
diário de bordo - prgc
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: diário de bordo - prgc
Bela marca, parabéns!
Continua assim que vais fazer muitos invejosos!
Continua assim que vais fazer muitos invejosos!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: diário de bordo - prgc
Muito bom!
Tens de mudar a tua assinatura...


Tens de mudar a tua assinatura...



- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: diário de bordo - prgc
Muito bom! Com jeitinho ainda chega aos 100k km com 12 barras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: diário de bordo - prgc
Não é nada, precisamos de manter o fórum agitadoprgc Escreveu:Eh lá!...
Há imenso tempo que não deixava aqui umas palavras...É bom sinal!![]()
![]()

Deixa-lo na garagem e não sais com ele porque está calor (andas de ICE)?prgc Escreveu:Posso dizer que durante este verão terá chegado aos 30º C muito poucas vezes. Nestes dias de muito calor por exemplo, ontem esteve com 29º, e hoje não saiu da garagem, portanto deve estar pelos 24/25º.
Parabéns, com esses kms mensais a poupança é maximizada

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Sim, já aconteceu por optar em deixar o leaf em casa e usar a carrinha, num dia ou outro que as temperaturas estavam altas, o percurso ser longo e ainda precisar de fazer carregamento.
Às vezes coincide de estar muito calor e eu não ter necessidade de sair com o carro. Por outro lado, quando estão dias de muito calor, faço os carregamentos durante a noite em local fresco. Quer seja na rua, se as noites forem frescas, quer seja na garagem, que às vezes durante a noite está mais fresca do que na rua. Nos dias de muito calor evito fazer carregamentos, e se tiver que os fazer, procuro fazê-los da parte da manhã e em local à sombra.
Se estas condições não estiverem reunidas, pois... a vida continua! Portanto, não vale a pena dramatizar demasiado, ou parar a vida... Carregue-se!
O que quero dizer é que tenho cuidados para evitar os efeitos das temperaturas altas na capacidade da bateria.
Em comparação, também todos nós tivemos ou temos cuidados com os nossos carros a combustão, fazer as manutenções a tempo e horas, retificar os níveis de água no radiador, e por aí em diante. Para evitar queimar juntas de culaça, motores partidos ou gripados... etc.
Às vezes coincide de estar muito calor e eu não ter necessidade de sair com o carro. Por outro lado, quando estão dias de muito calor, faço os carregamentos durante a noite em local fresco. Quer seja na rua, se as noites forem frescas, quer seja na garagem, que às vezes durante a noite está mais fresca do que na rua. Nos dias de muito calor evito fazer carregamentos, e se tiver que os fazer, procuro fazê-los da parte da manhã e em local à sombra.
Se estas condições não estiverem reunidas, pois... a vida continua! Portanto, não vale a pena dramatizar demasiado, ou parar a vida... Carregue-se!

O que quero dizer é que tenho cuidados para evitar os efeitos das temperaturas altas na capacidade da bateria.
Em comparação, também todos nós tivemos ou temos cuidados com os nossos carros a combustão, fazer as manutenções a tempo e horas, retificar os níveis de água no radiador, e por aí em diante. Para evitar queimar juntas de culaça, motores partidos ou gripados... etc.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: diário de bordo - prgc
Muitos parabéns
, comparando com o meu, o teu está melhor de capacidade do Pack e com mais Kms.

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: diário de bordo - prgc
O teu carro tem a mesma capacidade estimada que o meu, um pouco mais de idade e muitas vezes mais kms. Está impecável.
Esses cuidados são, arrisco a dizer, mais ou menos o que todos nós tentamos fazer. No meu caso só carrego durante a noite na rua (só o tenho há 2 meses e meio por isso esteve sempre calor), não carrego durante o dia (não preciso), só não o deixo é em casa por causa do calor. A patroa anda todos os dias com ele e as 6 barras já fazem parte do nosso dia-a-dia
Mas sim, o meu estado de espírito é exactamente o que ogadiv disse há pouco tempo:
Esses cuidados são, arrisco a dizer, mais ou menos o que todos nós tentamos fazer. No meu caso só carrego durante a noite na rua (só o tenho há 2 meses e meio por isso esteve sempre calor), não carrego durante o dia (não preciso), só não o deixo é em casa por causa do calor. A patroa anda todos os dias com ele e as 6 barras já fazem parte do nosso dia-a-dia

