Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 09 abr 2014, 13:08

psi20 Escreveu:ontem à noite apanhei um Leaf cinza à frente do hotel de turismo a "roubar" electrões no mobi-e... nao tivesse eu com os pequenos no Prius e ainda era menino para encostar e procurar o dono...
Upsss...! Fui apanhado!
Ou nesse, ou no que fica em frente à escola das Bermudes, que também é muito próximo desse local. Ontem já foi tarde que o levei a abastecer, pois normalmente é cerca das 19h que começa a carregar para que depois possa ficar a arrefecer durante a noite.
Hoje já irá beber ao mobie dos Olivais, ou então ao pcr da nissan, se ainda chegar a tempo... e se Mangualde estiver ok (no site estão ambos indisponíveis)... :roll:
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 09 abr 2014, 13:25

Orlando Escreveu:Então afirmam veementemente que o facto de ter o habitáculo do carro a 18.º influencia directamente a temp das baterias?
Estou convencidíssimo que sim. Existe transmissão térmica entre as partes metálicas do carro, pelo que se a parte inferior do habitáculo se mantiver fria, esse frio acaba por ser conduzido ao pack. No entanto, a eficiência do processo deve ser pouca. Se a energia elétrica for à borla, eu aproveito e ligo o ar condicionado no máximo. No Leaf esse efeito é claramente detetável devido à posição periférica dos sensores. Num i-MiEV já não se vai notar nada na maioria dos sensores devido a estarem, na sua maioria, colocados entre células.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por psi20 » 09 abr 2014, 13:55

pafi Escreveu:
psi20 Escreveu:ontem à noite apanhei um Leaf cinza à frente do hotel de turismo a "roubar" electrões no mobi-e... nao tivesse eu com os pequenos no Prius e ainda era menino para encostar e procurar o dono...
Upsss...! Fui apanhado!
Ou nesse, ou no que fica em frente à escola das Bermudes, que também é muito próximo desse local. Ontem já foi tarde que o levei a abastecer, pois normalmente é cerca das 19h que começa a carregar para que depois possa ficar a arrefecer durante a noite.
Hoje já irá beber ao mobie dos Olivais, ou então ao pcr da nissan, se ainda chegar a tempo... e se Mangualde estiver ok (no site estão ambos indisponíveis)... :roll:

Boas férias!!!

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 10 abr 2014, 00:01

A saída foi tardia e após consulta do site do mobie Mangualde estava indisponível, por isso o rumo foi desviado para Viseu. Uma hora depois estava o Leaf a rolar próximo do Rossio, e de propósito ou não, havia apenas um lugar disponível em frente ao mobie. Enquanto o carro ficou à carga, tempo para tomar um café na esplanada e fazer dois instantâneos.

[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-bOMl ... 155942.jpg[/IMG]

[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-JUfJ ... 161227.jpg[/IMG]

Algum tempo depois rumei ao Forum (que agora oferece as duas primeiras horas de estacionamento).

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-uvho ... 180028.jpg[/IMG]

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-tWVg ... 180147.jpg[/IMG]

Já em Coimbra, liguei o carro na tomada do costume, passei cartão e quando faço a voltinha final de verificação havia qualquer coisa que não batia certo. O cabo estava ligado, a luz estava verde, o carro não fez os pi pi pi habituais e ao lado abriu-se uma portinhola com uma luz azul por cima. "Que raio? Porque não carrega?"
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-7oSi ... 215905.jpg[/IMG]
Pois é, a sequência habitual, 1 carregar veículo, 2 número do posto já não serve para este posto! Trocaram as tomadas!!! :shock:
A portinhola passou a ser metálica.

Pelas 22h o maior valor de temperatura do pack ia nos 28ºC... Entretanto já vi os últimos desenvolvimentos dos técnicos do frio. Parece que pelo menos para metade do pack há resultados. E que tal uma impressora 3D para fazer um molde que se ajustasse às grelhas e aos contornos daquela zona do carro?

P.S. - No final do IC12 cruzei-me com o imiev local.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 10 abr 2014, 00:07

Eu não vi (para variar). O que é certo é que mal entrei na variante para Tábua recebi uma mensagem no telemóvel. Era do pafi a dizer que me tinha visto. Não percebo é essas voltas, vens de Viseu para Coimbra mas não vens pela IP3 :? .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 10 abr 2014, 00:17

Isso agora...!!! Há mais na vida do que fazer os trajetos mais curtos para o destino :lol:

P.S. 2 - À chegada a Coimbra, na rotunda dos semáforos da Casa do Sal, como ainda tinha duas barras, pus em D e claro que o arranque da noite foi para o Leaf :twisted:
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por RJSC » 10 abr 2014, 00:18

pafi Escreveu: Pelas 22h o maior valor de temperatura do pack ia nos 28ºC... Entretanto já vi os últimos desenvolvimentos dos técnicos do frio. Parece que pelo menos para metade do pack há resultados. E que tal uma impressora 3D para fazer um molde que se ajustasse às grelhas e aos contornos daquela zona do carro?
Tens acesso a uma?

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 10 abr 2014, 00:25

Não, mas há pouco tempo vi uma reportagem acerca de uma empresa perto de Aveiro que tinha muitos acessórios e peças feitas "à medida certa". Acho que passou na sic, porque lembro-me de ter ficado com a sensação de reconhecer alguém.

O dito molde se ficasse com um vedante de borracha podia maximizar a quantidade de ar que sai pela grelha.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por RJSC » 10 abr 2014, 00:32

Ui...
Estiveste com um dos sócios gerentes / engenheiros em Águeda que tem um Smart EV, mas eles vendem a impressora por 1990€. Que eu saiba não imprimem para fora, só vendem impressoras.
Com um "price point" desses não sei como se vão aguentar...
https://www.beeverycreative.com/pt/beep ... eethefirst

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3092
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Filipe » 10 abr 2014, 01:17

RJSC Escreveu:
pafi Escreveu: Pelas 22h o maior valor de temperatura do pack ia nos 28ºC... Entretanto já vi os últimos desenvolvimentos dos técnicos do frio. Parece que pelo menos para metade do pack há resultados. E que tal uma impressora 3D para fazer um molde que se ajustasse às grelhas e aos contornos daquela zona do carro?
Tens acesso a uma?
Esse é hipotéticamente um dos meus projectos futuros ( fabricar uma DIY 3D ), mas entretanto existe no mercado um termoplástico granulado ( comprei já há algum tempo no Aki de Cascais )
que aquecido dentro de água começa a ser moldável ( penso que a partir dos 70º C ), deixando depois arrefecer mantem a forma moldada, o que nos permitiria com uma junta feita de silicone
na hora, resolver satisfatóriamente a dita ligação. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”