Página 1 de 2

Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 09 dez 2016, 01:01
por HugoCunha
Olá a todos.

Depois de muitas contas feitas e de ponderar prós e contras, avancei finalmente com a compra de um Leaf.

Antes de mais agradeço todos os esclarecimentos aqui feitos às minhas dúvidas, que foram determinantes na escolha.

É um Leaf Tekna 24kWh de 04/2015, cor branco pérola, com 11.237km. Escusado será dizer que estou radiante com a nova viatura e com a experiência de condução que nos proporciona.

É de facto um prazer conduzir um eléctrico e confesso que se não tivesse feito um test-drive, dificilmente teria avançado com a compra, pois não tinha ideia do conforto deste carro.

Na minha opinião, e pela minha (reduzida) experiência até agora, um VE quase que nos "obriga" de certa forma, a ter uma condução mais ecológica e suave.

Quanto a fotos, só depois de lavado. :D

Gostava agora de conhecer a opinião dos experts na análise aos screenshots do Leaf Spy. Ainda não fiz,
mas vou tentar fazer um scan após uma carga.

Questões:

Sensores 1,2 e 4: São todos sensores internos da bateria?
SOH: É "normal" perder 2% de SOH em 3 dias?


Primeiro scan com o Leaf Spy.

Imagem

Mais tarde, já em casa, e antes da primeira carga.

Imagem

Imagem


Dia seguinte, ao final do dia.

Imagem

Imagem


Hoje, ao final do dia.

Imagem

Imagem


Cumprimentos,
Hugo.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 09 dez 2016, 14:47
por mjr
Parabéns!! :D

A bateria dos mk2 tem 3 sensores de temperatura vs 4 sensores nos mk1.

Sobre o SOH, eu não ligava muito, é normal variar bastante especialmente os mk2. A verdadeira capacidade varia muito devagar e sempre para baixo.

Devias sim fazer um teste da tomada para avaliar a capacidade real.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 09 dez 2016, 15:08
por HugoCunha
mjr Escreveu:Devias sim fazer um teste da tomada para avaliar a capacidade real.
Aí está a 3ª pergunta que me esqueci de colocar: O que é afinal o "testa da tomada" de que tanto se fala, em que consiste e que informação me dá?

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 09 dez 2016, 15:53
por BrunoAlves
Parabéns pela máquina e votos de muitos kms electrizantes :mrgreen:

Compraste nacional ou importado?

A variação tão rápida do SOH (sobretudo para baixo) não é assim muito normal não... O meu quando recupera muito SOH rapidamente (podes verificar no meu DB que na minha ultima viagem recuperei 3% num dia) depois demora umas semanitas a perdê-los novamente. Eu tenho uma teoria que as baterias são de facto muito mais resistentes que as dos mk1 mas que o algoritmo que o carro usa para estimar o SOH é, como dizê-lo... um cocó :mrgreen: que tendencialmente subestima a capacidade se o carro fizer poucos kms e poucos ciclos de carga/descarga amplos.
O teu carro pode estar a subestimar a capacidade da bateria muito rapidamente (como parece que os mk2 têm o péssimo hábito de fazer...) ou pode ter estado a sobre-estimar essa capacidade por ter feito antes os tais ciclos amplos e agora está a ajustar-se.

O teste de tomada consiste em levar o carro até à tartaruga pertinho de casa, parar o carro no ponto de carga e ligar AC e aquecimento até o "Drive" desaparecer. Depois colocá-lo à carga (convém que seja pelo menos a 16A por causa da maior eficiência do carregador interno a essa corrente) até aos 100%, medindo a quantidade de energia que sai da tomada durante essa carga.
edit: quando fiz o meu teste da tomada o carro nem 200m andou depois de ter chegado à tartaruga, e desligou-se após nem 5m de AC. Convém que estejas MESMO perto de casa quando a tartaruga aparecer...
A informação que te dá é a real quantidade que a tua bateria consegue receber. O que o LS reporta (que é o que o carro calcula) é uma estimativa desse valor.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 09 dez 2016, 15:54
por mjr
O teste da tomada consiste em descarregar a bateria até zero (em alternativa até aparecer a tartaruga), e carregar até 100%, medindo a energia gasta a carregar o carro. É necessário ter um contador/medidor de energia exclusivo para a tomada/EVSE onde é carregado o carro.

Uma vez que a eficiência da carga/capacidade da bateria varia pouco para as temperaturas do nosso ameno Portugal, serve para avaliar a real capacidade do pack. 25kW.h com carga a 16A é a referencia para um carro novo.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 09 dez 2016, 18:49
por Fil
Parabéns pela máquina Hugo! Imagino que nos próximos tempos, só se vai arrepender de não ter comprado mais cedo;)

Venham de lá essas fotos, e relatos das viagens.

Muitos e bons klms eléctricos.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 10 dez 2016, 00:35
por Orlando
Daqui 1 mês saberemos como está o teu carro que deve ter levado com uma atualização, pois a perda de capacidade em 200kms é enorme.
Deixa-o estabilizar.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 10 dez 2016, 13:53
por HugoCunha
margarett Escreveu:Compraste nacional ou importado?
É importado.
mjr Escreveu:Uma vez que a eficiência da carga/capacidade da bateria varia pouco para as temperaturas do nosso ameno Portugal, serve para avaliar a real capacidade do pack. 25kW.h com carga a 16A é a referencia para um carro novo.
Estás a assumir os 85% de eficiência correspondentes a carregar os 21.3kWh (que li algures que é o valor de energia disponível na bateria) com 25kWh fornecidos pela tomada?

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 10 dez 2016, 14:14
por HugoCunha
Relativamente ao Carwings, não me parece que este já se tenha conseguido ligar alguma vez desde que o carro chegou. Existe algum procedimento necessário para que funcione cá?

Também já me tentei registar no NISSAN+YOU para aceder ao Nissan Connect EV, mas dá um erro no formulário e não me diz onde está esse erro.

Re: Diário de Bordo - HugoCunha

Enviado: 10 dez 2016, 15:32
por Castro
Bem vindo Hugo,

bons km na nova viatura.
julgo que estarás com o mesmo problema que eu no carwings. recebes-te algumas credenciais por e-mail?