Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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OCasal
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por OCasal » 09 mai 2014, 15:07

O meu record de consumo foi fazer uma viagem em auto-estrada com serra, com velocidade sempre acima dos 160-170km/h e levar da carga completa até bateria fraca em 40km... No final tinha 7 barras de temperatura....

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 09 mai 2014, 15:37

OCasal Escreveu:O meu record de consumo foi fazer uma viagem em auto-estrada com serra, com velocidade sempre acima dos 160-170km/h e levar da carga completa até bateria fraca em 40km... No final tinha 7 barras de temperatura....
Impossível... lol
O carro só dá 160 no odómetro. :lol: :lol: :lol:
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 09 mai 2014, 20:41

VETL Escreveu:
OCasal Escreveu:O meu record de consumo foi fazer uma viagem em auto-estrada com serra, com velocidade sempre acima dos 160-170km/h e levar da carga completa até bateria fraca em 40km... No final tinha 7 barras de temperatura....
Impossível... lol
O carro só dá 160 no odómetro. :lol: :lol: :lol:
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 09 mai 2014, 21:18

Depende da inclinação da descida. O corte completo de potência deve andar entre os 165 e os 170km/h indicados (reais 150-155km/h). Podemos estar descansados que em AE é praticamente impossível praticar falta grave.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 11 mai 2014, 17:35

OCasal Escreveu:O meu record de consumo foi fazer uma viagem em auto-estrada com serra, com velocidade sempre acima dos 160-170km/h e levar da carga completa até bateria fraca em 40km... No final tinha 7 barras de temperatura....

:shock: esta é a dura realidade! O carro anda muito bem, mas por pouco tempo...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 12 mai 2014, 23:37

Já consigo ter os dados + organizados.
Criei uma pequena script executável que coloca os ficheiros diários do Leaf Spy Pro num ficheiro único, com:
- data separada das horas
- SOC com o valor real ( /10000)
- Ahr com o valor real (/10000)
- virgulas em vez de pontos
- tabs em vez de virgulas
- apenas processa logs novos e anexa ao ficheiro principal (renomeia os antigos)


Este ficheiro tem que ser mantido "cru" para poder ser atualizado. Graças às dicas do VETL acabei por fazer como ele e importar o ficheiro para um excel à parte e a partir desse excel é só criar uma pivot table + um gráfico dinâmico para ir experimentando grandezas diferentes. Se alguém quiser experimentar posso partilhar a script.

Já tenho quase 1M de logs, sempre que uso o carro, estou a logar!!!

Aqui está o gráfico dos Ahr minimos que já registei (igual ao que o VETL alimenta):

Imagem

Agora é só descobrir qual o "trigger" para aqueles aumentos de capacidade...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 23 mai 2014, 22:26

Recebi os componentes disto:
http://www.instructables.com/id/Arduino ... g-Station/

que resultou nisto:
Imagem

O Led Verde diz que está Ready, agora falta fazer o teste do diodo e das resistências para testar os vários modos. O circuito do relé também funciona, porque o código fonte original tinha uma série de testes que liga e desliga o relé. desliguei o GFCI e esse "advanced checks". Está com bom aspeto!!

foram 12€ de componentes, um arduino que tinha na gaveta e um relé que tinha noutra.


Para o EVSE "oficial" do openevse posso informar que a encomenda ficou retida na alfandega, por isso vai demorar um bom bocado.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 23 mai 2014, 23:50

Interessado numa ficha J1772 de 32A por uns 85€ com portes?
http://pt.farnell.com/multicomp/dsi-ev3 ... dp/2066613

Ia mandar vir duas de 16A para mim, por terem tampa em borracha e o furo para o cadeado, que as de 32A parecem não ter, mas no teu caso como o Leaf é de segunda geração, ele próprio faz o bloqueio da tomada.

Eles só vendem a clientes empresariais e como tal, tenho que mandar vir junto com encomendas de uma empresa de uma pessoa conhecida.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 24 mai 2014, 10:47

Algo não está bem no circuito, e acabei por ter que fazer o diagnóstico de uma coisa que não queria resolver...

A leitura por parte do arduino da tensão aos terminais do piloto é ajustada de -12v - +12v para 0v - 5v, para poder ser lida numa das entradas analogicas do uP. Ao fazer o teste do diodo para carga, a luz passa de verde (ready) para azul (carga) e imediatamente para vermelho (erro). A tensão no piloto é a correta, mas a tensão ajustada aos terminais da entrada analogica do uP parece demasiado baixa. Podia ser um problema no divisor de tensão mas, em aberto a tensão é de 4,5V tal como indica na documentação. Das duas três, ou o código fonte está errado e tem os thresholds errados pra cada estado ou há algo no cct que está mal. Em todo o caso andei a "martelar" o divisor de tensão e consigo, com a tensão certa, ligar o led azul e por conseguinte o relé.
Fora isso o cct parece funcionar, tenho 1kHz, no piloto, só não consigo medir as caracteristicas da onda porque não tenho nenhum oscilosocopio. E consigo entrar por serial no arduino e alterar a potencia de carga de 6A a 32A :-)

A conclusão preliminar é... não é bem montar e andar... o preço é bom, mas acho que não compensa para o trabalho que dá.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 24 mai 2014, 13:41

Quanto ao de segunda geração não sei, mas o Leaf de primeira geração os evses não fazem o teste do diodo (o sinal varia só acima de 0V).
Aquele evse dentro da ficha também só faz a parte positiva dos impulsos.

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