
White Atlantic Pearl - 30kW.h
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Já falei disto noutro tópico.
Quando falam de ruídos parasitas penso que não estão a falar do Leaf.
Quer o de 24, quer o de 40, ruídos parasitas: zero!
Será que a quantidade de ruídos parasitas é proporcional à qualidade das estradas?
Não ando frequentemente em estradas em mau estado, se calhar é por isso que os meus nunca fizeram ruídos parasitas.
Mesmo quando ando, esporadicamente, em estradas em mau estado ou estradas de paralelos, não tem ruídos parasitas.
Em relação ao SOH o recomendado é que uma vez por semana se faça um carregamento até 100%.
O carregamento a 100% vai balancear as células e atualizar a informação do BMS.
Fazer um carregamento rápido uma vez por semana também lhe faz bem!
Quando falam de ruídos parasitas penso que não estão a falar do Leaf.
Quer o de 24, quer o de 40, ruídos parasitas: zero!
Será que a quantidade de ruídos parasitas é proporcional à qualidade das estradas?
Não ando frequentemente em estradas em mau estado, se calhar é por isso que os meus nunca fizeram ruídos parasitas.
Mesmo quando ando, esporadicamente, em estradas em mau estado ou estradas de paralelos, não tem ruídos parasitas.
Em relação ao SOH o recomendado é que uma vez por semana se faça um carregamento até 100%.
O carregamento a 100% vai balancear as células e atualizar a informação do BMS.
Fazer um carregamento rápido uma vez por semana também lhe faz bem!
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Boas,
10 de Janeiro, 1 ano de mobilidade elétrica, 1 ano de Leaf para mim.
Extremamente satisfeito com a opção pela mobilidade elétrica, aposta mais que ganha por variadíssimos aspetos. Fantástico, é um luxo conduzir um elétrico todos os dias. Eficiente, prático, tranquilo, um prazer de condução imenso e claro, ainda que o investimento seja grande, é uma poupança anual brutal. Passei de uma média de 2500€ do antigo diesel em manutenção e diesel para cerca de 250€ em eletricidade 98% das vezes em casa.
Na escolha de carro/modelo, já não estou tão convencido, sabendo o que sei hoje, (Obviamente que sabendo o que se sabe hoje muitas decisões seriam diferentes) não optava decididamente pelo nissan leaf.
Relativamente ao estado da bateria sinceramente não é coisa que me chateie muito para já, a garantia está lá por mais 5 anos por isso ainda estou tranquilo. Desde que ficou desdentado pela primeira vez (Em outubro passado) que deixei de controlar o SOH, mas hoje, já que fez 1 ano nas minhas mãos e cerca de 22 mil km percorridos, (Está com cerca de 82mil km atualmente) dei uma vista de olhos e confesso-me altamente surpreendido.
Portanto vamos a valores:
Janeiro 2019: 93,65% SOH, 81,87% HX, 75,83AHr
Janeiro 2020: 81,99% SOH, 69,56%HX, 66,39AHr
Diferenças:
-11,66% SOH
-12,31% HX
-9,44AHr
1 ano, uma perda de 11,66% de SOH.
Os cuidados são vários e teoricamente acho que são os mínimos, não estão é a resultar em grande coisa.
Em 1 ano dei 13 cargas rápidas, normalmente dos 30% aos 80%, nada de grandes esquentamentos. De resto cargas lentas, na maior parte das vezes, de amplitudes curtas, entre 30-70%. Por dia uso cerca de 30-40% de carga, portanto nunca faz grandes descargas. Carregamentos a 100%, pelo menos uma vez por mês. Como carro a minha opinião continua a mesma, fraquinho! Como veiculo elétrico é bom, mas meio sofrível se olharmos à degradação da bateria e aos indicadores do leaf spy. Mas continua-me a servir perfeitamente para o meu dia-a-dia e quanto a isso fá-lo extremamente bem. Perca de autonomia já se nota qualquer coisa no GOM. Quando a 100% em tempos conseguia ver 170km no gom (faço cerca de 4 km sempre a subir até casa) agora nunca vejo mais de 150km.
De resto é carregar e andar! Que venham mais anos e mais kms, elétricos de preferência.
cheers
10 de Janeiro, 1 ano de mobilidade elétrica, 1 ano de Leaf para mim.

Extremamente satisfeito com a opção pela mobilidade elétrica, aposta mais que ganha por variadíssimos aspetos. Fantástico, é um luxo conduzir um elétrico todos os dias. Eficiente, prático, tranquilo, um prazer de condução imenso e claro, ainda que o investimento seja grande, é uma poupança anual brutal. Passei de uma média de 2500€ do antigo diesel em manutenção e diesel para cerca de 250€ em eletricidade 98% das vezes em casa.
