Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 07 abr 2014, 22:48

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:
VETL Escreveu:Grande pafi! Estou muito curioso com este teste.
Já me tinha lembrado de pedir uma experiência destas a quem passa constantemente em percursos acidentados.

:P :P
:roll: Andam a experimentar coisas que eu fiz muito superior já lá vão 2 anos. Como diria o Jorge Jesus, isso para mim é peaners.
Pois! Acredito.
É o que dá ter DB's enormes Malm... :mrgreen: :mrgreen:
E quais foram as conclusões?
3 barras carregadas de uma vez, se fosse hoje eram quatro. Mais de 2 kWh lá para dentro. Não me perguntes das temperaturas que isso foi antes de estar canionizado, mas como foi num dia quente de verão, talvez 45º C. Pelo menos não me cortou a potência, e isso quererá dizer que dos 60º C não passou.

Devo ter descido uns 800 metros de uma vez. E isso foi numa descida parcial da serra, porque já fiz uma completa e outra até ao Sabugueiro.

Pronto, não foi num Leaf, que chatice.
Última edição por Malm em 07 abr 2014, 23:18, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 07 abr 2014, 22:50

Ultrapassar a barreira do som é que não é, que eu já tive essa experiência no sábado e isso sim, é que era um pico a valer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 07 abr 2014, 22:51

Está bem, eu explico.

R: Um espirro enquanto media os dB no interior do Leaf. Que violência! Quase 10dB acima do ruído ambiente :lol:

App: "Decibelímetro".
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 23:16

pafi Escreveu:Está bem, eu explico.

R: Um espirro enquanto media os dB no interior do Leaf. Que violência! Quase 10dB acima do ruído ambiente :lol:

App: "Decibelímetro".
Esses decibeis equivalem ao ruído desses pneus...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 23:21

:P :P
Malm Escreveu:
VETL Escreveu:E quais foram as conclusões?
3 barras carregadas de uma vez, se fosse hoje eram quatro. Mais de 2 kWh lá para dentro. Não me perguntes das temperaturas que isso foi antes de estar canionizado, mas como foi num dia queste de verão, talvez 45º C. Pelo menos não me cortou a potência, e isso quererá dizer que dos 60º C não passou.

Devo ter descido uns 800 metros de uma vez. E isso foi numa descida parcial da serra, porque já fiz uma completa e outra até ao Sabugueiro.

Pronto, não foi num Leaf, que chatice.
Só isso? !!! ??
O que o pafi se propóe fazer não é nada disso. Penso que ele quer algo mais do que isso.
Não é a quantidade que ele quer medir. É a quantidade que regenerará consoante a velocidade a que desce.
Ele vai testar quanto carrega descendo a 110, quanto carrega descendo a 80 ou 90 e quanto carrega descendo a 50 ou 60.
Com esse estudo vai poder optimizar ainda mais a sua poupança nas viagens.
É isso pafi?

Pelo menos era o que eu gostava que ele fizesse... :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 07 abr 2014, 23:30

Eh lá!!! Diz lá o endereço para enviar o prémio. 100%!!!
Ele vai testar quanto carrega descendo a 110, quanto carrega descendo a 80 ou 90 e quanto carrega descendo a 50 ou 60.
Já fiz aquela descida tantas vezes que já deu para reparar que a relação - velocidade/kWh recuperados - é diferente, mas o estudo completo (em % recuperada) já não será antes da Páscoa. Não se preocupem. Temos tempo...
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 08 abr 2014, 00:11

Ok, se é para ser cientista eu também cá estou. E não têm o valor de energia recuperado a ser monitorizado no momento? No Canion dá para ver no momento, os Wh/km que está a carregar. Na mesma descida, basta olhar para esse valor e ir variando a velocidade, para descobrir a velocidade mais eficiente para carregar. Estou certo?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 08 abr 2014, 00:18

Malm Escreveu:Ok, se é para ser cientista eu também cá estou. E não têm o valor de energia recuperado a ser monitorizado no momento? No Canion dá para ver no momento, os Wh/km que está a carregar. Na mesma descida, basta olhar para esse valor e ir variando a velocidade, para descobrir a velocidade mais eficiente para carregar. Estou certo?
O LeafSpy não tinha essa opção até ao final da semana passada.
Agora já tem.
É ainda extremamente recente e ainda nem tive tempo de experimentar aquilo como deve ser. E também ainda não olhei para os novos logs desta versão.
Além de medir agora instantaneamente a travagem regenerativa e a energia usada pelo motor, parece-me que também mede a intensidade da travagem dos discos de travão quando são accionados.
Mas ainda tenho que ver melhor como funciona aquilo.
Quem anda atento ao MyNissanLeaf deve saber o que dá para fazer com esta nova versão pois isto já lá anda a ser discutido há bastante tempo.
Eu é que não tenho tido hipótese de acompanhar.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 08 abr 2014, 00:42

Por acaso nunca me deu para fazer esse estudo, até porque não tenho cruise control. Posso estar enganado, mas o que as forças G que sinto no meu corpo me dizem é que quanto maior for a velocidade mais eficiente, em Wh/km, é a regeneração. Pelo menos é o que faço, só abdico de o deixar ganhar mais velocidade mesmo com regeneração máxima quando prevejo dificuldades em fazer a curva seguinte (ou quando já chega de aquecer o pack).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 08 abr 2014, 00:54

Malm Escreveu:Por acaso nunca me deu para fazer esse estudo, até porque não tenho cruise control. Posso estar enganado, mas o que as forças G que sinto no meu corpo me dizem é que quanto maior for a velocidade mais eficiente, em Wh/km, é a regeneração. Pelo menos é o que faço, só abdico de o deixar ganhar mais velocidade mesmo com regeneração máxima quando prevejo dificuldades em fazer a curva seguinte (ou quando já chega de aquecer o pack).
Pois, mas o Leaf nisso não é tão simples como o i-MiEV.
A capacidade de regeneração pode depender de vários factores - temp.ª, velocidade, etc...
É por isso que tenho muita curiosidade neste testemunho do pafi.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”