Azul do Céu!

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Re: Azul do Céu!

Mensagem por VETL » 18 abr 2014, 11:31

Orlando Escreveu:Só sei que ontem com 29km de autonomia e quase 29% de SOC saí de casa...1 barra...(vinha de um trajeto um pouco montanhoso...aliás por cá é tudo assim)
Não gostei porque já é a segunda vez que me mostra 19kms com 20 e tal de SOC e é qdo a mulher que me persegue lá no carro me dá o primeiro aviso.
Depois saí e fiz 1,5kms: 500m e descer+100 reta+300 descer+200 subir+500 reta+500 descer...e ficou com uma barra.
Depois de 1h30 pego no carro com 25km de autonomia...certo...e 2 barras!
Primeiro ponto: eu só bebi ao jantar e não antes...
Segundo ponto: como carreguei + do que descarreguei nos 1,5km...recalculou SOC, mas teve vergonha de mem mostrar a barra em andamento...só depois de parrado...porque as celulas voltam a subir :D
Até pode nem ter carregado mais do que gastou.
Basta que esse último percurso tenha sido muito calminho e que o anterior tenha sido bem gastador.
O erro de cálculo do percurso anterior, corrigido pelo pequeno trajecto a descer pode resultar nisso.
A mim não me recordo de tal ter acontecido mas é possível. Explicação aceite. ;)
Mas isso das células voltarem a subir... :?
Não me recordo de assistir a uma coisa dessas mas hei-de verificar um dia.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 18 abr 2014, 13:10

Qualquer celula depois de descarregada tem tendência natrual para voltar à tensão nominal.
Por isso,às vezes, medir uma bateria de carro e ter 12v e pensar que está boa, mas qdo ligas...nada a fazer...pois desce logo para 8v ou menos.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 18 abr 2014, 13:15

Orlando Escreveu:Qualquer celula depois de descarregada tem tendência natrual para voltar à tensão nominal.
Por isso,às vezes, medir uma bateria de carro e ter 12v e pensar que está boa, mas qdo ligas...nada a fazer...pois desce logo para 8v ou menos.
Nnnaaa...
O algoritmo das barras não é assim directo.
É algo bem mais elaborado e depende de muitos outros factores.
Mas os técnicos que se pronunciem.
Eu, como já disse, não ligo nenhuma às barras nem à autonomia restante.
Aquilo para mim vale zero depois de ter o LeafSpy.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 18 abr 2014, 14:13

rdias Escreveu:Temos o exemplo do Malm no seu imiev...

Temos o exemplo de o leaf spy demorar a actualizar..

Porque não aparecer uma barra ? Se estiver no limite existe um recalculo do soc e aparece a barra. Provavelmente essa barra ira desaparecer rapidamente mas parece me valido.
Sim rdias, já aceitei a explicação do Orlando.
Agora não vamos comparar com o I-MiEV nesta coisa das barras.
E também não terá nada a ver com atrasos nas comunicações de leituras dos dados do carro.
O LeafSpy demorou-me a actualizar assim uma única vez e aposto que por causas imputáveis ao telemóvel que devia estar bloqueado, a fazer actualizações em aplicações com outro stress qualquer...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 19 abr 2014, 18:49

Mais uma dúvida:
os vossos Leaf tb vos dão choques nas portas?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 19 abr 2014, 19:07

Orlando Escreveu:Mais uma dúvida:
os vossos Leaf tb vos dão choques nas portas?
Todos os dias. A minha mulher farta-se de reclamar. :D
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 19 abr 2014, 19:18

é pá temos que inventar um sistema para recarregar a bateria com essa eletricidade :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf

Mensagem por Orlando » 21 abr 2014, 14:57

Estive a ver um pouco pela net e parece que HX será tipo a "pica" que a bateria dá, oriunda na eficiência da bateria em %, esta baseada no cálculo da resistência interna da bateria.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 21 abr 2014, 19:12

Dizem que essa é uma hipótese, mas não me parece que seja só isso. No meu meço exatamente a mesma resistência interna do pack que quando novo, apesar de o Hx estar a 66%. É possível que seja um indicador da Ri da célula mais fraca, ou parecido, algo que não é fácil de medir sem ter acesso ao pack. Mesmo assim não noto nenhuma célula a oferecer mais resistência que as outras numa carga rápida a 125A.

Os choques que apanhamos ao sair do carro não é eletricidade que o carro gera ao andar. São apenas eletrões arrancados por nós ao assento e que depois são descarregados para o carro quando lhe tocamos. A maneira mais fácil de evitar é tocar numa parte metálica quando nos estamos a levantar do banco. Desta maneira a carga vai sendo descarregada à medida que é retirada do banco e não apanhamos um choque tão violento (normalmente não apanho nenhum).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 21 abr 2014, 21:46

mjr Escreveu: [...]

Os choques que apanhamos ao sair do carro não é eletricidade que o carro gera ao andar. São apenas eletrões arrancados por nós ao assento e que depois são descarregados para o carro quando lhe tocamos. A maneira mais fácil de evitar é tocar numa parte metálica quando nos estamos a levantar do banco. Desta maneira a carga vai sendo descarregada à medida que é retirada do banco e não apanhamos um choque tão violento (normalmente não apanho nenhum).
Sim, normalmente os choques são electricidade estática gerada ao roçar a roupa no assento e quando estamos com sapatos de borracha que são isolantes esta electricidade não descarrega para a terra e quando tocamos na carroçaria salta às vezes até salta faísca. Isto acontece com qualquer carro seja eléctrico a pedais ou a gás (a pedais deve piorar a coisa por causa da fricção no banco :P) mas normalmente acontece quando o tempo está mais seco, pois a humidade torna os materiais mais condutores e mais dificilmente se gera electricidade estática.

Mas um dia descobri uma técnica que me pareceu ser a que mais disfarça este problema.. quando nos está a acontecer constantemente é mais fácil comprovar que resulta, então aqui fica um truque simples discreto que ninguém se apercebe que estamos a descarregar a energia estática e nem nos sentimos ameaçados:

Quando vamos a sair do carro, ao por o pé esquerdo no chão, ainda no acento do carro, levar a perna encostada ao caro de forma à barriga da perna manter o contacto com a embaladeira, já está :) e não se sente nada ;)
Penso que ao posar o pé no chão, a descarga acontece de forma mais lenta e distribui-se com uma superfície de contacto maior (e com ropa pelo meio) mas a verdade é que depois de sair podemos tocar à vontade no carro que já não apanhamos choque ;) descobri isto sem querer numa altura que estava constantemente a levar choques e uma vez não levei...
A única desvantagem é que se o carro estiver sujo vão limpar aquela pequena zona por baixo da porta com as calças... mas é tudo uma questão de equilíbrio (estado de sujidade do carro, medo dos choques, cor das calças, tempo húmido, quanto tempo falta para as calças irem para lavar, etc :P )

É uma boa dica mesmo para quem não gosta de electricidade nos carros, sejam a pedais, eléctricos ou fumadores :P agora precisava de uma dica para não apanhar com fumo nos carros eléctricos vindo dos outros... qualquer dia ainda vamos ver a ideia da botija de O2 com libertação controlada dentro do habitáculo...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”