Diário de Bordo - dgalv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Malm
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 23 jan 2014, 21:16

A 52% está normal. Nenhuma célula claramente discrepante. É o que se quer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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mjr
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 23 jan 2014, 22:14

Parece estar muito bem. Aconselho a tirar uma imagem a 10% de SOC para analisar, mas não antecipo nada de mal.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 24 jan 2014, 00:37

mjr Escreveu:Parece estar muito bem. Aconselho a tirar uma imagem a 10% de SOC para analisar, mas não antecipo nada de mal.
Vou tentar tirar amanhã. De manhã vai à oficina ver dum barulho na roda que faz no empedrado (se travar deixa de fazer) e ver do ruído que faz na suspensão ao passar lombas (parece que tem sido comum este barulho na comunidade Leaf...)
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 24 jan 2014, 22:34

mjr Escreveu:Parece estar muito bem. Aconselho a tirar uma imagem a 10% de SOC para analisar, mas não antecipo nada de mal.
Ora aqui vão as imagens para análise:

Com 9,9% de SOC:
Imagem

Com 3,5% de SOC (apareceu a tartaruga):
Imagem

Como posso mudar a escala para o gráfico não ficar assim?

Capacidade com 3,5% SOC:
Imagem

Com 3,5% SOC:
Imagem

Peço a vossa ajuda para interpretar isto. Ainda me soa um bocado a chinês!
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 25 jan 2014, 00:19

Caramba, 3,5% de SoC. Isso é que foi espremê-la. Acho que está como seria de esperar para um Leaf português com a idade e a quilometragem que tem. Como ainda andou pouco e por isso pouco aqueceu, está muito bom para um carro anterior a 2013.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jan 2014, 00:36

Malm Escreveu:Caramba, 3,5% de SoC. Isso é que foi espremê-la. Acho que está como seria de esperar para um Leaf português com a idade e a quilometragem que tem. Como ainda andou pouco e por isso pouco aqueceu, está muito bom para um carro anterior a 2013.
O objetivo era os 10% de SoC para tirar o screenshot como aconselhou o mjr...mas depois entusiasmámos e foi até à tartaruga!

Eu queria ver a tartaruga...a minha mulher nem por isso...mas depois já no quarteirão de casa, fez-me andar às voltas porque já queria ver a tartaruga! Vá-se lá perceber. Mas assim consegui testar o que ainda não tinha feito por receio de ficar parado. Realmente a aplicação trás outra confiança...vai carregar agora depois das 00h...tem estado em repouso.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 25 jan 2014, 02:00

Parece estar normal. A célula 7 a 10% de SOC deve ser um glitch, por vezes acontece do Leaf Spy dar valores erróneos muito acima ou abaixo e na leitura seguinte estar OK. Mesmo que estivesse OK não seria problemático pois seria uma célula com mais capacidade que as outras.

Aos 3,5% de SOC é normal haver grandes diferenças entre as células. Entre os 3V da célula mais fraca e os 3,3V da mais forte não estão mais de 0,5kW.h, portanto perfeitamente normal.

Realmente a aplicação é uma enorme mais valia para andar no lado escuro do SOC que a instrumentação do Leaf proporciona ( -- ). E concordo que é uma experiência tranquilizadora ir até à tartaruga de maneira controlada.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 25 jan 2014, 09:00

Não esquecer o ditado malmonástico "a curiosidade matou a tartaruga". Levá-lo tão baixo com bastante frequência não é bom para as baterias. Mas isso já todos estamos fartos de saber. É muito interessante para mim ver esses perfis a SoC tão baixo, e agradeço-te teres-lo obtido e partilhado, mas quando estamos em presença de um carro sem qualquer sintoma de problemas, não é boa ideia. Mas a verdade é que nos dá outro conhecimento, outra experiência e nos permite saber muito melhor os limites do carro. Imagino que adorem o Spy Leaf, mas nunca vão gostar tanto dele como eu do Canion. Vocês falam de lado escuro de SoC, eu falo de SoC falso. Comigo barras aparecem e desaparecem enquanto durmo a sesta. Se não fosse o Canion para o provar, eu próprio já andaria com muitas dúvidas em relação à minha sanidade mental. E o que sofri com o desaparecimento da minha tartaruga? Mas agora, com tudo o que tenho aprendido após horas e horas de visualização do Canion, já sei como fazer para ele aparecer. Ontem também fiquei a 7,5%, com células abaixo dos 3.0V, uma diferença de voltagem superior a 300 mV entre a mais forte e a mais fraca (simplesmente aterrorizador), comecei o dia com 96% e assim iniciou os 200 e tal km que fez. Ele não teve oportunidade para acertos e eu também não os provoquei. Entretanto, ainda com 32%, descansou um bocadito e lá se foram 5%. Nada que eu não estivesse à espera. É nestes dias que ocorre a subtração de 9% a 100 que eu sei que, caso conduza normal (e não quase parado), ela vai aparecer. Ontem conseguiria descer aos 7% antes de ele desligar de vez, conseguiria ainda descarregá-lo mais se entretanto o deixasse parado e o voltasse a ligar. Não chega para um km, mas se o deixarmos a 0 durante um bocado ele volta a andar um pouco. Um novo pararia por volta dos 4%. Então 4% (que não me deu no início) + 5% (que me tirou a meio) + 3% (que não me deixa fazer em modo tartaruga) = 12%. São estes 12% que eu considero ter a menos de autonomia, isto em relação a uma bateria novinha e perfeitinha. É assim que tenho programado as minhas viagens e nunca falha. Na prática, menos 12% limita muito pouco, porque eu sempre utilizei uma margem de 20% nas minhas viagens, e esses 12% ainda cabem bem nessa margem.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jan 2014, 15:50

Ora bem, após o aperto de ontem, carregou a 10A durante a noite. Aqui ficam os screenshots para análise:

Imagem

Imagem
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 25 jan 2014, 15:55

Malm Escreveu:Não esquecer o ditado malmonástico "a curiosidade matou a tartaruga". Levá-lo tão baixo com bastante frequência não é bom para as baterias. Mas isso já todos estamos fartos de saber. É muito interessante para mim ver esses perfis a SoC tão baixo, e agradeço-te teres-lo obtido e partilhado, mas quando estamos em presença de um carro sem qualquer sintoma de problemas, não é boa ideia.
Não tenho por hábito apertar tanto com ele, mas algum dia que fique "apertado" de bateria, já tenho mais confiança...

Achei foi que carregou poucos Kwh, mas já li por aqui algures que com o cabo de 10A não carrega tão bem como a 16A. E a 16A já lhe meti mais de 20kw há uma ou duas semanas...
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