Na escolha de carro/modelo, já não estou tão convencido, sabendo o que sei hoje, (Obviamente que sabendo o que se sabe hoje muitas decisões seriam diferentes) não optava decididamente pelo nissan leaf.
Relativamente ao estado da bateria sinceramente não é coisa que me chateie muito para já, a garantia está lá por mais 5 anos por isso ainda estou tranquilo. Desde que ficou desdentado pela primeira vez (Em outubro passado) que deixei de controlar o SOH, mas hoje, já que fez 1 ano nas minhas mãos e cerca de 22 mil km percorridos, (Está com cerca de 82mil km atualmente) dei uma vista de olhos e confesso-me altamente surpreendido.
Portanto vamos a valores:
Janeiro 2019: 93,65% SOH, 81,87% HX, 75,83AHr
Janeiro 2020: 81,99% SOH, 69,56%HX, 66,39AHr
Diferenças:
-11,66% SOH
-12,31% HX
-9,44AHr
1 ano, uma perda de 11,66% de SOH.

Os cuidados são vários e teoricamente acho que são os mínimos, não estão é a resultar em grande coisa.
Em 1 ano dei 13 cargas rápidas, normalmente dos 30% aos 80%, nada de grandes esquentamentos. De resto cargas lentas, na maior parte das vezes, de amplitudes curtas, entre 30-70%. Por dia uso cerca de 30-40% de carga, portanto nunca faz grandes descargas. Carregamentos a 100%, pelo menos uma vez por mês. Como carro a minha opinião continua a mesma, fraquinho! Como veiculo elétrico é bom, mas meio sofrível se olharmos à degradação da bateria e aos indicadores do leaf spy. Mas continua-me a servir perfeitamente para o meu dia-a-dia e quanto a isso fá-lo extremamente bem. Perca de autonomia já se nota qualquer coisa no GOM. Quando a 100% em tempos conseguia ver 170km no gom (faço cerca de 4 km sempre a subir até casa) agora nunca vejo mais de 150km.
De resto é carregar e andar! Que venham mais anos e mais kms, elétricos de preferência.
cheers
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Parabéns pela passagem do primeiro aniversário de mobilidade elétrica!clay Escreveu: ↑11 jan 2020, 22:18Boas,
10 de Janeiro, 1 ano de mobilidade elétrica, 1 ano de Leaf para mim.![]()
Extremamente satisfeito com a opção pela mobilidade elétrica, aposta mais que ganha por variadíssimos aspetos. Fantástico, é um luxo conduzir um elétrico todos os dias. Eficiente, prático, tranquilo, um prazer de condução imenso e claro, ainda que o investimento seja grande, é uma poupança anual brutal. Passei de uma média de 2500€ do antigo diesel em manutenção e diesel para cerca de 250€ em eletricidade 98% das vezes em casa.
Na escolha de carro/modelo, já não estou tão convencido, sabendo o que sei hoje, (Obviamente que sabendo o que se sabe hoje muitas decisões seriam diferentes) não optava decididamente pelo nissan leaf.
Relativamente ao estado da bateria sinceramente não é coisa que me chateie muito para já, a garantia está lá por mais 5 anos por isso ainda estou tranquilo. Desde que ficou desdentado pela primeira vez (Em outubro passado) que deixei de controlar o SOH, mas hoje, já que fez 1 ano nas minhas mãos e cerca de 22 mil km percorridos, (Está com cerca de 82mil km atualmente) dei uma vista de olhos e confesso-me altamente surpreendido.
Portanto vamos a valores:
Janeiro 2019: 93,65% SOH, 81,87% HX, 75,83AHr
Janeiro 2020: 81,99% SOH, 69,56%HX, 66,39AHr
Diferenças:
-11,66% SOH
-12,31% HX
-9,44AHr
1 ano, uma perda de 11,66% de SOH.![]()
Os cuidados são vários e teoricamente acho que são os mínimos, não estão é a resultar em grande coisa.
Em 1 ano dei 13 cargas rápidas, normalmente dos 30% aos 80%, nada de grandes esquentamentos. De resto cargas lentas, na maior parte das vezes, de amplitudes curtas, entre 30-70%. Por dia uso cerca de 30-40% de carga, portanto nunca faz grandes descargas. Carregamentos a 100%, pelo menos uma vez por mês. Como carro a minha opinião continua a mesma, fraquinho! Como veiculo elétrico é bom, mas meio sofrível se olharmos à degradação da bateria e aos indicadores do leaf spy. Mas continua-me a servir perfeitamente para o meu dia-a-dia e quanto a isso fá-lo extremamente bem. Perca de autonomia já se nota qualquer coisa no GOM. Quando a 100% em tempos conseguia ver 170km no gom (faço cerca de 4 km sempre a subir até casa) agora nunca vejo mais de 150km.
