rdias, porque é que recomendas fazer tese da tomada a cada 6 meses? Isso não parece fazer sentido. Se o VascoV fizer agora uma vai fazer a seguinte em Janeiro? Tem que alugar uma estufa para por o carro à mesma temperatura

e no final o que se ganha?
O que me parece aceitável é fazer uma carga de referência para comparar no futuro no caso de começar a haver desconfiança de alguma coisa menos boa. No caso do Leaf que é o unico VE que conheço, os limites constantes que não variam são os "0%" e os "100%" calculados pela instrumentação do carro, e que ao mesmo tempo mantém a bateria segura. Mas estas observações são para o Nissan, como é para o Tesla? ele usa a capacidade toda ou esconde alguma para mascarar alguma degradação? é que se o caso for este ultimo o teste da tomada não serve para nada, vai carregar sempre o mesmo.
VascoV, gostava de aprender porque tens essa desconfiança de perda de autonomia, podes detalhar um pouco mais? Onde vês a perda de autonomia? que condições tinhas quando fizeste a carga?
obg.