
diário de bordo - prgc
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Re: diário de bordo - prgc
O cabo deve ser muito mais barato que o EVSE, com o preço a rondar os 300-400€. O EVSE portátil de 16A penso ter o preço acima dos 600€.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: diário de bordo - prgc
Algo me parece estranho.
É a primeira vez que é vendido um carro eléctrico sem cabo para ligar na rede de carregamento público, mobie.
Todos os Leafs até então tinham um cabo de 16A azul CEE ou o menekes também de 16A. O cabo de 10A era adquirido à parte caso o cliente tivesse interesse.
A Nissan deve fornecer um cabo para carregamento nos postos públicos. Não se trata de opção.
Recomendo que contate a nissan portugal directamente por telefone ou email, a solicitar um esclarecimento.

É a primeira vez que é vendido um carro eléctrico sem cabo para ligar na rede de carregamento público, mobie.
Todos os Leafs até então tinham um cabo de 16A azul CEE ou o menekes também de 16A. O cabo de 10A era adquirido à parte caso o cliente tivesse interesse.
A Nissan deve fornecer um cabo para carregamento nos postos públicos. Não se trata de opção.
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Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
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Re: diário de bordo - prgc
Acabei de visitar o site da nissan sobre o nissan Leaf e como se pode ler no ponto CARREGAMENTO NORMAL DO VEÍCULO ELÉCTRICO
O Novo Nissan LEAF é fornecido com um cabo MODO-3.
O Novo Nissan LEAF é fornecido com um cabo MODO-3.
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Re: diário de bordo - prgc
O mennekes penso que fica a uns 250€ na Magnum Cap, o EVSE de 16A na Nissan acho que custa menos de 500€.
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Re: diário de bordo - prgc
Bolas! Que valente novela!.....
No site da Nissan refere que o LEAF é entregue com um cabo MODO 3 para aceder à rede pública de carregamentos, e ADICIONALMENTE é entregue um EVSE de 10A (que foi exatamente este que me foi fornecido). Acontece que o ADICIONALMENTE não é totalemnte esclarecedor... quer isto dizer que, após alguns contactos que fiz com o apoio ao cliente, percebi que posso ter outro cabo se: trocar o EVSE 10A pelo "outro", ou COMPRAR o "outro".... bolas! O que é incómodo é saber que depois de ter gasto "X" (e este valor não são tostões!!!) na compra do LEAF ainda tenho que gastar mais "Y" para que seja prático usar o carro no meu dia-a-dia...
Neste momento estou a aguardar valores para o cabo....
O acesso à rede pública não me parece que deva ser tomada como opção (carregar em casa/carregar na rede pública). Creio que se torna essencial ter acesso a ambas as situações para que a compra de um VE se torne possível e prática...
Estou a ficar um pouco desiludido com esta situação
Pondero fazer uma exposição à Nissan, se o desfecho não me for conveniente.

No site da Nissan refere que o LEAF é entregue com um cabo MODO 3 para aceder à rede pública de carregamentos, e ADICIONALMENTE é entregue um EVSE de 10A (que foi exatamente este que me foi fornecido). Acontece que o ADICIONALMENTE não é totalemnte esclarecedor... quer isto dizer que, após alguns contactos que fiz com o apoio ao cliente, percebi que posso ter outro cabo se: trocar o EVSE 10A pelo "outro", ou COMPRAR o "outro".... bolas! O que é incómodo é saber que depois de ter gasto "X" (e este valor não são tostões!!!) na compra do LEAF ainda tenho que gastar mais "Y" para que seja prático usar o carro no meu dia-a-dia...
Neste momento estou a aguardar valores para o cabo....
O acesso à rede pública não me parece que deva ser tomada como opção (carregar em casa/carregar na rede pública). Creio que se torna essencial ter acesso a ambas as situações para que a compra de um VE se torne possível e prática...
Estou a ficar um pouco desiludido com esta situação

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Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
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Re: diário de bordo - prgc
As versões Tekna e Acenta permitem carregamentos de 32A. Perguntei ao apoio ao cliente se a rede fornece os 32A e disseram-me que sim, e perguntei também se o cabo MODO 3 permite que se faça carregamentos de 32A nos postos Mobi.e. Também me disseram que sim.
Conseguem-me confirmar isto? A rede fornece 32A? O cabo MODO 3 permite 32A?
Conseguem-me confirmar isto? A rede fornece 32A? O cabo MODO 3 permite 32A?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
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Re: diário de bordo - prgc
Atualmente a rede pública de carregamento eletrico normal carrega apenas 16A.
No futuro se o governo assim decidir pode disponibilizar carregamentos a 32A. (na minha opinião quando forem muitos utilizadores e a pagar a despesa)
Carregar a 32A só em zonas privadas em que o quadro eletrico permita e tenha a instalação por uma empresa certificada para 32A.
No futuro se o governo assim decidir pode disponibilizar carregamentos a 32A. (na minha opinião quando forem muitos utilizadores e a pagar a despesa)

Carregar a 32A só em zonas privadas em que o quadro eletrico permita e tenha a instalação por uma empresa certificada para 32A.
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Re: diário de bordo - prgc
Deve haver um carregador a permitir carregar a 32A, que é o mesmo onde o Zoe pode fazer cargas rápidas. De resto é tudo 16A.
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: diário de bordo - prgc
Tenho uma dúvida em relação ao seletor de modos de condução:
O modelo 2013 tem dois modos de condução, modo "D" e modo"B" (seguramente estarão informados sobre isto). Eu costumo alternar entre eles em andamento. Se aparece uma descida ou uma curva em que vou precisar de travar, em vez de travar altero de "D" para "B". Às vezes acrescento também o "ECO". Assim a travagem é mais acentuada. Evidentemente que a consequência é uma maior regeneração de energia.
A alteração destes modos em andamento não terá consequências negativas pois não?
Notei ainda outra coisa: a água do limpa para-brisas não tem muita pressão... Isto acontece convosco também?
O modelo 2013 tem dois modos de condução, modo "D" e modo"B" (seguramente estarão informados sobre isto). Eu costumo alternar entre eles em andamento. Se aparece uma descida ou uma curva em que vou precisar de travar, em vez de travar altero de "D" para "B". Às vezes acrescento também o "ECO". Assim a travagem é mais acentuada. Evidentemente que a consequência é uma maior regeneração de energia.
A alteração destes modos em andamento não terá consequências negativas pois não?
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Re: diário de bordo - prgc
Sim!
Isso e as janelas a subir, até parece que vai parar!
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prgc Escreveu: Notei ainda outra coisa: a água do limpa para-brisas não tem muita pressão... Isto acontece convosco também?