De resto é carregar e andar! Que venham mais anos e mais kms, elétricos de preferência.
cheers



Relativamente ao padrão de carregamentos que praticas não tenho dúvidas que são os melhores na perspetiva de travar a degradação da bateria ao longo do tempo. No entanto, na prática já todos sabemos que o BMS da Nissan não gosta mesmo de ciclos curtos e parciais de carregamento daí essa triste perda de 11% de SOH num ano.
Tens a garantia do teu lado, por isso deixa andar. Continuação de muitos kms percorridos pelas estradas da nossa bela ilha. Abraço.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Ontem fiz uma viagem de 100km no meu com temperaturas exteriores de 3º com aquecimento ligado com consumo perto dos 1.5kWh constantes, gastei para fazer 100km 79% da bateria. O tempo frio não é nada amigo dos VE´s. Aproveitei para ligar o Leafspy e desde que ficou desdentado continua a manter-se nos 79% de SOH, conta agora com 96000km.
79% de SOH em dois anos faz uma media dá 10.5% por ano de degradação. O que quer dizer que tenho a +/- mesma degradação que tu. Ter em atenção que eu não faço carregamentos incompletos (80%).
79% de SOH em dois anos faz uma media dá 10.5% por ano de degradação. O que quer dizer que tenho a +/- mesma degradação que tu. Ter em atenção que eu não faço carregamentos incompletos (80%).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Pois, são valores equivalentes sim.
Quer-me parecer que a nissan vai entrar em grandes despesas com estes carros, faltam-nos cerca de 5 anos de garantia e menos 10%-15% de SOH até podermos acionar a troca em garantia das baterias. Acham que em 5 anos o soh não desce 10%-15% ao ritmo que o temos visto isto tenhamos X ou Y cuidados? Acho que nem preciso de tanto tempo!
Quer-me parecer que a nissan vai entrar em grandes despesas com estes carros, faltam-nos cerca de 5 anos de garantia e menos 10%-15% de SOH até podermos acionar a troca em garantia das baterias. Acham que em 5 anos o soh não desce 10%-15% ao ritmo que o temos visto isto tenhamos X ou Y cuidados? Acho que nem preciso de tanto tempo!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Depende Carlos. Tanto quanto já li pela web, chega a um ponto que o SOH estabiliza e deixa de descer de forma acentuada. Isso depende de carro para carro e possivelmente ainda não chegaste a esse ponto de inflexão. No entanto, aguarda opiniões dos mais entendidos.clay Escreveu: ↑14 jan 2020, 10:15Pois, são valores equivalentes sim.
Quer-me parecer que a nissan vai entrar em grandes despesas com estes carros, faltam-nos cerca de 5 anos de garantia e menos 10%-15% de SOH até podermos acionar a troca em garantia das baterias. Acham que em 5 anos o soh não desce 10%-15% ao ritmo que o temos visto isto tenhamos X ou Y cuidados? Acho que nem preciso de tanto tempo!
Abraço.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Provavelmente vai acontecer o contrário. Vai acabar a garantia e vamos ficar com um SOH perto mas não o suficiente para accionar a garantia.
O SOH tem tendência a cair a pique nos primeiros anos e depois estabiliza, pelo menos é essa a experiência nos Leaf´s de 24, onde a química era diferente, mas era o que acontecia.
É esperar para ver e não sofrer por antecipação.
O SOH tem tendência a cair a pique nos primeiros anos e depois estabiliza, pelo menos é essa a experiência nos Leaf´s de 24, onde a química era diferente, mas era o que acontecia.
É esperar para ver e não sofrer por antecipação.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Vou sofrer por antecipação é se o SOH decidir parar de descer desta forma!!


Facto para mim é que mesmo com 70% de SOH e se as minhas contas não me falharem, o carro continuará a servir perfeitamente para o meu uso diário e enquanto assim for estou tranquilo que o investimento continuará a ser altamente válido.
Este ano em 22mil km e por comparação com o meu antigo diesel o carro “pagou-se” em cerca de 1500€! Que outro veículo no imediato permitiria tal poupança?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 63
- Registado: 27 fev 2017, 13:27
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
A mim está a preocupar-me muito a degradação da bateria.
o meu é de Maio 2017, tem 82 mil km e já cairam 2 barras...
Faço 100 km/ dia sem possibiliade de carregamentos intermédios.
Preocupa-me já o proximo inverno...
o meu é de Maio 2017, tem 82 mil km e já cairam 2 barras...
Faço 100 km/ dia sem possibiliade de carregamentos intermédios.
Preocupa-me já o proximo inverno...
Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h
Não se deve preocupar, ainda tem muito tempo de garantia e fazer 100km mesmo com degradação não será grande problema.
Como é que estão os valores da bateria vistos no leafspy?
Quais são os seus hábitos de uso da bateria? Muita carga rápida/lenta?