Página 1 de 3

Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 11:48
por ruimegas
Viagem feita e com sucesso :D :D :D

No Fórum Montijo a carregar por uma hora +/- 4 kwh

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-onzx ... 071105.jpg[/IMG]

Situação á chegada a Évora
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-gy_e ... 093955.jpg[/IMG]

Logo à tarde faço e relato da viagem.

Cumprimentos a todos :D :D

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 11:53
por mjr
Parabéns! Pela indicação de 37km de autonomia restante a carga de 1 hora não teria sido necessária. No entanto se fosse eu provavelmente também o faria da primeira vez 8-)

Estamos a aguardar pelo relato (para ir crescendo água na boca enquanto não chega o nosso LEAF...).

PS - tens de editar a tua assinatura ;)

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 12:11
por batalha
:D :D :D :D
Boa
Depois faz aí a comparação com as viagens anteriores tempo/consumo ;)

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 15:05
por Essiemme
E deu para "ir à vontade" ?

Isto é, foi pela autoestrada, pela nacional ??

Passou com frequência dos 90KM7h ???

Estou a salivar... :)

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 15:17
por Filipe
Boas, e :D stou a ver que conseguiste ter o pé levezinho.

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 16:15
por ruimegas
Ora bem...vamos lá então tentar fazer o relato o mais apurado desta aventura.

1. Saida de casa: 06:15 carga a 100%

Velocidade pela A5 e 2ª Circular normal na casa dos 80 kms/h. Extras ligados rádio com vidros fechados.

2. Chegada ao Fórum Montijo e colocação em carga 07H00.

Início da prova de fogo dos 100 kms... via Atalaia - Pegões -Vendas Novas - Montemor-o-Novo - e finalmente Évora. Estradas secundárias naturalmente com velocidade máxima por lei de 90 kms/h passando por várias localidades que obrigam a reduzir a 50 kms/h e outras a 50 kms/h.

Velocidade média variou entre os 70 kms/h nas subidas desde que não tivesse trânsito atrás de mim até aos 96 kms/h nas descidas.

3. Lições aprendidas e regras que penso que devem de ser utilizadas quando se tem de fazer viagens mais longas.

a. Esqueçam, se puderem, a velocidade e olhem sempre para a bolas de energia do tablier. Eu usei uma técnica que foi basicamente a seguinte: A subir evitar ao máximo ultrapassar os 3 círculos (inclui o circulo inicial sem aceleração) e se possível manter nos 2 circulos, na Ponte Vasco da Gama andei basicamente nos 2 círculos e a velocidade andou entre os 82 kms/h e os 86 kms/h o que fez com que chegasse com uma autonomia de 9 barras antes de começar a carregar o que correspondeu a 45 kms feitos em que a 12ª barra fez 11 kms, a 2ª barra e a 3ª desapareceram após mais 17 kms cada uma o o que perfaz os 45 kms.

b. Este carro só deve andar a velocidades de Auto-estrada (110 a 120 kms/h) se não tiver de fazer mais de 50 kms;

c. Este carro é um verdadeiro "animal" de cidade pois é onde se encontra no seu meio favorito onde ai sim a autonomia parece que se multiplica;

d. Piores inimigos da autonomia do Nissan Leaf = subidas, velocidade e vento contra;

e. No percurso Montijo - Évora andei sempre a velocidades que não prejudicam o trânsito e ainda fiz duas ultrapassagens em que os circulor foram aos 6 ou 7 momentaneamente;

f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração.

4. Não sei se a avaria é geral mas deixei de ter acesso ao Carwings do meu carro através da Internet e do smartphone e a minha conclusão é que a TELENOR que é responsável pela rede que apoia o Nissan Leaf ainda não chegou a Évora :( . Mais um assunto para chamar a atenção da Nissan.

Em conclusão...Este carro com planeamento leva-nos aonde for necessário, é muito confortáve e agradável de conduzir e a minha mulher está finalmente convencida e enamorada por ele :D .

Se me lembrar de mais algum detalhe ou quiserem colocar questões façam o favor que é para isso que andamos aqui.

