
O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
O problema é que o Leaf fica a "anos luz" da autonomia anunciada pela Nissan e isso é enganar quem compra o carro. No entanto, tudo se resume ao facto de o comprador se sentir ou não confortável com o produto que adquiriu e com as respectivas performances.
Este comprador não concordou, sentiu-se enganado e protestou, está no seu direito. Outros proprietários pensam de forma diferente e consideram aceitável atingir 70% dos km's que o carro supostamente deveria fazer.
Este comprador não concordou, sentiu-se enganado e protestou, está no seu direito. Outros proprietários pensam de forma diferente e consideram aceitável atingir 70% dos km's que o carro supostamente deveria fazer.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
O que eu axo é que se a Nissan perdeu este caso é pk os seus advogados foram muito anjinhos e fizeram um mau trabalho.
Não obstante de a reclamação do cliente ser pertinente, o facto é que a Nissan fez os testes para a homologação europeia de Leaf nos mesmos organismos e nas mesmas condições, seguindo as mesmas normas, etc, de todos os outros construtores. A isso é obrigada. A NEDC não é da Nissan nem a Nissan os comprou, digo eu pois isso sim já seria condenável.
Os valores de consumo e de CO2 que aparecem nas folhas de homologação dos veículos foram medidos e certificados por entidades acreditadas para o efeito, em condições específicas de utilização do veículo (igual para todos), são as normas. Na prática, nas mãos dos proprietários nenhum veículo consegue esses valores de teste.
Não obstante de a reclamação do cliente ser pertinente, o facto é que a Nissan fez os testes para a homologação europeia de Leaf nos mesmos organismos e nas mesmas condições, seguindo as mesmas normas, etc, de todos os outros construtores. A isso é obrigada. A NEDC não é da Nissan nem a Nissan os comprou, digo eu pois isso sim já seria condenável.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Precisamente!FullElectric Escreveu:O que eu axo é que se a Nissan perdeu este caso é pk os seus advogados foram muito anjinhos e fizeram um mau trabalho.
Não obstante de a reclamação do cliente ser pertinente, o facto é que a Nissan fez os testes para a homologação europeia de Leaf nos mesmos organismos e nas mesmas condições, seguindo as mesmas normas, etc, de todos os outros construtores. A isso é obrigada. A NEDC não é da Nissan nem a Nissan os comprou, digo eu pois isso sim já seria condenável.
Os valores de consumo e de CO2 que aparecem nas folhas de homologação dos veículos foram medidos e certificados por entidades acreditadas para o efeito, em condições específicas de utilização do veículo (igual para todos), são as normas. Na prática, nas mãos dos proprietários nenhum veículo consegue esses valores de teste.
Por isso, penso eu, todos poderíamos ganhar processos em tribunal porque os consumos dos C.I.s são, bastante também, afastados de uma utilização normal para aquele trajeto que o sr. fez.
Não me levem a mal, eu não sou vendedor da Nissan, se calhar até tenho razões para protestar, mas não com a questão da diferença de autonomia. Eu conseguia, mesmo assim e com relativa facilidade, fazer cerca 140 Kms dos 160 com o meu MK1, quando era novo. E isto não era mau, perante as minhas espectativas iniciais.
sm

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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Neste campo, e com o meu perfil de utilização, a Mitsubishi está conforme:
- No meu PHEV atingia em novo os 52km de autonomia elétrica (cheguei a ultrapassar), e mantenho a média de 1.9 l/100 anunciada (nos últimos 20 mil km).
É exatamente o anunciado.
- No meu PHEV atingia em novo os 52km de autonomia elétrica (cheguei a ultrapassar), e mantenho a média de 1.9 l/100 anunciada (nos últimos 20 mil km).
É exatamente o anunciado.

