diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 03 abr 2014, 15:55

prgc Escreveu:Depois da epopeia do hsanchez, tenho andado a pensar na possibilidade de viajar para Melgaço no Leaf... :shock:
São perto de 500km, mas... porque não?!?!
teria que ser bem planeada, principalmente em relação aos postos de carregamento do porto até Melgaço. Os últimos postos antes de Melgaço são em Viana do Castelo (cerca de 100Km até Melgaço).

O que sugeris? 8-)
Parece-me viável. Tens apenas de aguardar que o carro carregue a 100%.

Mas estando nessa linda cidade terás de certeza ruas e espaços onde passar o tempo com harmonia e sem stress. Férias são férias.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por santanamos » 03 abr 2014, 18:52

Gosto de ver essas peripécias :P até estou ansioso por ver isso no diario de bordo.
Sabemos que é possivel, é preciso é paciencia.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 29 abr 2014, 12:35

Quase a chegar aos 20.000 Km, partilho um gráfico dos gids registados em carregamentos a 80%.
https://www.dropbox.com/s/up7jjli91lryl ... .27.09.png
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Apr » 29 abr 2014, 14:02

Olá prgc, antes de mais obrigado pelo teu DB, foi nele que encontrei a localização da porta OBD2. Já que temos Leafs semelhantes estou atento aos teus updates...

Em relação ao gráfico que mostraste, como o fizeste? Gids a 80% de quê? SOC do Leaf Spy ou do do dashboard do carro?

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Orlando » 29 abr 2014, 14:12

Eu não sei de que portas falam...só percebo de janelas (windows) :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 29 abr 2014, 14:29

Apr Escreveu:Olá prgc, antes de mais obrigado pelo teu DB, foi nele que encontrei a localização da porta OBD2. Já que temos Leafs semelhantes estou atento aos teus updates...

Em relação ao gráfico que mostraste, como o fizeste? Gids a 80% de quê? SOC do Leaf Spy ou do do dashboard do carro?
Refiro-me ao modo de carregamento até 80%. No entanto, por vezes o Leafspy apresenta valores entre 78% e 80% assim como o dashboard apresenta 79%, apesar de ter carregado até 80%. Também quando carrego até 100%, o Leafspy diz que a bateria está a 97%.

O que faço é registar os valores (principalmente temperatura/Ahr-GIDS; mas parece que a voltarem também é importante, pelo que tenho lido...) do Leafspy após os carregamentos a 80%, ou a 100%.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 29 abr 2014, 15:50

Em cargas a 80% ele para mesmo a 80% (indicados) de SOC. No mínimo poderá apresentar 79,9% no LS. Se apresentar menos é porque provavelmente gastou alguma carga antes da medição.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Apr » 29 abr 2014, 23:10

Ok, isso é interessante, assim consegue-extrair os dados do leaf spy diretamente do log.

A variação do número de GIDs é grande, entre 202-211? Há uma razão para este fenomeno?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Apr » 30 abr 2014, 00:40

Orlando Escreveu:Eu não sei de que portas falam...só percebo de janelas (windows) :mrgreen:
Porta ou ficha obd2 ;)

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 02 mai 2014, 12:10

Apr Escreveu:Ok, isso é interessante, assim consegue-extrair os dados do leaf spy diretamente do log.

A variação do número de GIDs é grande, entre 202-211? Há uma razão para este fenomeno?
Essas variações creio que estão relacionadas com a temperatura, quando a temperatura sobe, a capacidade sobe também. No entanto houve alturas em que aconteceu o contrário, ou seja no dia 15/4/2014 registei 202GIDS (58.88Ahr) e com os sensores a marcar temperaturas entre 20 e 19ºC. E no dia 27/4/2014, quase duas semanas depois, apresentou 208GIDS (60.47Ahr) e temperaturas no pack mais baixas, 18 e 16ºC.

Falou-se anteriormente que outro fator que provocaria estas variações de capacidade seria a condução. Houve um dia que precisei de andar mais ligeiro com o carro e no dia seguinte, quando vi os valores, os GIDS tinham aumentado também. Está registado no meu DB http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=180 e coincide com o gráfico...
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”