Mais uma rota portuguesa para os Leaf: SJP-Viseu. Saída com ~90% e chegada com 22%. Bagageira repleta até à chapeleira e banco de trás completamente apinhado. Muitos kg de carga, portanto.
A viagem foi realizada pelas 18h00, com temperatura exterior perto dos 0ºC e com o AC ligado quase sempre (regulado para 17,5ºC, pois colocando a mão junto à saída já se sente ar quente a sair). Quando o habitáculo atinge aquela temperatura o consumo mantém-se pelos 1.5-2kW.
A rota foi SJP, Sernancelhe, Aguiar da Beira, Sátão, Viseu (Forum). Como foi o ensaio número um, a condução foi lenta, não ultrapassando em demasia a marca dos 20kW no ecrã do carro. À chegada, ecrã branco

Mas nada que não se resolvesse de memória

Lá ficou à carga até cerca da 00h00. À saída estava com 11 barras, mas como era a descer até Coimbra, no problemo.
Já em Coimbra:

Apesar desta foto ter mais que 2h45 de condução, foi mais ou menos isso, pois quando cheguei não desliguei o carro e só tirei a foto a posteriori. Em termos de comparação com o CI, evidemente que se nota a meia hora a mais para percorrer a mesma distância, mas isso já nós sabemos. Para ser perfeito, era em vez do Forum, parar num PCR, o que colocaria esta mesma viagem em +/- 3h15. Não seria a melhor coisa do mundo, mas que seria ótimo seria. Seria a minha "independência" face aos CI (agora me recordo que temos que enviar uns postais de ano novo para um certo sítio...)
Para minha surpresa, 1km adiante, já pertinho do mobi.e aparece a exma. senhora tartaruga (lá está ela ao lado do símbolo do carrinho verde)

O LS indicava uns 8%, o que me surpreendeu pois julgava-a apenas aos 3% (atentem no número dos círculos disponíveis no marcador das bolas - apenas um. No km anterior estavam todos disponíveis).
Desconfio que o ritmo elevado das últimas centenas de metros a tenha antecipado. Em termos de desvio das tensões, 242mV. Minutos depois, já em carga, o diferencial diminuiu para os 171mV. Curioso também foi ver a informação a verde "All cells OK", quando instantes antes tinha "Bad cells" a vermelho. Enfim. Manias.
Já no fds, no Forum, estacionei no posto congelado (vá lá que ainda se consegue fazer uso do lugar... pois ao lado estava um série 7 parado nos lugares dos híbridos. Será que já "andem aí" os plug-in da bm e ainda não sabemos

).
Pouco tempo depois, e sem nada ter feito para isso, o posto estava tapado com uma informação.
Como em SJP há muita gente da zona norte a trabalhar, fui informado que em Lamego estariam a colocar Mobi.E. Alguém já reparou nisso?
Boas Festas para todos!