
Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
eu já vi no mynissanleaf que há muitos tópicos sobre as baterias de 12V e como forçar a carga das mesmas, etc...
mas sinceramente nunca percebi porque é que uns têm o problema e outros não. se pudesses explicar agradecia. (se calhar já explicaste muita vez!)
quando fui buscar o carro ao Orlando, como ia de férias uma semana logo passado dois dias, quando deixei o carro na garagem deixei-o logo com a frente virada para a entrada da garagem para lhe dar um encosto caso se desse esse problema... mas comigo (ainda) não se gerou.
mas sinceramente nunca percebi porque é que uns têm o problema e outros não. se pudesses explicar agradecia. (se calhar já explicaste muita vez!)
quando fui buscar o carro ao Orlando, como ia de férias uma semana logo passado dois dias, quando deixei o carro na garagem deixei-o logo com a frente virada para a entrada da garagem para lhe dar um encosto caso se desse esse problema... mas comigo (ainda) não se gerou.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
ainda cheguei a ensaiar um sketch para o ESP para monitorizar a bateria, primero tensão e depois corrente com um shunt, só que eu não tenho condições, o carro vive na rua na rampa de acesso á garagem e nem sempre sou eu que ando com o carro. Tenho receio de um dia ver o meu carro nas ruas da cidade a arrastar uma carrada de fios a sair do capôtmjr Escreveu:E que tal um logger arduino com um sensor de corrente da bateria de 12V e o tempo da medição (média de minuto a minuto, por exemplo)? É simples de fazer?

Se fosse uma coisa desconhecida, ainda ficava tentado, mas depois do que li no forum americano, tenho receio de perder imenso tempo para chegar às mesmas conclusões! Ou pior porque nem tenho acesso a material de instrumentação profissional que custa muito dinheiro.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
sparrow, a explicação é simples: Não sei! É consensual que se tiveres determinados padrões de utilização do carro, o algoritmo de carga da bateria de 12V não chega para carregar o que se gasta. Isto dia apos dia, mes apos mes leva à exastão da bateria. Os padrões podem ter a ver com a forma como se carrega o carro, não é só em utilização normal (condução). Pode por exemplo cargas mais rápidas de 6,6kW manter o carro menos tempo ligado à tomada e por conseguinte menos tempo a carregar a bateria auxiliar. Mas por outro lado ter o carro permanentemente ligado à tomada impede que o carro carregue a bateria auxiliar, mesmo quando o algoritmo tenta.
Eu diria que é uma coisa que se revela com o tempo, não suem com isto sem necessidade, eu escrevo estes relatos para ter uma cronologia fiel ao que vou observando.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
obrigado pela explicação APR
no fundo... quando pifar pifou!
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Nos mk1 quem carregar predominantemente em CR pode sentir mais esse problema. Os primeiros mk1 não carregavam a bateria de 12V durante as cargas rápidas. Esse bug (ou não) já foi identificado pela Nissan, todavia não sei se já vem corrigido nos mk2 ou não.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Ontem ao chegar a casa e depois de medir a tensão da bateria de 12V coloquei o carro ligado mas sem ser em Ready to Drive. Após alguns segundos ao detetar que a tensão da bateria de 12V era muito baixa ele ligou o CC/CC aos 14,4V, mas aconteceu uma coisa diferente que ainda não tinha dado por ela. Em ready to drive e em carregamento ele coloca a bateria de 12V em cerca de 13,5V logo que a corrente de carga a 14,4V desce para cerca de 5A (não sei ao certo o valor). No entanto, 4 horas depois ele ainda estava a carregar a bateria de 12V e com uma corrente de 3A. Experimentei colocar em ready to drive e ele imediatamente baixou para 13,5V. Parece estranho, mas aparentemente só faz equalização da bateria de 12V quando está ligado mas não ready to drive.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Não é mais simples experimentar outro "kit de unhas"?Apr Escreveu:sparrow, a explicação é simples: Não sei! É consensual que se tiveres determinados padrões de utilização do carro, o algoritmo de carga da bateria de 12V não chega para carregar o que se gasta. Isto dia apos dia, mes apos mes leva à exastão da bateria.




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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Nunca tinha pensado nesta... Não há alternador ligado por correias ao ci para carregar a bateria... Como carrega a bateria no Leaf? Apenas através da carga lenta a 10/16 A? Não carrega, portanto, através da bateria de litio?
- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Carrega através de um conversor CC/CC que converte os 400VDC em 12VDV.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Uma sugestão que talvez já tenha sido dada.
Se o problema é mesmo o perfil de carga às vezes estar em 13,5 em vez de 14,4V não se poderia arranjar um pequeno boost-converter com entrada 10-15V e saída a 15V que seria depois ligado com um díodo em série à bateria em paralelo com a ligação existente ?
Dessa forma garante-se que a bateria está sempre a receber à volta de 14,3V.
O que acham?
Se o problema é mesmo o perfil de carga às vezes estar em 13,5 em vez de 14,4V não se poderia arranjar um pequeno boost-converter com entrada 10-15V e saída a 15V que seria depois ligado com um díodo em série à bateria em paralelo com a ligação existente ?
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O que acham?