Diário de bordo Kia E-Niro 64kWh RicardoPereira

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
ricardopereira
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 10 abr 2019
Capacidade bateria: 64 Kwh

Diário de bordo Kia E-Niro 64kWh RicardoPereira

Mensagem por ricardopereira » 29 jul 2024, 00:27

Venho então deixar testemunho destes quase 3 anos de Kia E-Niro.

Após a 1° aventura no mundo dos BEV com um Kia Soul 30kWh que durou 8 meses, fiz o upgrade para um BEV com mais espaço e bateria maior.

A escolha, no final de 2021, recaiu num Niro ex-FR, versão Active com 40.000km.
Excelente carro em todos os níveis até começarem a aparecer as "coisinhas".

- Abril 2022, 47.000km leva bateria 12v nova. Este já é um dos problemas conhecidos que é as baterias 12v durarem pouco tempo em vários BEV de variadas marcas.

- Dez 2022, 60,200km, faz manutenção programada na Univex em Lisboa onde informo que o carro faz um ruído em andamento.
Primeiro trocam umas borrachas quaisquer nas rodas mas não resolve.
Entretanto pelo meio mudo-me para as ilhas e a questão do ruído passou para a oficina Kia, Madeira Auto car.

- Jan 2023, 63.000km, faço um vídeo no interior do motor para entregar na oficina para ser enviado à marca para autorizarem a substituição do motor e caixa o que acontece em Mar 2023. Carro tinha cerca de 64.000km

- Out 2023, 69.000km, nova bateria de 12v instalada.

- Fev 2024, 71.400km, substituição da porta de carga que avariou.
Nesta altura tenho o carro a dar, sempre que o ligo, logo ao início ou em andamento, que a bateria de arranque está descarregada devido a dispositivos externos e a partir daqui começa surpresa de pegar no carro e ele estar completamente morto sem nenhum motivo.
Compro carregador portátil, carrego bateria em casa, passado uns dias ou senanas volto a ficar apeado.
Trato de comprar booster portátil e de começar a pesquisar nos fóruns e a perceber que não é caso único.

- Mar 2024, 71.700, vai fazer a manutenção dos 75.000km onde é reportada esta questão da bateria de 12v mas dizem que está tudo bem e que deve ser defeito da bateria. Não era!

- Jul 2024, 76.000km, deixei o carro na Kia porque quase diariamente tenho de usar booster para andar com o carro (algo andará a drenar a bateria, só pode), verificar espelho direito porque deixou de recolher, para analisarem ruído ao virar volante (que já tinha feito referência anteriormente mas disseram que era normal) e para verem um ruído nas rodas da frente que eu suspeito que sejam novamente rolamentos mas aguardo feedback.

Deixo aqui os vídeos dos ruídos do volante e das rodas, respetivamente:
[youtube]https://youtube.com/shorts/tEf_oErfzlw? ... fmFKdmXeOJ[/youtube]

[youtube]https://youtube.com/shorts/DTClfQVfUBs? ... UEttXp4zoz[/youtube]

Conclusão: gosto bastante do carro, é espaçoso, confortável, eficiente, o melhor do mercado no nível de preço em usado a par do Kauai mas, nunca tive tantas dores de cabeça comparativamente aos meus carros anteriores o que me deixa bastante desanimado.
Se compraria outro? Acho que sim mas só por falta de alternativa no mercado.
IMG-20211116-WA0006.jpg

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia E-Niro 64kWh RicardoPereira

Mensagem por Nonnus » 29 jul 2024, 01:45

Então qual é o problema para a bateria de 12V durar tão pouco tempo?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 29 jul 2024, 11:29

Não sei. O carro foi deixado na oficina na Sexta feira passada.
Foi para lá sem marcação e sem data para verificação dos pontos.

Só sai de lá com tudo identificado para reparação.

Não me serve ter um carro que vou para o usar e tenho de lhe dar booster por isso...

Vou usando o Yaris HSD que também precisa de andar e é um carro que está meses parado mas basta carregar no power e está pronto a andar.

ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 09 ago 2024, 20:26

Boa tarde, hoje dia 09 finalmente tive o veredito dos problemas do meu Niro sendo que 3 deles vão ser preparados em garantia e um deles não.

Em garantia:
- Vai levar nova caixa redutora, a 2° no espaço de 1 ano. Está já é outra evolução da evolução da caixa redutora do ano passado;

- Vai levar rolamento da direção que já existe uma ordem de serviço acerca deste problema;

- espelho direito vai ser substituído.