Mas sim, o meu estado de espírito é exactamente o que ogadiv disse há pouco tempo:
Tenho os cuidados máximos que consigo, mas não deixo de andar qualquer que seja o motivo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
É verdade! Os cuidados serão aqueles que nos é possível e razoável de aplicar. Se para prevenir a degradação da bateria, eu tiver que optar por usar a carrinha 1 ou 2 dias ou até uma semana durante os dias de maior calor, assim o farei.
Se não tiver alternativa, não deixarei de fazer a minha vida por causa disso. Quer seja trabalho, ou lazer.
Por exemplo, durante esta semana terei bastante atividade.
Na 4a feira tenho um ensaio à noite próximo de casa.
Na 5a feira terei ensaio em Palmela às 14h (este é um percurso de 180Km).
Na 6a feira terei um ensaio no Barreiro ao final do dia (140Km no total).
No sábado tenho concerto no Barreio (já agora deixo o convite para quem queira ou possa aparecer nas festas do Barreiro para ver Los Cavakitos, à noite).
Portanto, o que irá acontecer, é que a viagem que me irá causar maior estrago é a de 5a feira. Porque além de ser uma viagem grande, será necessário fazer carregamento a meio do percurso. E esse carregamento será a uma hora de muito calor. Assim, nesse dia vou optar pela carrinha.
Os restantes dias, apesar do calor que se fará sentir, não serão tão prejudiciais. Porque são percursos que estão dentro da autonomia relativamente confortável do Leaf (que faço com alguma regularidade). Ou seja, na 5a feira saio de casa depois de ter carregado o carro a 100%, com uma temperatura próxima dos 25º (???? digo eu!!!....) e volto a casa sem carregar a meio do caminho. Creio que neste dia chegarei a casa com as baterias a rondar os 30º ou acima disso talvez... Nessa noite irá carregar novamente a 100% para no dia seguinte fazer o mesmo percurso, sem carregamento intermédio. É verdade que nestes dois dias as temperaturas do pack irão estar acima do que é habitual, pela temperatura ambiente, pelas viagens e pelos carregamentos que irei fazer.
Se no final de contas vir que as temperaturas do pack estão muito altas, talvez opte pela carrinha na 5a e na 6a.
Veremos
Se não tiver alternativa, não deixarei de fazer a minha vida por causa disso. Quer seja trabalho, ou lazer.
Por exemplo, durante esta semana terei bastante atividade.
Na 4a feira tenho um ensaio à noite próximo de casa.
Na 5a feira terei ensaio em Palmela às 14h (este é um percurso de 180Km).

Na 6a feira terei um ensaio no Barreiro ao final do dia (140Km no total).

No sábado tenho concerto no Barreio (já agora deixo o convite para quem queira ou possa aparecer nas festas do Barreiro para ver Los Cavakitos, à noite).
Portanto, o que irá acontecer, é que a viagem que me irá causar maior estrago é a de 5a feira. Porque além de ser uma viagem grande, será necessário fazer carregamento a meio do percurso. E esse carregamento será a uma hora de muito calor. Assim, nesse dia vou optar pela carrinha.
Os restantes dias, apesar do calor que se fará sentir, não serão tão prejudiciais. Porque são percursos que estão dentro da autonomia relativamente confortável do Leaf (que faço com alguma regularidade). Ou seja, na 5a feira saio de casa depois de ter carregado o carro a 100%, com uma temperatura próxima dos 25º (???? digo eu!!!....) e volto a casa sem carregar a meio do caminho. Creio que neste dia chegarei a casa com as baterias a rondar os 30º ou acima disso talvez... Nessa noite irá carregar novamente a 100% para no dia seguinte fazer o mesmo percurso, sem carregamento intermédio. É verdade que nestes dois dias as temperaturas do pack irão estar acima do que é habitual, pela temperatura ambiente, pelas viagens e pelos carregamentos que irei fazer.
Se no final de contas vir que as temperaturas do pack estão muito altas, talvez opte pela carrinha na 5a e na 6a.
Veremos
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: diário de bordo - prgc
Ainda bem que vendi a carrinha
assim não tenho desculpa e lá vai leaf 


-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: diário de bordo - prgc
Ora nem mais, se comprei o leaf foi para andar, se puder proteger do calor ótimo, agira deixa-lo em casa para não se constipar, era o que faltava 
