
Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A tensao da bateria está agora nos 12,00v, dá para medir com o LS mas com o carro desligado, depois de abrir e fechar as portas com o comando. Efetivamente sempre tive registos da bateria com tensoes altas porque media sempre com o carro ligado (duh!)
Estive a ver o que já foi escrito sobre este problema no forum americano e não há nenhuma conclusão certa sobre isto.
Daqui a pouco vou ao concessionario mas nao estou com muita esperança que saia de lá com uma solução. Estar a trocar a bateria de 6 em 6 meses tambem nao parece razoável.
Estive a ver o que já foi escrito sobre este problema no forum americano e não há nenhuma conclusão certa sobre isto.
Daqui a pouco vou ao concessionario mas nao estou com muita esperança que saia de lá com uma solução. Estar a trocar a bateria de 6 em 6 meses tambem nao parece razoável.
- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
No meu é igual. A bateria lá se tem aguentado porque ele passa pouco tempo desligado. Recentemente quando descarreguei o pack até 0%, os poucos minutos que ele ficou com a ventilação a trabalhar e as luzes ligadas foram suficientes para descarregar a bateria de 12V completamente, até aos 6V. Tive de ajudar com uma bateria que uso para alimentar o meu telescópio, mas que vem com crocodilos para ligar a baterias. Depois o CC/CC carregou normalmente a bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- galt
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Todos os VE carregam, podem é existir algum equipamento electrónico que está a falhar.rdias Escreveu:Já estava na altura de os VE abandonaram estas velhas baterias ... A Tesla tem tido alguns problemas também.... O curioso na tesla E que a bateria esta sempre.... Sempre a carregar...
Sem bateria de 12V pode ser um problema em determinadas situações, principalmente quando a principal tem de ser desligada.
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- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Tem de ter uma bateria de baixa tensão, seja de 12V ou 24V ou até 48V. O pack principal não pode estar sempre ligado, até por questões de segurança.
Claro que podiam ir para uma química mais evoluída, não tem que ser de chumbo. A única vantagem do chumbo é que em caso de descarga profunda não fica imediatamente estragado como nas químicas de Lítio, além de não precisar de BMS para equilibrar as células...
NiMH pode ser uma boa alternativa pois tem características semelhantes ao chumbo a nível de robustez e de auto equilíbrio das células. Isto para não complicar muito o sistema com um BMS.
Claro que podiam ir para uma química mais evoluída, não tem que ser de chumbo. A única vantagem do chumbo é que em caso de descarga profunda não fica imediatamente estragado como nas químicas de Lítio, além de não precisar de BMS para equilibrar as células...
NiMH pode ser uma boa alternativa pois tem características semelhantes ao chumbo a nível de robustez e de auto equilíbrio das células. Isto para não complicar muito o sistema com um BMS.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Para mim a causa mais provável será um bug do software. 

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Que eu saiba o Model S tem um contactor para cortar o pack principal. Nem que seja por questões de segurança, tem de haver maneira de poder cortar o pack principal.rdias Escreveu:Mas o pack da Tesla esta sempre ligado e sempre a fornecer energia para o conversor CC / CC e por sua vez a bateria de 12v esta sempre a carregar... Sempre... Daí grande parte do vampire drain ....
No leaf a bateria de 12v não está sempre a carregar... Com o carro desligado não esta a carregar....
Uma bateria de 12V sempre a carregar não gasta quase nada. Se de facto o CC/CC do Tesla está sempre a trabalhar, é porque os consumos do barramento de 12V com o carro desligado são demasiado elevados. Alguma coisa falhou no desenvolvimento...
No Leaf a falha está no algoritmo, que apenas termina a fase de boost pela corrente e não pelo tempo. Deveria obrigar a estar pelo menos 1 hora na fase de boost quando o carro está a carregar. 14,4V no mínimo 1 hora enquanto está a carregar o carro. Só isso era suficiente.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O carro ficou no concessionário para se fazer um primeiro teste à bateria e depois, caso esta prove estar em condições, expor a situação à Nissan.
Fiquei com a ideia que por ser um Nissan Leaf qualquer exposição à marca é tratada com bastante atenção. Vamos ver o que vai acontecer.
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- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
13,8V pode ser muito elevado a 30C, mas baixo a 0C. A tensão ideal de float depende da temperatura. Se for sempre 13,8V vai dar cabo da bateria no Verão. 13,2-13,5V é mais seguro, embora possa não carregar a bateria completamente no Inverno. No Leaf o problema é que nunca faz a fase de Boost até ao fim. Não sei se o Tesla faz sequer a fase de Boost. Baterias de chumbo são uma chatice para carregar decentemente.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O carro saiu da oficina com 2 relatórios de uma bateria de 12V em bom estado e um "não se pode fazer mais nada, se voltar a acontecer volte cá".
Parece-me que há 2 abordagens possiveis para este caso:
O carro falhar, ligar para o reboque e não querer saber mais do assunto - o mais provável é levar uma bateria nova, pelo menos enquanto estiver na garantia, porque fora da garantia se a substituirem quem paga é o dono!
O carro falhar, recuperá-lo e levar ao concessionário. Tiram 2 ou três relatorios da bateria, ficam com o carro lá 2 dias e no fim está tudo bem. Pois está! o problema não é da bateria!!
Fazer um relatório para detalhar o caso para a Nissan é uma miragem. Não é por acaso que nem no forum americano há solução definitiva para o problema.
Da minha parte, se voltar a acontecer uma situação destas não vou perder mais tempo no concessionário.
Parece-me que há 2 abordagens possiveis para este caso:
O carro falhar, ligar para o reboque e não querer saber mais do assunto - o mais provável é levar uma bateria nova, pelo menos enquanto estiver na garantia, porque fora da garantia se a substituirem quem paga é o dono!
O carro falhar, recuperá-lo e levar ao concessionário. Tiram 2 ou três relatorios da bateria, ficam com o carro lá 2 dias e no fim está tudo bem. Pois está! o problema não é da bateria!!
Fazer um relatório para detalhar o caso para a Nissan é uma miragem. Não é por acaso que nem no forum americano há solução definitiva para o problema.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A mim já me aconteceu o mesmo, tive que deixar o carro 2 dias no concessionário, no fim relatório com tudo OK e não fizeram nada! Isto só me aconteceu quando o carro esteve parado mais que dois dias o que já não acontece à muitos meses...Apr Escreveu:O carro saiu da oficina com 2 relatórios de uma bateria de 12V em bom estado e um "não se pode fazer mais nada, se voltar a acontecer volte cá".
Parece-me que há 2 abordagens possiveis para este caso:
O carro falhar, ligar para o reboque e não querer saber mais do assunto - o mais provável é levar uma bateria nova, pelo menos enquanto estiver na garantia, porque fora da garantia se a substituirem quem paga é o dono!
O carro falhar, recuperá-lo e levar ao concessionário. Tiram 2 ou três relatorios da bateria, ficam com o carro lá 2 dias e no fim está tudo bem. Pois está! o problema não é da bateria!!
Fazer um relatório para detalhar o caso para a Nissan é uma miragem. Não é por acaso que nem no forum americano há solução definitiva para o problema.
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Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014