
Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Mais uma vez, tive de meter o ELM-327 para conseguir meter o N enquanto espero o reboque. Dá-me arrepios pensar que o tipo de ontem estava disposto a rebocar em P. Travão de mão solto, direcção solta, pode rebocar...
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Tiraste a lâmpada que está com problemas do casquilho mesmo? Com ela cá fora acabas com as dúvidas...
Parece-me que será algo na bateria de 12v.
Parece-me que será algo na bateria de 12v.
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Que azar!
Sim, a bateria de 28kWh é mesmo só para a tracção.... e para carregar a bateria de 12V. Deve ser só isso...
Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
Sim, a bateria de 28kWh é mesmo só para a tracção.... e para carregar a bateria de 12V. Deve ser só isso...
Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Quem te disse isso foi só para se armar. Eu já usei o serviço de reboque da Nissan e vem um reboque "normal", o mesmo que as seguradoras usam, alias era o primeiro eléctrico que o rapaz ia rebocar, portanto estas a ver o conhecimento que ele tinha.noway Escreveu: ↑15 out 2018, 09:26Que azar!
Sim, a bateria de 28kWh é mesmo só para a tracção.... e para carregar a bateria de 12V. Deve ser só isso...
Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
No caso do Leaf o travão eléctrico destrava mesmo não havendo carga na bateria de tracção.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Mas o tipo disse-me que a Nissan dá algumas instruções extra ao reboque. Digamos que o reboque é o habitual, mas com um "briefing" prévio.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Sabes como é que diz o outro? Bullshit... conversa de vendedor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- aaasilva
- Mensagens: 56
- Registado: 25 jun 2018, 23:34
- Data de fabrico: 15 jun 2017
- Capacidade bateria: 28kWh
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Miguel, espero que o problema a se resolva e que seja só mesmo encaixe.
Aventuras...
Aventuras...

"Stay Hungry, Stay Foolish"
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Também me contou essa o meu colega do Smart ED. Nem me passou pela cabeça usar outra coisa que não a assistência Hyundai, tratando-se de uma avaria em garantia. Realmente, veio um reboque normal, veio pelo ACP (mas nem era amarelo, foi chamado pelo ACP). Ou seja, Hyundai chama ACP, ACP chama reboque normal. Sim, eles falam ao telefone uns com os outros. Mas se não estivermos atentos...Nonnus Escreveu: ↑15 out 2018, 11:10Quem te disse isso foi só para se armar. Eu já usei o serviço de reboque da Nissan e vem um reboque "normal", o mesmo que as seguradoras usam, alias era o primeiro eléctrico que o rapaz ia rebocar, portanto estas a ver o conhecimento que ele tinha.noway Escreveu: ↑15 out 2018, 09:26Uma coisa que me avisaram no stand da Nissan é o de usar SEMPRE o número da Nissan quando for necessário rebocar o carro por qualquer motivo, em detrimento do número da seguradora, pois os reboques não sabem transportar veículos eléctricos. No caso do novo Leaf há a possibilidade de elevar a suspensão traseira quando este é rebocado pelas rodas da frente (as duas tampas são visiveis no interior da bagageira).
No caso do Leaf o travão eléctrico destrava mesmo não havendo carga na bateria de tracção.
E o problema não é só o travão de estacionamento. O carro tem de estar em N. Ele teria rebocado em P... Como disse o tipo na recepção da oficina da Hyundai, "era até partir". Disseram-me que vão entrar em contacto com o ACP, porque isso não pode ser. O carro teria de ser levantado com uma grua. Coisa que, aliás, se tivesse ficado na garagem seria impossível.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
O Preço da Dignidade
Mas não pensem que o António foi de reboque. O primeiro reboque que me telefonou de manhã, estava apenas a 10 minutos, mas desapareceu. Depois telefona-me outro do Pinhal Novo. Ora, eu tinha conseguido meter em N para rebocar.... conseguia também pôr D e achei que o melhor era evitar o reboque.
Foi para a oficina, mas pelo próprio pé, com dignidade! Ei-lo sozinho na segunda circular (após o troço cortado ao trânsito graças ao NAV com trânsito em tempo real) e a entrar na oficina.


E também a prova de que há mais de nós. Além deste novinho sem matrícula, o técnico dos EVs da Hyundai tinha-se deslocado a um porto para desembarcar outro EV.

Mas a que preço?
Primeiro balde de água fria com a Hyundai. Se o carro tivesse entrado de reboque na oficina teria direito a veículo de substituição, de acordo com o contrato de assistência Hyundai 24h. A oficina recebeu o fax via ACP, estavam prontos para me receber. Porém, como entrou a andar, não era um caso de assistência Hyundai 24h não tinha direito a veículo de substituição!!! Pasmem-se!
Eu gozei e disse que o punha à porta e chamava outra vez o reboque. Claro que não o fiz. Naturalmente, deixei o carro ali parado e disse "agora tirem-no dali". Claro que não o conseguiram tirar.
Enfim... já me emprestaram carros à borla por causa de uma revisão (em Setúbal). Enfim, ao fim da tarde pedi um carro e pronto.
Mas não pensem que o António foi de reboque. O primeiro reboque que me telefonou de manhã, estava apenas a 10 minutos, mas desapareceu. Depois telefona-me outro do Pinhal Novo. Ora, eu tinha conseguido meter em N para rebocar.... conseguia também pôr D e achei que o melhor era evitar o reboque.
Foi para a oficina, mas pelo próprio pé, com dignidade! Ei-lo sozinho na segunda circular (após o troço cortado ao trânsito graças ao NAV com trânsito em tempo real) e a entrar na oficina.


E também a prova de que há mais de nós. Além deste novinho sem matrícula, o técnico dos EVs da Hyundai tinha-se deslocado a um porto para desembarcar outro EV.

