
EVSE Colaborativo
Re: EVSE Colaborativo
Grande trabalho! Não há dúvida que vocês são umas máquinas. Por favor, continuem!
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Re: EVSE Colaborativo
Só agora li este tópico. Estou arrrrrrreeeeeepiaaaaaado! 

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Re: EVSE Colaborativo
Estou a gostar de ver... Eu só queria um evse regulável até 32A
mas tenho tempo.

- Apr
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Re: EVSE Colaborativo
Desculpem responder em série, mas só agora tive tempo para ler as respostas todas:
É uma ideia engraçada, acho não será muito complicado de implementar mesmo que seja de forma aproximada e só para os 100% de carga. Neste momento só o Carwings permite fornecer informação em tempo real da carga da bateria e de forma a poder ser facilmente usada para definir % de carga inferiores a 100%. Quem sabe se no futuro não dê para trazer o Leaf Spy, Fluence Spy e Canion para este ecossistema. Já ouvi dizer que o Canion permite acesso remoto acho uma ideia a explorar numa fase posterior.oops Escreveu: um "calculador" na própria aplicação já era interessante. Explico: uma área da APP em que definida a capacidade útil da bateria e a eficiência de carga me calculasse, mediante a introdução da carga restante, a que horas teria que iniciar o carregamento para p.ex. às 8 da manhã estar a 80 os 100%.
O trifásico é uma chatice... vai ser inevitável, e estamos a pensar nisso, mas imagina triplicar as necessidades de recursos para acomodar um EVSE trifásico. Definitivamente numa fase mais avançada, já que será necessario rever os recursos existentes no microprocessador (adicionar HW).VETL Escreveu: Se avançarem com isto, um sistema que possibilite a monitorização de 3 fases poderá ter interesse adicional...
Estás lá jfr2006, esse teu esforço em implementar o openenergymonitor vai compensar quando descobrires que já tens e sabes funcionar com o sistema de gestão de energia que tira partido do EVSE! Mais concretamente o Emoncms para gráficos, MQTT para broker e Node-RED para lógica!jfr2006 Escreveu: Muito bom! Para mim, se for possível através do monitor de energia que estou a tentar implementar (é um bocado baseado no openenergymonitor) enviar comandos para controlar a corrente de carga por wi-fi, é o suficiente
Pessoalmente acho o SMS uma perda de tempo, tem efetivamente um poder de alerta diferente do email, mas não me vejo a ir por esse caminho. Não obstante acho que o que é preciso é que o EVSE seja suficientemente flexivel para ser integrado com ideias e necessidades diferentes das minhas e do RJSC. E para isso estamos a pensar seriamente em libertar a porta Serial para ser possivel expansão de HW, por exemplo assim podias ligar um modulo GSM que tanto queres e implementá-lo com toda a liberdade. Quem diz um módulo GSM diz outra coisa qualquer que possa fazer sentido para alguém.RNM Escreveu: Tenho um cartão de dados que partilha o tarifario do telefone, a custo zero.
Se meteres o smartphone mais barato do mercado dentro do EVSE, terás: bateria, gsm, sw programavel, wifi, etc. Um ideia
Não te quero desmoralizar, mas nem eu nem o RJSC estamos minimamente comprometidos com datas, comprometemo-nos a lançar um EVSE com a melhor qualidade que conseguirmos e com alguma garantia que funciona, e que no processo nos vamos divertir. Se amanhã isto nos aborrecer, temos pena, eu já tenho meu e o RJSC o dele! A boa noticia é que o pior já está feito, faltam os pormenores, achamos nós!!sparrow Escreveu:Preço e quando é que se vendem as primeiras unidades?
Mas se estás em casa não precisas do RTC para nada! podes sincronizar os teus aparelhos nas primeiras trocas de comunicação. O RTC é a unica hipotese de o EVSE ter relógio permanentemente porque é suposto ser portátil e ser ligado onde vai funcionar de forma isolada.jfr2006 Escreveu:Em relação a programar o inicio da carga, apenas interessa em casa, por causa de usar o modo bi-horário. Neste caso e apenas neste caso, interessa informação dada por um RTC.
Mas o EVSE tem temporização! O que não tem é planeamento detalhado de carga, tipo carregar à semana todos os dias a partir das 01h00 e ao fim de semana a qualquer hora. O que queres fazer é perfeitamente possivel! Basta adiar a carga 2 horas cada vez que ligas. E o que dá imenso jeito que é carregar no bi-horário delega-se para o tal sistema externo, porque é em casa que esse tipo de funções são uteis. Isto no meu ponto de vista, claro. como não tens carwings não deves ter noção das parametrizações possiveis, mas o que queremos implementar é no minimo o que o carwings permite e com a melhoria de não termos que "arrastar" essa configuração para todo o lado onde vamos carregar. E depois esquecemo-nos de a desativar e o carro não carrega...RNM Escreveu:Em viagem, concordo com o que escreveste. Contudo, o meu "normalmente" (e o de outros) é carregar no trabalho onde dá muito jeito ter controlo de temporização.Apr Escreveu:Não me parece particularmente grave não ter controlo de temporização detalhado fora de casa. Normalmente queremos carregar o máximo possível imediatamente.
Pessoalmente, dá-me jeito para minimizar o tempo a SOCs elevados e deixar a bateria arrefecer depois da ida para o trabalho.
Dá, vou meter essa ideia na lista de coisas a implementar.VETL Escreveu: Não daria para ele reconhecer duas redes de modo a assumir algumas parametrizações. Por exemplo casa e trabalho?
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Re: EVSE Colaborativo
"libertar a porta Serial para ser possível expansão de HW, por exemplo assim podias ligar um modulo GSM"Apr Escreveu: Pessoalmente acho o SMS uma perda de tempo, tem efetivamente um poder de alerta diferente do email, mas não me vejo a ir por esse caminho. Não obstante acho que o que é preciso é que o EVSE seja suficientemente flexivel para ser integrado com ideias e necessidades diferentes das minhas e do RJSC. E para isso estamos a pensar seriamente em libertar a porta Serial para ser possivel expansão de HW, por exemplo assim podias ligar um modulo GSM que tanto queres e implementá-lo com toda a liberdade. Quem diz um módulo GSM diz outra coisa qualquer que possa fazer sentido para alguém.
Espectáculo!

