Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
civic
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 11 set 2024, 11:04

renateves Escreveu:
11 set 2024, 11:00

Nada. E não trazia o livro de revisões.
Vou investigar se é possível ver que updates levou (ou não)! Estava com esperança que a app do carwings\site tivesse o histórico das revisões mas nada... uma valente càca.
Eu diria que será mais facil saber alguma coisa desse BMS através de uma oficina fora da rede, tipo EVolution ou outra... ;)
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Nonnus
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 11 set 2024, 11:13

mjr Escreveu:
11 set 2024, 07:40

Face a toda a experiência que temos acumulada de lidar com os concessionários Nissan em Portugal, provavelmente só levando o carro ao Japão é que poderíamos obter mais informação. Acho que os concessionários nem sequer percebem o significado de ele parar o carro com células a 3.5V e não com 3.0V... Aliás, se o carro está com 3 barras de capacidade, para eles nem sequer deve valer a pena mexer alguma coisa. A bateria está em fim de vida e deve ser trocada de imediato.

Agora, a questão de poder ser um problema no LBC (aka BMS), isso sim já poderia ser avaliado por eles. Mas se no LS não mostra nenhum erro relacionado com o LBC, eles tb não o vão ver.

É como tudo. Há bons e maus profissionais. Eu não tenho nada apontar do concessionário onde o meu carro foi sempre assistido. Quando não sabiam perguntavam a Nissan Ibéria ligavam-se em tempo real e juntos tentavam perceber os problemas.

Claro que se não houver interesse por parte do concessionário chutam para canto. O meu carro quando foi para acionar a garantia foi lá 3 vezes porque a Nissan Holanda pediu por 3 vezes que o carro fosse ligado para eles retirarem mais dados.

Já escrevi isto várias vezes, vou voltar a escrever. A Nissan não olha para o carro como nós com o Leafspy.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por frankesousa » 12 set 2024, 08:56

Neste caso, parece-me que não se perdia nada em fazer um reset total ao BMS (sim ia voltar a ter as 12 barras de saúde "fictícias") e andar com o carro sabendo do real estado das baterias, ou seja, com cuidado e nunca fazer muito mais que 20km ou assim, e ver se o BMS recalculava a saúde mais por cima e talvez não manda-se desligar o carro "tão cedo".

O pior que podia acontecer é ficar novamente na estrada por má informação no display digo eu.

Se a ideia é "testar a coisa" era o que eu tentaria fazer.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 13 set 2024, 09:32

Novidades: mudei a bateria......... de 12v :lol:

Um pouco mais alta mas nada que interfira na sua instalação:
NovaBateria.jpg
Comparacao e instalacao
Aproveitei e estive a "limpar" a produção de algas... lá se foi o sushi
1726212744966.jpg
Limpeza das algas
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 14 set 2024, 22:39

Relativamente aos DTCs que não consigo apagar, de um deles encontrei isto:
DTC: P3180 000B
https://www.gm-volt.com/threads/2015-ni ... lt.343318/
P3180 (High voltage battery system)
VCM detects and error signal that is received from LBC via CAN communication for 0.02 or cons more.
Possible cause: Li-ion battery system
Diagnosis Procedure: Perform the Self-Diggnosis of LBC
E o outro DTC é:
P33D4 is just letting you know that the battery has very low Hx, meaning high resistance. The battery will convert more energy into heat instead of usable power both when charging and discharging accelerating the rate of degradation.
Encontrei alguém com o mesmo cenário que o meu apresenta:
https://www.reddit.com/r/leaf/comments/ ... nger_safe/

Deparei-me também esta explicação:
...the P33D4 is "replace the Li-Ion battery because its internal resistance is going up" unfortunately. The P3180 is "there is an error code in the battery controller" i.e. the P33D4 code.
Ou seja, o P3180 aparece por causa do P33D4 .
"Vive la resistence" :lol: :cry:

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por mjr » 15 set 2024, 08:19

É bem possível que seja, até mencionei essa possibilidade de com 3,5V na célula mais fraca em repouso ele em aceleração atingir o limiar dos 3.0V e abrir o contactor. Para verificar isto tens de carregar a bateria e fazer um teste de aceleração com log das tensões no LS. Tem é de ser um log de alta resolução temporal, tipo uma amostra por segundo. Pode ser numa estrada isolada fazer uma mini drag race 0-100km/h ou mais até (quanto mais,mais tempo de log para analisar teremos). Convém é ter o carro bem carregado, senão ele pode abrir o contactor (ou limitar a potência).

Com este log conseguimos até medir a resistência interna da bateria, se além das tensões das células também tiver a corrente da bateria.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 15 set 2024, 08:59

O melhor mesmo é um reset ao BMS e deixar o sistema adaptar-se por si, claro que isto não invalida os outros testes que podes ir fazendo. ;)
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 17 set 2024, 22:43

Estava a ver anúncios de carros e baterias e coisas e tal... e deparei-me a olhar para as baterias de 24/40 da Env-200!! Tendo estas cooling de AC, e pelo que li, usa o memso compressor do AC (de cabine), não daria para "retrofit" no leaf?! Sendo células as mesmas, "apenas" teria que haver algum corta e cola para incluir o condensador+ventoinha no pack!! :roll:

Sim, se calhar estou a disparatar mas... para mim faz sentido. Embora nas pesquisas não tenha encontrado ninguém que o tenha feito... é mais ao contrário: Leaf -> eNv-200. Será a caixa da env-200 maior? Diferente é sem dúvida.

EDIT:
Já me vou responder a mim próprio... vai dormir :lol:
https://www.youtube.com/watch?v=ZgeQVhmm9mA
:naughty:
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Filipe » 18 set 2024, 02:01

Interessante informação do mesmo youtuber.

https://www.youtube.com/watch?v=KSMW-ivEy0c&t=206s
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 18 set 2024, 16:23

A caixa da fragoneta é maior e não cabe no LEAF, isso foi muito falado aquando do lançamento desta nova geração, de qualquer das formas parece que em termos de fiabilidade é pior o pack da Ev200 do que o do LEAF, relacionado com a homogeneidade termica, ou seja, tem arrefecimento mas mal concebido. ;)
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