Cumprimentos a todos

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 18:59
por Essiemme
ruimegas Escreveu:Ora bem...vamos lá então tentar fazer o relato o mais apurado desta aventura.

1. Saida de casa: 06:15 carga a 100%

Velocidade pela A5 e 2ª Circular normal na casa dos 80 kms/h. Extras ligados rádio com vidros fechados.

2. Chegada ao Fórum Montijo e colocação em carga 07H00.

Início da prova de fogo dos 100 kms... via Atalaia - Pegões -Vendas Novas - Montemor-o-Novo - e finalmente Évora. Estradas secundárias naturalmente com velocidade máxima por lei de 90 kms/h passando por várias localidades que obrigam a reduzir a 50 kms/h e outras a 50 kms/h.

Velocidade média variou entre os 70 kms/h nas subidas desde que não tivesse trânsito atrás de mim até aos 96 kms/h nas descidas.

3. Lições aprendidas e regras que penso que devem de ser utilizadas quando se tem de fazer viagens mais longas.

a. Esqueçam, se puderem, a velocidade e olhem sempre para a bolas de energia do tablier. Eu usei uma técnica que foi basicamente a seguinte: A subir evitar ao máximo ultrapassar os 3 círculos (inclui o circulo inicial sem aceleração) e se possível manter nos 2 circulos, na Ponte Vasco da Gama andei basicamente nos 2 círculos e a velocidade andou entre os 82 kms/h e os 86 kms/h o que fez com que chegasse com uma autonomia de 9 barras antes de começar a carregar o que correspondeu a 45 kms feitos em que a 12ª barra fez 11 kms, a 2ª barra e a 3ª desapareceram após mais 17 kms cada uma o o que perfaz os 45 kms.

b. Este carro só deve andar a velocidades de Auto-estrada (110 a 120 kms/h) se não tiver de fazer mais de 50 kms;

c. Este carro é um verdadeiro "animal" de cidade pois é onde se encontra no seu meio favorito onde ai sim a autonomia parece que se multiplica;

d. Piores inimigos da autonomia do Nissan Leaf = subidas, velocidade e vento contra;

e. No percurso Montijo - Évora andei sempre a velocidades que não prejudicam o trânsito e ainda fiz duas ultrapassagens em que os circulor foram aos 6 ou 7 momentaneamente;

f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração.

4. Não sei se a avaria é geral mas deixei de ter acesso ao Carwings do meu carro através da Internet e do smartphone e a minha conclusão é que a TELENOR que é responsável pela rede que apoia o Nissan Leaf ainda não chegou a Évora :( . Mais um assunto para chamar a atenção da Nissan.

Em conclusão...Este carro com planeamento leva-nos aonde for necessário, é muito confortáve e agradável de conduzir e a minha mulher está finalmente convencida e enamorada por ele :D .

Se me lembrar de mais algum detalhe ou quiserem colocar questões façam o favor que é para isso que andamos aqui.

Cumprimentos a todos

Xiiii... é assim tão grande a redução de autonomia, só por andarmos entre 110 e 120 KMhs ???? :shock:

Parece uma curva exponencial, a relação entre velocidade e autonomia... :?

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 19:28
por Filipe
É verdade, temos um verdadeiro citadino, e como diz o nosso RuiMegas na estrada, controlar essencialmente o gasto de Plasma sempre, nada de velocidades,
na realidade os gastos são exponenciais, e nem pessem em RATADAS :lol:

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 19:29
por mjr
Excelente relato como seria de esperar. ;)

Algumas questões:

-Da próxima vez vais arriscar não carregar a meio? Pelo que descreveste parece que é possível mantendo a velocidade que fizeste.

- A 110-120 km/h a autonomia baixa para 50 km? Parece-me muito baixo. Apostava em algo tipo 90km, em consonância com o que o pessoal do mynissanleaf indica.

Re: Experiência Oeiras - Évora 145kms

Enviado: 13 jun 2011, 19:34
por Filipe
Pois, pois, parole parole parole, quando receberes o teu, vais ver o que quero dizer :roll: