diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 03 out 2013, 22:01

Imprevistos são comuns. O mjr, quando refere duas/três horas em Leiria, deve estar a considerar ir pela A1 e carregar em Aveiras. É preciso que um dos PCR esteja a funcionar, se calhar é preciso pedir para ir carregar no outro sentido, depois pode estar lá alguém parado,... Essa viagem é uma aventura, está dada a minha opinião. É possível fazê-lo? Claro que é. É prático fazê-lo? Claro que não. Faz sentido fazê-lo? Alguns dirão que sim, eu digo que não.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 03 out 2013, 22:40

230km num LEAF novo a 70km/h, a iniciar a com 100% de carga e 3 horas a 16A pelo meio parece-me muito fácil. Um LEAF novo a 70km/h faz mais de 160km. Eu recentemente fiz 110km, de Gaia a Coimbra a 70km/h CC, abaixo de 100% de carga e cheguei antes do aviso de bateria fraca. Depois do aviso teria no mínimo mais 20km, 30 muito provavelmente.

Claro que isto depende da perícia do condutor (não é o Malm ;) ) e de pormenores da localização e estado operacional dos postos que eu não conheço. Se puder carregar no destino até poderia nem ser necessário carregar noutro local. Se o PCR de Aveiras estiver operacional e ficar a caminho então bastam 20 minutos de paragem, ou 10 para cada lado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 04 out 2013, 00:09

Chuva, climatização, pressão dos pneus, temperatura, peso, vento desfavorável, colinas, pequenos enganos no trajeto,... Tudo isto pode contribuir para reduzir uma autonomia teórica de 160 e poucos km. Pelas minhas contas de Mafra a Monte Real são 120 km. Para um posto de carregamento em Leiria mais 30 km (ou 31, ou 32, às vezes não é no primeiro que conseguimos carregar). Eu não me sentiria confortável sabendo que o mais provável era chegar, se tudo corresse bem, a 15% a Leiria. O que o mjr descreve é uma situação ideal a 70 km/h. Em teoria, está tudo certo.

No que se refere a dar a minha opinião sobre determinada viagem eu sigo duas máximas: "olha para o que digo, não olhes para o que eu faço" e "cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém". O lmlr já conhece a fórmula e acho que nunca se deu mal, pois não lmlr?

Qualquer que seja a tua decisão, boa sorte.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Orlando » 04 out 2013, 08:01

Eu vivo a 7km de Monte Real, se precisares de algo apita.
Telemóvel por MP
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por victormcpinto » 04 out 2013, 13:11

A minha opinião.
Eu, conhecendo a zona onde me movimento, estabeleci 162 wh/ km como necessário. Vivo em área de terreno desfavorável para o Leaf, leia-se, pouco terreno plano. Utilizo sempre condução moderada.
Se 100% permitem obter 20000w, 2500 para reserva (é o que eu exijo para mim) restam-me 17500 w.
17500 / 162 = 108 km. Com marcha moderada, 40/60km/h, arriscava, desde que esse percurso não seja " agressivo". Não o conheço. O maior problema que coloco sempre, tem a ver com a operacionalidade dos postos de carregamento.
Não será por acaso que ainda são de borla. Quando tiver de pagar, terei de exigir.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 04 out 2013, 16:34

Muito obrigado pelas vossas opiniões!
Todas elas muito válidas, mas acabei por não fazer a viagem de Leaf. Se não tivesse compromisso à noite, seguramente que tentaria fazer esta viagem, mas para ficar descansado ficará para uma próxima oportunidade. Aliás, passou a ser um "must have"!!! :)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 04 out 2013, 16:37

Ficamos então à espera dessa aventura.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 04 out 2013, 21:30

:roll: ...como os postos rápidos nos fazem falta nas capitais de distrito...
A viagem seria tranquila se este sonho já se tivesse realizado. :roll: :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Filipe » 05 out 2013, 09:59

Ai, Ai a minha vidinha :oops: :oops: :roll: :roll: :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 10 out 2013, 14:48

Ainda não passaram dois meses desde que recebi o carro, e já ultrapassei os 5000 Km. Se os tivesse feito em CI teria gasto 500€ em combustível...
A fatura da luz do mês passado aumentou cerca de 15€ em relação ao que costumávamos pagar. Estou em crer que a próxima irá aumentar ainda mais um pouco (pelas minhas contas será cerca de 30€ a mais do que era costume). Mesmo assim, é preferível pagar, nem que seja, 50€ a mais de luz, do que 300/400€ de gasóleo.
Por este andar, talvez faça a revisão dos 30K antes de fazer um ano... Isto promete!! :D
Esta foto é do dia 9/OUT/2013
Imagem
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”