O grande beneficio do GSM não é o alerta, é a permanente e universal conexão com o smartphone, num mundo cada vez mais connected. Por algum motivo, os construtores auto metem GSM e apenas alguns metem wifi.
O Wifi tem as vantagens da velocidade, facilidade de implementação (?), baixo custo e faz todo o sentido que esteja implementado. Mas nas grandes cidades garagem é um luxo e quando existe ter wifi que se possa aceder é uma agulha num palheiro. Há gente com VE que depende a 100% da rede pública...
Dou um exemplo prático:
- Chegas ao trabalho, EVSE Pré-programado (70% de carga, saída 19h e carga a 10A) e deixas o carro a 10 min a pé da porta, sem wifi.
(Tudo perfeito, foi só ligar o EVSE, ele adia ao máximo o início da carga para a bateria arrefecer, carga lenta para não aquecer, etc)
- Às 14h apercebeste que tens de sair às 17h30 com 100% de bateria para ir visitar X,Y e Z.
Hipóteses:
- Velocidades malmnásticas para ter autonomia suficiente;
- Perder 25 min do dia de trabalho para ir até ao carro para o programar.
Vocês criaram / estão a criar uma plataforma que permite muitas, interessantes e úteis, funcionalidades que permitem uma tremenda flexibilidade. Mas neste momento metade ou 2/3 das funcionalidades são úteis se, e só se, o carro tiver rede wifi.
Um router alojado no carro resolve? Ya, depois de se arranjar uma caixa impermeável e resolver como alimenta-lo de energia.
Funciona? Yeap, se fores um tipo DIY.
Pelo que percebo, a tua experiência prática diz-te que GSM não faz falta, logo desenvolveste o "produto" para as tuas necessidades.
Mas seja pelo gozo pessoal de milhares de pessoas (em vez de dezenas) usarem o que desenvolveram ou seja como produto comercial, é melhor pensar nas necessidades dos outros que raramente têm wifi perto do carro (ou paciência e tempo para estar ao lado do EVSE para o programar...)
Bom trabalho e força!
Última edição por RNM em 24 jun 2016, 12:07, editado 1 vez no total.
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Re: EVSE Colaborativo
Eu acho que isso se resolve facilmente com o smartphone mais barato do mercado dentro do carro... Para não dizer um antigo que esteja lá por casa parado!
Tem bateria interna e é independente o que para mim é uma vantagem.
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Re: EVSE Colaborativo
Onde ligas o carregador desse telemóvel?sparrow Escreveu:Eu acho que isso se resolve facilmente com o smartphone mais barato do mercado dentro do carro... Para não dizer um antigo que esteja lá por casa parado!
Tem bateria interna e é independente o que para mim é uma vantagem.
Não fica ainda mais caro que o router?
Smartphone teria a vantagem que ter o LeafSpy ou canion sempre a tirar dados do carro
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Re: EVSE Colaborativo
Podes ligar à bateria de 12v
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Re: EVSE Colaborativo
Essa parte já tinha referido anteriormente...sparrow Escreveu:Podes ligar à bateria de 12v
Por onde sugeres passar cabos e deixar o telemóvel, tentando não ter muito trabalho e dar um aspecto minimamente pro?
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Re: EVSE Colaborativo
Eu ainda nem tenho carro eléctrico... Estou ainda na fase do suponhamos... Mas há users do fórum que têm um telemóvel continuamente a trabalhar no carro, como o VETL. Pode ser que ele venha cá explicar!