro em Portugal, que fazia um Ruido na caixa/motor, já bastante audivel, no entanto vai levar um motor novo, mas foram trocados os apoios do motor e o Ruido completamente desapareceu

Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
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