Sem garantia:

- a questão da bateria 12v descarregar completamente, foi desmontado toda a parte dos plásticos desde a direção até ao lado da porta do condutor para chegar à cablagem e depararam-se com um cabo que estava ligado a outros para dar corrente para alimentar uma dashcam.
Quando os 1°s donos entregaram o carro, alguém simplesmente arrancou a câmara do cabo deixando-o descarnado e a consumir constantemente e até a provocar curto circuitos, isto dito pelos mecânicos.
Agora já não há consumo parasita, vai ser carregada a bateria de 12v e vai ser testado a ver se está tudo certo.

O custo, inicialmente assustaram-me porque disseram que tinham uma má notícia e a falar em cablagens (já estava a ver que ia ficar pobre), mas no cômputo geral acho que foi só o valor de desmontar as peças, ficará em 90€.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 09 ago 2024, 21:35

Boa! Não só a resolução do problema como o custo muito (mesmo muito!) baixo. Esse tipo de problemas elétricos que obrigam a desmontar o carro costumam ser bem dolorosos...

Em relação à redutora, que seja desta :pray:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 10 ago 2024, 09:34

Impec!

Tal como já te tinha dito, acho esse valor muito simpático!

Acho francamente que a garantia de 7 anos nos Kia é uma excelente mais valia na compra de um usado.

ricardopereira

Mensagem por ricardopereira » 10 ago 2024, 12:47

BrunoAlves Escreveu:
09 ago 2024, 21:35
... Esse tipo de problemas elétricos que obrigam a desmontar o carro costumam ser bem dolorosos...

Em relação à redutora, que seja desta :pray:
Fiquei bastante preocupado também com o possível valor.
Quanto à redutora, não tenho grande confiança na nova solução e garantidamente que este problema afasta muitos potenciais novos clientes sejam de novos ou usados.
Há muito que a Kia já deveria ter tranquilizado os clientes numa solução após término da garantia.
Se trocar um rolamento é muito mais barato, e se não resolvem de vez o defeito, porque não aplicar esta solução ao invés de ir logo para a substituição total de uma peça que é 10x mais cara :roll:

No que toca à garantia de 7 anos sim, é um descanso mas se todos tiverem estas coisinhas o receio, tanto durante como no fim da garantia vai ficar sempre mas mais uma vez digo, nesta faixa de preços/capacidade da bateria/eficiência do carro não há concorrência para os Kia/Hyundai.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 10 ago 2024, 13:18

ricardopereira Escreveu:
10 ago 2024, 12:47
Fiquei bastante preocupado também com o possível valor.
Quanto à redutora, não tenho grande confiança na nova solução e garantidamente que este problema afasta muitos potenciais novos clientes sejam de novos ou usados.
Há muito que a Kia já deveria ter tranquilizado os clientes numa solução após término da garantia.
Se trocar um rolamento é muito mais barato, e se não resolvem de vez o defeito, porque não aplicar esta solução ao invés de ir logo para a substituição total de uma peça que é 10x mais cara :roll:

No que toca à garantia de 7 anos sim, é um descanso mas se todos tiverem estas coisinhas o receio, tanto durante como no fim da garantia vai ficar sempre mas mais uma vez digo, nesta faixa de preços/capacidade da bateria/eficiência do carro não há concorrência para os Kia/Hyundai.
Sendo um problema recorrente não acredito que não haja interesse em a Kia apresentar uma solução definitiva, até porque como dizes não é só o afastar potenciais clientes, como a reputação da marca ficar melindrada. Basta olhar para o que esta acontecer com os Leaf que afecta a marca como um todo. O Ariya não vende. Custava 50000€ agora começa nos 38500€ e ainda assim ver um na estrada é uma sorte.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 ago 2024, 13:40

Nonnus Escreveu:
10 ago 2024, 13:18
ainda assim ver um na estrada é uma sorte.
Eu ainda me admiro como é que vejo 2 ou 3 perto de mim regularmente, e mais meia dúzia por mês "pelos caminhos de Portugal". Mas lá está, mesmo depois de serem conhecidos os degredos das baterias de 30 e 40, ainda se venderam imensos Leaf. Olhos que não vêm...

Em relação à reparação da redutora, que seja definitivo. Também teria algumas reservas (como tenho por exemplo em relação à longevidade da minha bateria substituída em garantia, isto dá para "todos" os carros), mas concordo que é tempo de haver uma solução definitiva.
Não resta muito a fazer do que aproveitar do carro e logo se vê ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 10 ago 2024, 18:16

A mim faz-me um bocado de confusão a compra de um destes carros KIA/Hyundai, nos de 800V também existe este problema de rolamentos/transmissão?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Kia”