- mjr
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Num PHEV é mais fácil esvaziar a bateria, pois depois o carro ainda anda. Num VE ninguém o faz pois não quer ficar apeado.
Num VE o NEDC é sensivelmente equivalente a 70km/h de velocidade estabilizada. Já o ciclo EPA anda por volta dos 105km/h. Eu no meu Leaf com 75% da capacidade original faço facilmente 120km a 70km/h. Ainda recentemente o fiz, com ainda 2-3kW.h de reserva na bateria.
Num VE o NEDC é sensivelmente equivalente a 70km/h de velocidade estabilizada. Já o ciclo EPA anda por volta dos 105km/h. Eu no meu Leaf com 75% da capacidade original faço facilmente 120km a 70km/h. Ainda recentemente o fiz, com ainda 2-3kW.h de reserva na bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Mjr, o teu carrega quantos kW? Eu sinceramente há uns anos atrás esperava que os actuais VE tivessem autonomias muito mais baixas, felizmente não é assim.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Lol rdias...
Sem imievs e sem leafs nao havia mobilidade eletrica para atrasar!
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- mjr
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
lmlr, o LS indica 16,8kW.h numa carga a 100%. Estou certo que um teste da tomada deve dar entre 18,5kW.h e 19kW.h.
rdias, eu quando comprei o meu Leaf assinei um papel onde era claramente indicado que a bateria tem degradação e que é normal e esperado. Penso que indicava os célebres 80% em 5 anos e 70% em 10 anos, embora dissesse que poderia ser pior. E ficava muito zangado se algum iluminado na Nissan achasse que era melhor não lançar o Leaf com a bateria de 24kW.h em 2011.
rdias, eu quando comprei o meu Leaf assinei um papel onde era claramente indicado que a bateria tem degradação e que é normal e esperado. Penso que indicava os célebres 80% em 5 anos e 70% em 10 anos, embora dissesse que poderia ser pior. E ficava muito zangado se algum iluminado na Nissan achasse que era melhor não lançar o Leaf com a bateria de 24kW.h em 2011.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Se não fizessem não havia este forum, nem tu com essas cenas.rdias Escreveu:200.000 leafs e meia dúzia de imievs, fazem mossa ?Apr Escreveu:Lol rdias...
Sem imievs e sem leafs nao havia mobilidade eletrica para atrasar!
Sabes quantos carros são produzidos no mundo ?

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Este processo decorreu no tribunal de Oeiras. Recorri da sentença, porque não quero que me deem o dinheiro, mas sim um carro que tenha a autonomia anunciada. Sou totalmente a favor da ME, mas também tenho deveres como consumidor.Essiemme Escreveu:Caro vitorcoias,vitorcoias Escreveu:Como consumidor, não me parece que tenha de ser assim!Os carros elétricos são para quem os sabe usar.
O meu caso foi julgado, e isto é o que diz a sentença:
“O alegado pelas Rés em sede das respectivas contestações parece constituir a tentativa de justificação do “injustificável”: a publicitada e informada autonomia de 175 km constituirá uma “miragem”, “um prémio de euromilhões a sair ocasionalmente a um felizardo”.
...
“Deve ter-se por verificada a realização de publicidade enganosa por parte das Rés (Caetano Power, SA e Nissan Ibérica, SA) considerando anulado o contrato de compra do veículo à primeira Ré por parte do Autor e da obrigação de pagamento ao Autor, solidariamente por ambas as Rés do correspondente ao valor pago pelo Autor a título de preço.”
Abraços
É possível dizer-me em que comarca decorreu este julgamento ?
Obrigado.
sm
Ao anunciarem um determinado consumo ou autonomia, quer os fabricantes de carros de CI quer os dos elétricos, cumprem a norma, seja ela a europeia seja a americana, porque isso é obrigatório. O consumo/autonomia anunciado/a é obtido/a em condições específicas, iguais para todos. A grande diferença está em que nos carros de CI é, em geral, relativamente fácil conseguir consumos próximos do anunciado, enquanto que nos elétricos (pelo menos no meu Leaf) isso se revelou muito difícil. Esse facto tem sido ocultado do potencial comprador o que é, já de si, desonesto. Como, além disso, a autonomia de um elétrico como o Leaf é muito menor do que a de um CI de classe equivalente, o erro em que o comprador é induzido tem mais consequências.
O exemplo da comparação entre o meu Nissan Leaf e o meu Opel Astra (que tive de comprar, como "back up" do Leaf) mostram bem isso:
O Opel Astra, com o consumo anunciado de 4,1 l/100 km teria uma autonomia de 1122 km; Com o consumo real de 4,5 l/100 km, fácil de conseguir com a tal condução convencional, tem uma autonomia real de 1022 km, ou seja 91% do anunciado;
O Nissan Leaf tem uma autonomia anunciada de 175 km, que é difícil de conseguir com uma condução "convencional". Na realidade faz 100 km, ou seja 57%.
Uma diferença tão grande já seria criticável entre duas viaturas CI, com depósitos que dão para muitos kms. Num elétrico, com um "depósito" muito mais pequeno, que faz o condutor andar sempre "com o credo na boca", uma tal diferença é inaceitável. No caso do meu Leaf, não só esta grande diferença foi escamoteada, como, ao contrário, a autonomia anunciada foi apresentada como sendo fácil de conseguir com a tal condução convencional (que a Nissan definia bem, na sua publicidade), frisando-se que poderia, inclusive, ser maior, com uma condução cuidadosa.
Abraços
Nissan Leaf branco, motor EM61 (80kW), registado em 2011-08-22.