
Diário de Bordo - dgalv
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Re: Diário de Bordo - dgalv
A 52% está normal. Nenhuma célula claramente discrepante. É o que se quer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Parece estar muito bem. Aconselho a tirar uma imagem a 10% de SOC para analisar, mas não antecipo nada de mal.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Vou tentar tirar amanhã. De manhã vai à oficina ver dum barulho na roda que faz no empedrado (se travar deixa de fazer) e ver do ruído que faz na suspensão ao passar lombas (parece que tem sido comum este barulho na comunidade Leaf...)mjr Escreveu:Parece estar muito bem. Aconselho a tirar uma imagem a 10% de SOC para analisar, mas não antecipo nada de mal.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Ora aqui vão as imagens para análise:mjr Escreveu:Parece estar muito bem. Aconselho a tirar uma imagem a 10% de SOC para analisar, mas não antecipo nada de mal.
Com 9,9% de SOC:

Com 3,5% de SOC (apareceu a tartaruga):

Como posso mudar a escala para o gráfico não ficar assim?
Capacidade com 3,5% SOC:

Com 3,5% SOC:

Peço a vossa ajuda para interpretar isto. Ainda me soa um bocado a chinês!
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Caramba, 3,5% de SoC. Isso é que foi espremê-la. Acho que está como seria de esperar para um Leaf português com a idade e a quilometragem que tem. Como ainda andou pouco e por isso pouco aqueceu, está muito bom para um carro anterior a 2013.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
O objetivo era os 10% de SoC para tirar o screenshot como aconselhou o mjr...mas depois entusiasmámos e foi até à tartaruga!Malm Escreveu:Caramba, 3,5% de SoC. Isso é que foi espremê-la. Acho que está como seria de esperar para um Leaf português com a idade e a quilometragem que tem. Como ainda andou pouco e por isso pouco aqueceu, está muito bom para um carro anterior a 2013.
Eu queria ver a tartaruga...a minha mulher nem por isso...mas depois já no quarteirão de casa, fez-me andar às voltas porque já queria ver a tartaruga! Vá-se lá perceber. Mas assim consegui testar o que ainda não tinha feito por receio de ficar parado. Realmente a aplicação trás outra confiança...vai carregar agora depois das 00h...tem estado em repouso.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Parece estar normal. A célula 7 a 10% de SOC deve ser um glitch, por vezes acontece do Leaf Spy dar valores erróneos muito acima ou abaixo e na leitura seguinte estar OK. Mesmo que estivesse OK não seria problemático pois seria uma célula com mais capacidade que as outras.
Aos 3,5% de SOC é normal haver grandes diferenças entre as células. Entre os 3V da célula mais fraca e os 3,3V da mais forte não estão mais de 0,5kW.h, portanto perfeitamente normal.
Realmente a aplicação é uma enorme mais valia para andar no lado escuro do SOC que a instrumentação do Leaf proporciona ( -- ). E concordo que é uma experiência tranquilizadora ir até à tartaruga de maneira controlada.
Aos 3,5% de SOC é normal haver grandes diferenças entre as células. Entre os 3V da célula mais fraca e os 3,3V da mais forte não estão mais de 0,5kW.h, portanto perfeitamente normal.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Não esquecer o ditado malmonástico "a curiosidade matou a tartaruga". Levá-lo tão baixo com bastante frequência não é bom para as baterias. Mas isso já todos estamos fartos de saber. É muito interessante para mim ver esses perfis a SoC tão baixo, e agradeço-te teres-lo obtido e partilhado, mas quando estamos em presença de um carro sem qualquer sintoma de problemas, não é boa ideia. Mas a verdade é que nos dá outro conhecimento, outra experiência e nos permite saber muito melhor os limites do carro. Imagino que adorem o Spy Leaf, mas nunca vão gostar tanto dele como eu do Canion. Vocês falam de lado escuro de SoC, eu falo de SoC falso. Comigo barras aparecem e desaparecem enquanto durmo a sesta. Se não fosse o Canion para o provar, eu próprio já andaria com muitas dúvidas em relação à minha sanidade mental. E o que sofri com o desaparecimento da minha tartaruga? Mas agora, com tudo o que tenho aprendido após horas e horas de visualização do Canion, já sei como fazer para ele aparecer. Ontem também fiquei a 7,5%, com células abaixo dos 3.0V, uma diferença de voltagem superior a 300 mV entre a mais forte e a mais fraca (simplesmente aterrorizador), comecei o dia com 96% e assim iniciou os 200 e tal km que fez. Ele não teve oportunidade para acertos e eu também não os provoquei. Entretanto, ainda com 32%, descansou um bocadito e lá se foram 5%. Nada que eu não estivesse à espera. É nestes dias que ocorre a subtração de 9% a 100 que eu sei que, caso conduza normal (e não quase parado), ela vai aparecer. Ontem conseguiria descer aos 7% antes de ele desligar de vez, conseguiria ainda descarregá-lo mais se entretanto o deixasse parado e o voltasse a ligar. Não chega para um km, mas se o deixarmos a 0 durante um bocado ele volta a andar um pouco. Um novo pararia por volta dos 4%. Então 4% (que não me deu no início) + 5% (que me tirou a meio) + 3% (que não me deixa fazer em modo tartaruga) = 12%. São estes 12% que eu considero ter a menos de autonomia, isto em relação a uma bateria novinha e perfeitinha. É assim que tenho programado as minhas viagens e nunca falha. Na prática, menos 12% limita muito pouco, porque eu sempre utilizei uma margem de 20% nas minhas viagens, e esses 12% ainda cabem bem nessa margem.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Ora bem, após o aperto de ontem, carregou a 10A durante a noite. Aqui ficam os screenshots para análise:




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Re: Diário de Bordo - dgalv
Não tenho por hábito apertar tanto com ele, mas algum dia que fique "apertado" de bateria, já tenho mais confiança...Malm Escreveu:Não esquecer o ditado malmonástico "a curiosidade matou a tartaruga". Levá-lo tão baixo com bastante frequência não é bom para as baterias. Mas isso já todos estamos fartos de saber. É muito interessante para mim ver esses perfis a SoC tão baixo, e agradeço-te teres-lo obtido e partilhado, mas quando estamos em presença de um carro sem qualquer sintoma de problemas, não é boa ideia.
Achei foi que carregou poucos Kwh, mas já li por aqui algures que com o cabo de 10A não carrega tão bem como a 16A. E a 16A já lhe meti mais de 20kw há uma ou duas semanas...
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