Mas a que preço?
Primeiro balde de água fria com a Hyundai. Se o carro tivesse entrado de reboque na oficina teria direito a veículo de substituição, de acordo com o contrato de assistência Hyundai 24h. A oficina recebeu o fax via ACP, estavam prontos para me receber. Porém, como entrou a andar, não era um caso de assistência Hyundai 24h não tinha direito a veículo de substituição!!! Pasmem-se!
Eu gozei e disse que o punha à porta e chamava outra vez o reboque. Claro que não o fiz. Naturalmente, deixei o carro ali parado e disse "agora tirem-no dali". Claro que não o conseguiram tirar.
Enfim... já me emprestaram carros à borla por causa de uma revisão (em Setúbal). Enfim, ao fim da tarde pedi um carro e pronto.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Resolução
Quando o técnico de EVs da Hyundai ficou disponível, a resolução foi simples. Foi desligar a bateria de 12V e voltar a ligar. Após esta operação, o selector de mudanças passou a funcionar normalmente. Não estou a falar de uma reinicialização das memórias estáticas, ficar 5 ou 30 minutos com a bateria desligada, foi mesmo um simples desliga e volta a ligar da bateria de 12V. O carro tinha registado um código de erro, sim, apesar de não ter havido luzes de aviso no painel.
Não encontro um smiley com orelhas de burro para pôr aqui...
Perguntei na oficina "se eu tivesse desligado a bateria de 12V ...?" e sim...
Causa desconhecida. Talvez um pico de corrente enquanto carregava. Aqui já não sei... Quanto à lâmpada do habitáculo, trocaram-na, pura e simplesmente, e eu já estava a ver a factura dentro do meu saquinho quando fui obrigado a dizer que a que lá estava, estava boa, não foi isso que eu pedi para verificar.
A ideia é que esse pico de corrente fez o carro entrar num modo de segurança, um modo de auto-protecção, tranca a bateria de alta voltagem e não mete mudanças.
Mas como é que era intermitente? A única hipótese que vejo é que quando eu metia o ELM-327, ele mesmo estando em modo de segurança, entrava noutro modo, tipo de diagnóstico ou de oficina, e deixava meter as mudanças após uns 30 segundos. Certo é que foi após meter o ELM-327 que o carro funcionou em Espanha, ontem à noite depois do desespero de não o conseguir tirar da garagem e hoje de manhã para meter o N. Nunca meteu uma mudança sem o ELM-327 lá metido.
Enfim. Ficam dúvidas. Mas é certo que é um modo do carro, não é um funcionamento de falha aleatória. Eu pedi informação sobre o código de erro e sobre se tem registada a hora.
O carro ficou para amanhã porque precisam que esteja desligado 4h. Deve ser para medir a tensão da bateria auxiliar em repouso, e falaram num sensor também (tensão? calibração do voltímetro da bateria auxiliar?).
Amanhã vão testar bem em estrada, vão carregar o carro, e vão voltar a olhar para o problema da luz do habitáculo.
Para a próxima, colegas de Ioniq: desliguem sempre a bateria de 12V e voltem a ligar.
Quando o técnico de EVs da Hyundai ficou disponível, a resolução foi simples. Foi desligar a bateria de 12V e voltar a ligar. Após esta operação, o selector de mudanças passou a funcionar normalmente. Não estou a falar de uma reinicialização das memórias estáticas, ficar 5 ou 30 minutos com a bateria desligada, foi mesmo um simples desliga e volta a ligar da bateria de 12V. O carro tinha registado um código de erro, sim, apesar de não ter havido luzes de aviso no painel.
Não encontro um smiley com orelhas de burro para pôr aqui...
Sim, isto teria sido suficiente. Eu achei que como estava a ter a medição da tensão da bateria de 12V via OBD, não precisava de mais. O tipo do reboque que cá esteve ontem à noite disse "eu podia medir...." mas com o carro na garagem não poderia fazer um encostão de bateria... ficou por aí...
Perguntei na oficina "se eu tivesse desligado a bateria de 12V ...?" e sim...
Causa desconhecida. Talvez um pico de corrente enquanto carregava. Aqui já não sei... Quanto à lâmpada do habitáculo, trocaram-na, pura e simplesmente, e eu já estava a ver a factura dentro do meu saquinho quando fui obrigado a dizer que a que lá estava, estava boa, não foi isso que eu pedi para verificar.
A ideia é que esse pico de corrente fez o carro entrar num modo de segurança, um modo de auto-protecção, tranca a bateria de alta voltagem e não mete mudanças.
Mas como é que era intermitente? A única hipótese que vejo é que quando eu metia o ELM-327, ele mesmo estando em modo de segurança, entrava noutro modo, tipo de diagnóstico ou de oficina, e deixava meter as mudanças após uns 30 segundos. Certo é que foi após meter o ELM-327 que o carro funcionou em Espanha, ontem à noite depois do desespero de não o conseguir tirar da garagem e hoje de manhã para meter o N. Nunca meteu uma mudança sem o ELM-327 lá metido.
Enfim. Ficam dúvidas. Mas é certo que é um modo do carro, não é um funcionamento de falha aleatória. Eu pedi informação sobre o código de erro e sobre se tem registada a hora.
O carro ficou para amanhã porque precisam que esteja desligado 4h. Deve ser para medir a tensão da bateria auxiliar em repouso, e falaram num sensor também (tensão? calibração do voltímetro da bateria auxiliar?).
Amanhã vão testar bem em estrada, vão carregar o carro, e vão voltar a olhar para o problema da luz do habitáculo.
Para a próxima, colegas de Ioniq: desliguem sempre a bateria de 12V e voltem a ligar.